quarta-feira, 18 de julho de 2018

A Festa do Bumba-Boi no Maranhão. José Ribamar S. Reis.

Uma das minhas atividades em São Luís foi a de vasculhar um sebo. Ele tinha um belo nome: Poeme-se. Ele se situa na região, possivelmente, a mais histórica da cidade, a Praia Grande. Pouca coisa encontrei que me interessasse, mas não me passou despercebido um pequeno volume, sob o título de O ABC do Bumba-Boi do Maranhão. A autoria é de José Ribamar Sousa dos Santos.
O ABC do Bumba-Boi, de José Ribamar Sousa dos Reis.

Para quem se interessar passo o sumário do pequeno livro: O que é a brincadeira de Bumba-Boi no Maranhão; o ciclo do Bumba-Boi maranhense; o auto do Bumba-Boi; principais indumentárias do bumba-boi conforme o estilo ou sotaque; principais ritmos (estilos ou sotaques) do bumba-boi; média do tamanho das armações ou capoeiras dos bois conforme o sotaque ou estilo; quadro do formato da capoeira e cabeça do boi de brinquedo com as semelhanças das raças de gado vacum existentes no estado do Maranhão; instrumentos utilizados no bumba-boi de acordo com o ritmo; os maiores eventos do ciclo do bumba-boi; uma lenda de amor; as revoluções culturais, atuais, do bumba-boi; mini glossário boieiro, ABC básico para a caracterização de um grupo de Bumba-boi do Maranhão e referências. Bumba-meu-boi, bumba-boi ou boi são as três designações que o evento pode receber.

O que é ele, o bumba-boi, afinal de contas? José Ribamar nos responde: "É deveras diversificada esta manifestação da Cultura Popular Maranhense nas suas mais inúmeras modalidades de lazer, diversão, religiosidade, misticismo, drama, festa que aglutina um universo de homens e mulheres, denominados de brincantes ou baiantes, que em homenagem ao Gado Vacum por ser aliado e por demais serviu ao homem, se concentram com as finalidades: de cantar, tocar e dançar ao redor de uma armação de um Boi de Brinquedo". Quando ocorre este brinquedo? O mesmo José Ribamar nos responde:

"O ciclo da brincadeira do Bumba-Boi no Maranhão tem seu início no sábado de Aleluia (início dos ensaios) e seu término acontece por volta do final de setembro ou início de outubro com a morte do boi". A apogeu da festa se dá no mês de junho, no dia de São João. José Ribamar também nos conta sobre a vinculação da festa ao sebastianismo: "O batizado do Bumba-Boi maranhense é vinculado, também, à interseção deste folguedo com o sebastianismo ou a MINA. Assim, o Bumba-Boi inicia sua dramaturgia conforme a LENDA DO BOI SEBASTIÃO, na qual se diz que no dia 23 de junho, véspera de São João, Rei Sebastião se transforma em reluzente touro negro encantado, com uma estrela de ouro na testa na Praia dos Lençóis, no município maranhense de Curupuru". Esta vinculação confere identidade ao Bumba-Boi do Maranhão, diferenciando-o dos demais estados".
As vestimentas para festa do Boi.

Mas, afinal de contas, qual é o enredo desta brincadeira, que, por ser uma brincadeira de escravos, nem sempre foi tolerada? vejamos o enredo: "A lenda principal da brincadeira é narrada a partir de fato que teria acontecido a um casal de negros escravos de uma determinada fazenda; o homem chamado Francisco (Chico, Pai Francisco), e a mulher, Catarina (mãe Catarina). Esta grávida e desejosa, exige do seu homem que ele lhe traga língua de boi para comer. Assim Pai Francisco rouba o mais bonito touro do seu patrão - dono da fazenda -, e quando está no início da matança é descoberto. Logo se constitui enorme tristeza, pois o novilho mais querido do fazendeiro (dono) está praticamente morto. Tomando ciência do acontecimento, o patrão manda o capataz apurar o caso. De imediato os vaqueiros apontam Chico como o autor da façanha. Um grupo é formado para prender o acusado que, ao ser localizado, reage, luta e se recusa a ir à presença do patrão, sendo necessária a formação de uma equipe de índios (em virtude de que Pai Francisco se embrenhou nas matas fechadas e os indígenas conhecem melhor os segredos e veredas dessas regiões de difícil acesso), logo mobilizada. Assim, dominam Pai Francisco que, despojado de suas armas - espingarda e facão -, é conduzido até o patrão. Preso o nego Chico, este terá de dar conta do boi, sob pena de pagar com a própria vida.


Pai Francisco passa por violento interrogatório e, de início, nega qualquer envolvimento com o roubo do novilho. Mas, finalmente, resolve confessar o crime. Em virtude disto, toda a fazenda é mobilizada para salvar o boi. Então, são chamados primeiramente, os doutores, os quais não conseguem reanimar o animal. De acordo, com sugestão de um dos índios presentes, na ocasião, o dono da fazenda, manda buscar os pajés da tribo mais próxima, que através de suas feitiçarias, conseguem finalmente ressuscitar o animal, para alegria de todos da fazenda, pois o homem e o boi estavam salvos". Todos estavam salvos e prontos para festejar. O Bumba-Boi é, pois, uma bela lenda de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.