quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Sucessão Papal. 5 - Os Reais Motivos da Renúncia.

Passaram os primeiros impactos em que o mundo, atônito, recebeu a notícia da renúncia do papa Bento XVI. Ao longo da semana, especialmente os jornais italianos, começaram a revelar os reais motivos que levaram o papa a essa atitude quase extrema e praticamente inédita. Os fatos são estarrecedores e tem como principal fonte, as investigações policiais italianas.

Existem diferentes modos de olhar a instituição Igreja Católica e o Vaticano. Se a vejo com os olhos da própria fé católica, a vejo como uma instituição divina e, como tal infalível. O papa é o representante de Deus na terra e de acordo com a interpretação agostiniana ele é a única pessoa que lê e interpreta corretamente a palavra e os desígnios divinos. Por isso a sua palavra e as suas determinações dão origem à ortodoxia e, todos os erros que lhe são apontados, não passam de calúnias e difamações.

Outro modo de olhar é ver na instituição uma certa respeitabilidade histórica, mas lhe negar a legitimidade de seus poderes. Preservam uma visão religiosa, mas acreditam que a iluminação divina é dada a todas as pessoas. Esta visão é responsável pelos grandes cismas históricos que ocorreram, como a cisão da igreja ortodoxa (século XI) e da protestante (século XVI). Da mesma forma, certamente, ela é vista por outras confissões religiosas, não cristãs. 
A majestosa Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Também existe o olhar racional que a vê como uma instituição de poder qualquer e, que, por isso mesmo, obedece aos mesmos critérios das demais instituições. Neste sentido, ela é uma instituição social, histórica e cultural e sujeita a todas as vicissitudes das instituições humanas. É uma instituição de poder e, como tal, obedece a uma rede de intrigas e disputas, muito distantes das apregoadas virtudes cristãs. Assim, notícias que a envolvem em escândalos sexuais, de corrupção financeira e de intrigas políticas, não constituem nenhuma novidade e passam a ser vistos como absolutamente normais, inerentes às paixões humanas.

O Jornal italiano "La Repubblica" foi o primeiro a investigar e a publicar os fatos que efetivamente teriam levado o papa a renunciar. Segundo o jornal, Bento XVI teria recebido um relatório, de cerca de trezentas páginas, elaborado por três cardeais, da sua mais absoluta confiança, em que constavam os fatos que o levaram a abdicar do poder.  As principais acusações do relatório envolveriam malversação de dinheiro, intrigas e disputas internas de poder e relações sexuais homossexuais. E isto tudo, dentro dos limites do Vaticano, praticados por personagens da própria Cúria Romana. 

Este relatório deverá ser entregue ao próximo papa a ser eleito e, segundo o próprio Bento XVI, ele deverá "ser mais jovem, forte e santo para dar conta do trabalho que o espera". O relatório e a sua divulgação está recebendo o nome de Vatileaks, em alusão aos recentes episódios do Vitileaks.

  • Papa Bento XVI saúda multidão de fiéis presentes neste domingo durante a oração do Ângelus
Uma das últimas aparições de Bento XVI. Alguém mais "jovem, forte e santo" para enfrentar os problemas.

O "La Repubblica" ainda comenta caso ocorrido em 2010, em que um assessor de elite - Ângelo Balducci, um dos cavalheiros de sua santidade, que prepara a agenda de visitas importantes, teria sido flagrado pela polícia, dando instruções a um interlocutor sobre detalhes físicos de homens que gostaria que fossem levados a ele. Segundo a imprensa italiana este interlocutor era Thomas Ehiem, integrante do coral do Vaticano. Os dois foram afastados de suas funções. Ehiem ainda teria descrito um homem como tendo "dois metros, 97 quilos, 33 anos e completamente ativo". Em outro telefonema grampeado pela polícia, Balducci teria perguntado se ele "já falou com o seminarista", ao que ele (Ehiem) teria respondido: "Ele provavelmente está na missa ou algo assim".

As investigações da polícia italiana contra Balducci, com o grampeamento de seu telefone, ocorreram em função de uma investigação de corrupção contra ele, que não envolvia o Vaticano.Ainda de acordo com "La Repubblica" e tendo como fonte as investigações da polícia italiana, os encontros ocorriam em uma vila fora de Roma, em uma sauna, em um centro estético, no próprio Vaticano e em uma residência universitária.

Ontem (27.02) o papa em sua despedida oficial dos fieis na Praça de São Pedro, voltou a falar de problemas que ele teria enfrentado. Referindo-se aos oito anos de seu papado, referiu-se a "momentos de alegria e outros muito difíceis". O poder, por mais forte e majestoso que seja, ele sempre será uma teia de relações. Hoje, em reunião com os cardeais, o papa abdica do poder.

É evidente que, diante dessas revelações, cresce em muito a expectativa em torno do conclave que escolherá o novo papa e que ele seja realmente "mais jovem, forte e santo", para enfrentar os desafios que o esperam. Da minha parte, os augúrios da escolha de um novo papa, com o perfil de bondade e humildade, que caraterizaram João XXIII. Cinco cardeias brasileiros integram o colégio eleitoral deste conclave, composto de 119 eleitores. São eles:
D. Odilo Scherer, 63. Arcebispo de São Paulo.
D. Cláudio Hummes, 78. Ex arcebispo de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o clero.
D. Raymundo Damasceno, 76. Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB.
D. João Braz de Aviz, 64. Ex arcebispo de Brasília e hoje exercendo funções no Vaticano.
D. Geraldo Majella Agnello, 79. Ex arcebispo e bispo emérito de Salvador. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.