quinta-feira, 16 de abril de 2015

A Música Alemã do Nosso Jeito.

Convidado pelo Rodrigo para saborear um bacalhau, o pai dele, seu Ruy me mostrou uma preciosidade que ele trouxe do Rio Grande do Sul, na última visita à sua terra natal, que, se não me engano, é a cidade de Estrela. O certo é que ele mantém bastante contato com a região. A preciosidade a que me refiro é um DVD - A música alemã do nosso jeito, ou Die Musik aus unsere Art und Weise. O DVD é comemorativo aos 190 anos de imigração alemã ou 190 Jahre deutsche Einwanderung in Brasilien. Como a imigração alemã se deu a partir de 1824, o DVD foi produzido ao longo do ano de 2014.
A música alemã do nosso jeito. DVD comemorativo dos 190 anos da imigração alemã.


É evidente que seu Ruy me mostrou este DVD porque sabe da minha origem, que é desta região. Eu nasci em Harmonia, no ano de 1945. Nesta época Harmonia era o terceiro distrito de Montenegro, que por sua vez era um dos maiores municípios da região. De Harmonia fui para Bom Princípio estudar no seminário, seguindo depois para Gravataí e Viamão. Terminei o curso de Filosofia em Viamão e, já no ano de 1969 comecei a minha vida de professor aqui no Paraná, na cidade de Umuarama. A partir de 1993 passe a morar em Curitiba, encerrando minhas atividades profissionais como professor na Universidade Positivo. Hoje exerço a profissão de "administrador de tempo livre".

A minha expansão pelo Rio Grande do Sul se limitou a Harmonia, rumando para Porto Alegre, passando por São Sebastião do Caí. Conheço bem Tupandi, onde mora um irmão meu e algumas cidades do vale do rio Caí. O DVD foi produzido em Estrela, já no vale do rio Taquari. Sei também da vocação para a musicalidade da cidade de Teutônia, que possui uma orquestra de altíssimo nível.
Vista da rua principal da cidade de Harmonia. Ela é pequena mas é bem organizada. Já foi considerada a cidade brasileira com o menor número de pobres.


O que me encantou no DVD foi o culto e a preservação da tradição alemã. Além desse valor em si, esse culto também ajuda no turismo, divulgando as festas tradicionais da região, além de dar o maravilhoso presente para as crianças, que é o de falar uma segunda língua. Eu mesmo fui alfabetizado dentro da língua alemã e, em casa, eu lia para a minha mãe o suplemento em alemão do jornal A Nação e a revista alemã Skt. Paulusblatt, que, salvo engano, circula até os dias de hoje.

Mas vamos ao DVD. Ele tem dois discos e foi produzido por Airton Grave e fabricado por Al Music, em Estrela. Dou e-mail para contato:diego.almusic@gmail.com  Na capa o DVD é apresentado e na contracapa se lê: A música, o Canto e a Dança do nosso jeito, ou então Musik, Gesang und Tanz auf unsere Art. Como se vê existe a música, o canto e a dança. A música é apresentada por pequenas orquestras, com destaque para os inconfundíveis instrumentos de sopro, tão próprios da música alemã. O canto é apresentado pelos corais, normalmente corais comunitários, e as danças são apresentadas por grupos de danças, com as diferentes invernadas, já usando o termo gauchesco, como a infantil, juvenil e adulta, ainda com subdivisões. 
  Tupandi, onde mora um irmão meu. Tupandi tem o mais alto índice de renda per capita da região.


A minha grande alegria foi a de constatar a presença de um grupo de Harmonia e também de Tupandi. No disco 1 encontramos as seguintes músicas, grupos e o município a que pertencem. Pela ordem:
1. Pout-purri: "Mölltaler Gold" (Der Alphornzauber/Begrüssungspolka/ Ohne Meier, keine Feier/ A Flasche Bier/ Unser neues Mott/ Heut'ist ein Feiertag/ Ja die Musik/ Gold, Platin und Diamant) Mayer Hubert. Michele e Banda Prosit. (Teutônia).
2. Ein Bisschen Frieden (B. Meinunger/R. Siegel). Clara (Forquetinha).
3. Pout-Purri:Polkas - Lichtensteinerpolka/ Aneliese/ Schwartzbraun ist die Haselnuss/ Rosamunde/ Lore/ Ein Prosit. Show musical Tupandi.
4. Chiantiwein. Coral Municipal de Colinas e instrumental.
5.Maratá in Fest. Corais e Banda Musical de Maratá. Tanzgruppe Vollerschwung.
6. Millionen Sterne lügen nicht. Cristel&Dalva. Teutônia.
7. Wilkommen, liebe Leuten. Joseane. Roca Sales.
8. Tanzgruppe 50 Jahre. Estrela.
9. Stern Polka. Instrumental de Forquetinha.
10. Pout-purri: Die Toroler sind lustig/ Jetzt kommen die Lustige Tage/ Drinke noch ein Tröpfchen/ Ein Prosit. Corais de Teutônia.
11. Familienlied. Lucas&Luciane. Teutônia.
12. Pout-purri: Polkas. Soni und seine Mundharmonika.
 Esta cascata em Maratá é bem famosa. Nesta cidade mora uma madrinha minha.

Já no segundo disco encontramos:

1. Fliegerlied. Banda Municipal de Brochier, corais e grupos de danças.
2. Jetzt gehet's Los. Orquestra e vocal de São José do Hortêncio. Portugieserschneis Volkstanzgruppe.
3. Herz-Schmerz. Coral e Banda Municipal de Poço das Antas. Musikfreunde Tanzgruppe.
4. Pout-purri: Schön ist die Liebe im Hafen/ Matrosenlied/ Friesenlied. Coral Lira. Teutônia.
5. Der Sommer kommt wieder. Orquestra de sopros da ACEFH e Lustige Harmonietanzgruppe.
6. Heimatlos. Orquestra de Linha Nova.
7. Hip-Hop Polkas: Anelise/ Schützenliesel/ Ziegeunerleben. Orquestra de Travesseiro.
8. Holzhackermarsch. Grande Orquestra de 250 instrumentistas da 2ª Edição de Sons do Outono. Colégio Teutônia.
9. An Deiner Seite gehehn. Coral do Município de Westfália.
10. Henrique Uebel. Homem Orquestra e sua obra.
11. IHU - Instituto Henrique Uebel.
12. Das Leben erneuert sich für mich.  Airton Grave. 
Em Estrela este DVD foi produzido. Estão de parabéns todos os envolvidos no belo trabalho.

Na contracapa também encontramos os objetivos pelos quais este DVD foi produzido:"Neste trabalho
queremos mostrar um pouco da cultura alemã na nossa região (Taquari e Caí). Valorizar os grupos musicais, vocais e corais bem como a dança folclórica alemã. Ao mesmo tempo mostrar algumas paisagens e construções que embelezam as nossas comunidades, valorizando também o turismo. Tenho certeza de que, quem é descendente alemão e também admiradores desta cultura vão gostar. Agradecimentos a todos que se dedicaram e participaram, entre eles, músicos, cantores, dançarinos, regentes, maestros, figurantes e autoridades. Apreciem.  É do nosso jeito".
Eu fiquei extremamente curioso com relação ao homem orquestra. Ele aparece no vídeo em filme gravado na Alemanha em 1960. Ele tocava sete instrumentos simultaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.