sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Quem ama, beija. - Qui ama, baci.

Certamente esta história mereceria ser incluída nas palestras do mundo corporativo, como um case de sucesso. Se fosse uma história ou caso, certamente perderia pontos na avaliação. Tem coisas que soam melhor em outras línguas do que na nossa. Até parece!
Bem, a história se passa na cidade de Perugia, na Umbria italiana. Perúgia é uma espécie de capital mundial do chocolate e realiza anualmente o festival do eurochocolate. Lá existe o chocolate - Baci Perugina. Ele tem toda uma história, e muito marketing. Originalmente o chocolate é uma mistura dele com avelãs.
Em 1907 teria começado a história. A confeiteira Luísa Spangoli era uma mulher casada mas mantinha um caso amoroso com um dos diretores da fábrica. Sempre mandava para o amante, de forma secreta, chocolates de sua confeição. Junto com os chocolates mandava ardorosos bilhetes de amor. O seu amante chamava-se Giovanni Buitoni.
Após a morte de Luísa, Giovanni teve a idéia de lançar o discreto chocolate com avelãs no mercado, mas com o acréscimo, que lhe garantiu a fama. As mensagens amorosas, para manter a tradição. A embalagem do produto passou a ser acompanhada de aforismos e provérbios sobre o amor. Essas mensagens amorosas passaram a ser escritas em sete diferentes línguas. Colecioná-las virou uma verdadeira febre nacional e logo, o produto ganha o mercado mundial. Isso aconteceu nos idos de 1929.
O chocolate chegou aos Estados Unidos a partir de 1939 e logo se transformou num grande símbolo. Presentear com o - Baci Perugina - significava simplesmente, estar perdidamente apaixonado. Seria a forma mais visível de demonstrar amor e paixão. 
Olha aí os famosíssimos chocolatinhos - Baci perugina -.

Posteriormente novos sabores foram acrescentados e o design foi criando novas embalagens para o produto. Mas a idéia original ficou preservada, bem como a sua composição: a mistura de chocolate com avelã. Sem a sua embalagem ele tem a forma de um mamilo. As mensagens de amor continuam acompanhando o produto até hoje. 
Eis como um produto relativamente simples se transforma numa febre mundial e o seu lema, criado junto com a sua produção em fábrica, também continua o mesmo: Qui ama. baci - ou seja, quem ama beija.
Perugia produz anualmente o festival do eurochocolate. O maior chocolate produzido para este festival pesou 400 quilos e foi saboreado por 28.000 pessoas.

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