sexta-feira, 16 de março de 2018

Ética. Falas de Marilena Chauí.

Recebi um honroso convite para participar de um grupo de leituras que tem como tema principal a formação do pensamento e da cultura ocidental. Lembrei-me do vídeo sobre ética, da vídeo cultura, que foi a gravação de um trabalho feito na TV Cultura de São Paulo, quando Luiza Erundina era prefeita e Marilena Chauí ocupava a Secretaria da Cultura. Os vídeos (2), tem aproximadamente quatro horas de duração. É um passeio pela formação política e ética da cultura ocidental, começando pelos gregos, passando pela idade média e chegando aos tempos modernos. Neste post, apresento separadamente quatro falas de Marilena Chauí sobre seus diversos momentos. Vejamos a primeira fala. O tema é a invenção da política pelos gregos, quando eles superpõe à vontade dos governantes, a obediência às leis, definidas em espaços públicos. É a derrota da vontade despótica, dos despotés, do pai, o chefe dos espaços privados, que serão restaurados pelo cristianismo. Vejamos os 9 minutos desta parte do vídeo.
A minha velha fita, em VHS.

https://www.youtube.com/watch?v=Lg2fYqnPKNM

O segundo vídeo, três minutos, mostra a restauração dos espaços públicos, que visam superar a força bruta, num sistema de relações. Será o poder das instituições e de sua qualidade. Vejamos

https://www.youtube.com/watch?v=Y-A6SJwsWmo

O terceiro vídeo, mais oito minutos, situa os problemas do campo da política e da ética nos tempos modernos. Restaura-se a ideia de homens livres e iguais que estabelecem entre si relações. Nestas relações prevalecerão as desigualdades que gerarão uma sociedade violenta. Como deve agir a ética e a política na solução destes problemas. Vejamos.

https://www.youtube.com/watch?v=4njyigQx9ak

O quarto vídeo, de sete minutos, fala das características da interação entre a ética e a política. Assim a ética deve ajudar a política e a política a ética. A única forma de concretização desta realidade é a da democracia, do respeito à liberdade e igualdade com a definição clara da esfera dos direitos. Vejamos:

https://www.youtube.com/watch?v=gNyFDOuBP1A

Ainda preservo no original os dois vídeos em VHS, que adquiri ao final dos anos 1990. Depois os transpus para DVD e hoje todo o material está disponível na Internet, na infinita sabedoria do Google. Nestes vídeos, na versão VHS, lemos o seguinte: "Ética" é a primeira experiência sobre o trabalho de pensamento em vídeo. Esta série discute a crise de valores morais e as relações da ética com a política, analisando e questionando seu significado. A série "Ética" é dividida em em quatro temas principais: A arte de Viver, a Culpa dos Reis, o Drama Burguês e a Ética das Aparências. Com concepção e roteiro de Adauto Novaes, direção de Paulo Morelli e Dario Vizeu, "Ética" é uma co-produção da TV Cultura e 0 2 Filmes.
A versão em livro deste seminário sobre Ética.

Para quem se interessar, também passo a referência deste mesmo trabalho em livro. NOVAES, Adauto (organizador). Ética. São Paulo: Companhia das Letras e Secretaria Municipal de Cultura. 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.