quarta-feira, 19 de junho de 2019

Entrevista de LULA para a TVT. A primeira depois das revelações do The Intercept.

Mais uma vez, com a finalidade de deixar registrado um documento para a história, publico hoje a entrevista dada pelo ex presidente Lula para os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano para a TVT., no dia 12 de junho de 2017, a primeira após as incríveis revelações do The Intercept, de Glenn Greenwald, simplesmente um jornalista com o prêmio Pulitzer. Antes de iniciar a entrevista Lula fez uma espécie de manifesto para a Nação, no sentido de um resgate do país e de seu povo.
Entrevista com Lula feita pelos jornalistas José Trajano e Juca Kfouri.

Lula começou um tanto tenso e emocionado. As revelações do The Intercept confirmaram aquilo que o ex presidente sempre afirmou e reafirmou, de sua inocência e do caráter político de sua prisão. Mas acima de sua injusta condenação ele lamentou os estragos provocados por esta situação e, peço para que me permitam, uma notável síntese, feita pelo Gilberto Maringoni, no livro Resgatar o Brasil, em texto sob o título de "viralatismo em marcha: golpe visa redefinir lugar do Brasil no mundo". Diz assim: "Em dois anos de golpe e quatro da Operação Lava Jato, foram destruídos ou estão em processo de desnacionalização os setores de construção civil, estaleiros, carne e derivados, energia elétrica, petróleo e indústria de aviação". É óbvio que isto trouxe consequências econômicas e sociais enormes.

Aos poucos, Lula se sentiu muito à vontade. Juca e Trajano, apesar de perguntas que poderiam ser embaraçosas, possibilitaram o clima. Saiu-se muito bem destes embaraços, aprofundando questões em que o PT errou, do que deixou de fazer e do que faria agora, caso voltasse ao poder. Foi uma entrevista em que Lula mostrou-se muito sincero.  Provocado pelos entrevistadores, que são primordialmente jornalistas esportivos, falou inclusive sobre futebol, esporte pelo qual ele sempre se confessou apaixonado. Falou de copa do mundo, da construção dos estádios, de querer que o Morumbi fosse o estádio da copa em São Paulo e, também, de seu Corinthians.
Lula indignado e ao mesmo tempo descontraído.

Eis a mais solta e descontraída das entrevistas de Lula, autorizadas pelo STF., em sua íntegra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.