quinta-feira, 2 de maio de 2019

LULA é culpado desde sempre. Senador Roberto Requião.

A entrevista do ex presidente Lula está tendo muitas repercussões. Me refiro àquela concedida em 26 de abril de 2019, autorizada pelo STF, concedida à jornalista Mônica Bérgamo e Florestan Fernandes Júnior. Foram duas horas de uma brilhante aula, tanto de política internacional, quanto nacional. Quanto propriedade. Uma das repercussões foi a fala, que apresento agora, feita pelo ex senador Roberto Requião. É inacreditável que o povo paranaense não lhe tenha outorgado um novo mandato como senador da República. Perder este voto foi, para mim, algo muito doído.
Senador Roberto Requião. Muito conhecimento. Excelente oratória.

Lula é culpado - desde sempre. Esta fala remete à formação do povo brasileiro sob a dominação de uma elite branca escravocrata, bandeirante, extremamente arrogante e ignorante. Querer mexer nas bases estruturais desta sociedade foi o ato de ousadia do ex presidente Lula, que o levaram à sua condenação. Promover a ascensão da classe trabalhadora, de negros e índios e a de seus filhos e promover a igualdade racial e de gênero são realidades que não cabem na mente dos dominantes deste país. Uma elite perversa, cônsules de interesses estrangeiros, sempre voltados a promover, o que Luís Fernando Veríssimo chama de um verdadeiro controle de natalidade, matando no ninho qualquer possibilidade desta ascensão. Existe uma verdadeira lei de gravidade social, com pesos monstruosos para impedir qualquer vestígio de ascensão. É preciso  abortar no nascedouro. Lula é culpado - desde sempre.

Ou ainda, usando a expressão de Jacques Rancière, existe um ódio à democracia, um ódio profundo à toda a democracia que não seja àquela meramente formal, de rituais de funcionamento ordenado das instituições. Esta é tolerada. Mas jamais àquela que, através de políticas públicas, promova possibilidades de ascensão social e de cidadania. Apenas é permitida a democracia que é guardiã e trincheira de defesa dos muitos interesses da burguesia.

Bravo senador da República. Aí vai a íntegra da tua brilhante fala.

https://www.esmaelmorais.com.br/2019/04/lula-e-culpado-desde-sempre-afirma-requiao-assista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.