sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Viagem a Cuba. 8. Na paradisíaca Varadero.

Não tínhamos uma grande obsessão para ir a Varadero, a mais famosa praia de Cuba e uma das mais bonitas do mundo. É uma praia. Ela ocupa uma estreita faixa de terras de 19 km de extensão na baía de Cárdenas, na chamada península de Hicacos. Esta estreita faixa de terras está ligada ao continente por uma ponte levadiça, o que lhe conferia privacidade. Antes da Revolução era um lugar exclusivo de ricos, sendo frequentada até por Al Capone que tinha também grandes investimentos em Havana. Após a Revolução ela foi franqueada para o povo.
Uma ideia da estreita e longa faixa de terras que forma Varadero.

A opção turística mais comum para chegar a Varadero é pelos hotéis. Eles funcionam pelo sistema all inclusive. Chegamos a ver pacote de um dia, sem pernoite, apenas café, almoço e transporte, a um custo de algo em torno de 70 CUC, ou euros. Como estávamos em quatro fomos de táxi com o custo de 200 CUC, com o táxi nos trazendo de volta e esperando pelo tempo que quiséssemos. Foi uma escolha. Os ônibus da VíaAzul também fazem o percurso. Estes ônibus, que correspondem aos nossos interestaduais ou estaduais, ligam todas as cidades maiores do interior com a cidade de Havana. Todos são novos, modernos e confortáveis.

O táxi nos deixou num determinado ponto da praia e, em meio a uma margem com árvores, tivemos a primeira visão deste verdadeiro paraíso. Já devem ter estranhado eu falar de árvores. Sim, elas estão bem junto à água e oferecem uma sombra extremamente generosa. Aí é o espaço dos cubanos e dos turistas que, como nós, não utilizam os serviços dos hotéis. Bem em frente já se toma contato com a água. Aí as surpresas. A água é calma como um lago, sem ondas e a areia é muito branca. A cor da água, entre um tom verde e azul, é cada vez mais azul, à medida que adentra mais para o mar. Está nisso toda a sua fama. A sua beleza não é pouca coisa.
Vista da vegetação bem em frente à praia. Bem diferente das praias brasileiras.

Fizemos uma primeira caminhada nas areias, com direito a molhar os pés. A paisagem só é alterada pela presença dos resorts. A maioria de seus restaurantes atendem apenas aos seus hóspedes. Os grandes frequentadores são os turistas europeus e canadenses. Não conheço praias canadenses, mas conheci algumas da Europa, entre elas a famosa praia de Taormina, na Sicília, onde nem sequer areia tem. Tem é pedregulho. Os europeus tem toda a razão de adorarem este balneário.

O que existe de diferente com relação as praias brasileiras? Não existem as chamadas barracas de praia como no nordeste brasileiro nem os calçadões de nossas praias no sul. É vegetação, areia e água. Como são 19 quilômetros de extensão os hotéis tem à sua frente, quase que praias exclusivas. Mas o que eu já disse, existem espaços livres com muita sombra que o povo ocupa e como pudemos constatar, ocupa mesmo. Varadero é muito frequentada pelo povo cubano, fato que não ocorria antes da Revolução.
Mais uma vista focando a água. Bela combinação com o azul do céu.

O guia da Folha assim se refere à famosa praia: "A península - que pode ser percorrida alugando uma lambreta, um carro de passeio ou uma charrete de um cavalo - é uma sucessão de hotéis, restaurantes, colônias de férias, bares, discotecas, lojas e centros esportivos, todos instalados em meio a vegetação exuberante, que inclui primaveras, flamboyants, coqueiros e uvas de praia". Também há muitos campos de golfe. Também fizemos uma pequena incursão pelo seu centro histórico.
Sem ondas e a beleza da cor da água, bem como a sua temperatura formam o charme de Varadero.


Quando fomos ao estacionamento onde o táxi nos esperava tivemos oportunidade de conversar com um funcionário, que fora revolucionário de 1959 e que inclusive lutou ao lado do MPLA na guerra da independência de Angola. Foi um dos mais convictos revolucionários que encontramos. Bem informado do que vinha acontecendo no Brasil e em toda a América Latina nos dizia com todo o fervor: "Os Estados Unidos podem tomar conta de toda a América, mas jamais tomarão conta de Cuba novamente".
Mais uma imagem que nos confere uma ideia sobre esta praia.


Não tivemos muita interação com o taxista. Punha música numa altura intolerável e quando pedimos para abaixar, ele abaixava e, devagarinho a subia novamente, até pedirmos para desligar. Aí ele pôs fone de ouvido e cantarolava e assobiava a música. Como puderam perceber tratava-se de um cara muito chato. Um fato que nos chamou muito a atenção foi o extremo cuidado que os motoristas tem no trânsito. Tomam precauções que nós consideraríamos absolutamente desnecessárias. Varadero está distante de Havana 150 quilômetros. Hoje já disputa com alguns Cayos (pequenas ilhas rasas arenosas, formadas na superfície de um arrecife de coral), a condição de praia mais famosa e concorrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.