sábado, 14 de novembro de 2020

"Roda Viva". João Santana. Consultor político. 26.10.2020.

Há muitos anos acompanho o programa da TV Cultura, emissora ligada ao governo do Estado de São Paulo, que tem o belo título de "Roda Viva", sugerindo exatamente uma roda viva de debates. Os temas geralmente acompanham o essencial da vida, da política e da cultura brasileira. Inclusive comprei muitas edições, nos tempos em que eram editadas em vídeos, para levar esses debates para a sala de aula. Os vídeos, por sinal, eram bem caros e por isso mesmo pouco acessíveis. Hoje, por serem postados publicamente, já utilizei algum programa neste blog, quando eu considerava o tema por mais relevante. 

"Roda Viva". TV Cultura. 26.10.2020. Com João Santana.

Por considerar o programa do dia 26.10.2020 nesta condição de alta relevância para compreender a realidade brasileira é que publico hoje esta entrevista com o consultor político João Santana. João Santana veio na condição de ainda estar sofrendo punição judicial, por envolvimento em caixa 2. Após a sua prisão em 2016, um ano após, ele fez delação premiada, experiência que ele considerou como uma descida ao inferno. João Santana foi ao programa ainda usando tornozeleira eletrônica e com restrições à sua liberdade. Foi um ato extremamente corajoso. Ele se expôs, ele se revelou.

Quanto ao programa, ele precisa ser visto e analisado na íntegra. Por ele, você conhecerá, com certeza, duas realidades brasileiras bem marcadas: a realidade do caixa dois na política e na economia brasileira e o comportamento da grande mídia brasileira. O próprio João Santana considerou o ambiente hostil, dizendo-se cercado por "leoas e tigres". Os entrevistadores mostraram-se totalmente comprometidos com o mundo liberal e francamente hostis às posições de esquerda. O entrevistado foi constantemente interrompido em suas respostas, especialmente, quando estas não eram consideradas de seu agrado. Chegou a ser ostensivamente chamado de mentiroso. Como um ser altamente inteligente, contornou todas as questões, inclusive de forma bem elegante. O programa também ajuda a compreender melhor o ser humano, inserido em seu ambiente cultural.

Lava-Jato, delação premiada, caixa dois, Sérgio Moro, Lula, Dilma, Bolsonaro, eleições de 2018, perspectivas eleitorais para 2022, perspectivas de sua própria vida foram os temas mais debatidos. Tudo visto sob o ponto de vista da comunicação.  Por considerá-lo um programa imperdível para se compreender melhor o Brasil é que abri mais um espaço onde ele possa ser encontrado. Segue o link do programa. Roda Viva com o consultor político João Santana, levado ao ar no dia 26.10.2020.

 https://www.youtube.com/watch?v=u0VrGoVhyM4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.