terça-feira, 24 de novembro de 2020

DANTE. R.W.B. Lewis. 1265 - 1321.

 Depois de vários livros sobre a realidade brasileira, uma mudança de rumo na leitura. Uma volta a um tema que me é muito grato. O mundo das biografias. O biografado da vez foi Dante Alighieri, da coleção Breves biografias, no livro Dante, autoria de R.W.B. Lewis. O livro é do ano de 2002. Na verdade, trata-se de uma releitura do livro.

Dante. Objetiva. 2002. Tradução. José Roberto O'Shea.


A primeira leitura me remete ao ano de 2007, quando na Universidade Positivo, no curso de Publicidade e Propaganda, em trabalhos de extensão, desenvolvíamos projetos bem ousados. Um desses projetos foi o da leitura e discussão de grandes obras literárias. Coube-me o desafio de trabalhar, nada mais e nada menos, do que uma das maiores obras da Literatura Universal, o poema de Dante A Divina Comédia. Essa ousadia me levou a muitas leituras.

A biografia escrita por R.W.B. Lewis é de agradável leitura e pressupõe um conhecimento básico da obra de Dante, ou então de quem se propõe a lê-la. Ela serve como um guia, proporcionando uma bela contextualização de época e da escrita. Dante nasceu na sua amada cidade de Florença no ano de 1265, vindo a morrer em Ravena, no exílio, em 1321. Toda A Divina Comédia foi escrita no exílio (Verona e Ravena) e sob condenação de pena de morte. Dante foi ativo político em sua cidade e tinha pavor das pessoas indiferentes, das pessoas que se omitiam. Dante viveu em tempos em que não havia estabilidade política.

Creio não errar em afirmar que os três temas mais presentes em A Divina Comédia são o amor, a política e a religião, esta, por óbvio, o tema central. Creio também que todos sabem, que o Grande poema está dividido em três partes: - uma visita ao Inferno, ao Purgatório, onde será guiado por Virgílio (um tributo ao autor da Eneida), e ao Paraíso, onde terá como guia Beatriz, sua paixão desde a infância e representando a sabedoria divina. A obra foi iniciada em 1308-9 e concluída em 1321, tendo demorado, portanto, entre onze e doze anos para a sua conclusão e  tendo-a escrito em condições bem adversas.

A Divina Comédia é uma autobiografia, bem como uma parte da história de Florença. Nos diferentes círculos de suas três partes são encontradas personalidades vivas de Florença e da região e que bem refletem as brigas entre o poder temporal e o poder espiritual, entre os favoráveis ao papa, ao imperador e aos príncipes locais. No Inferno estão os seus inimigos, os que traíram as suas causas e que o condenaram. No Purgatório, estão pessoas com quem ele conviveu, mas que cometeram pequenos deslizes. Já no Paraíso encontraremos os seus amigos, benfeitores e os santos da Igreja. A Divina Comédia é, seguramente, também uma obra de Teologia, sob a inspiração dos princípios de santo Tomás de Aquino. Para quem estiver interessado em um esquema da obra, toda ela preconcebida mentalmente, indico a revista - Entre livros - Entre clássicos, nº 1, da editora Duetto, dedicada a Dante.

Uma revista extraordinária. São 100 páginas bem didaticamente expostas.


Dessa revista, seleciono três versos, representando cada uma das partes. Assim temos "Deixai toda esperança, vós que entrais", para o Inferno, "Puro e pronto para subir às estrelas", para o Purgatório e "O amor que move o sol e as outras estrelas" para o Paraíso. Mas voltamos ao livro/biografia.

Ele está divido em oito capítulos, a saber: 1. Dante, o florentino; 2. Presenças da vizinhança: Tenra idade; 3. Amor, Poesia e Guerra: A década de 1280. IV. A morte de Beatriz e Vida Nova: 1285 - 1295; V. O percurso da Política: 1295 - 1302; VI. O Poeta no exílio: 1302 - 1310 - Iniciada a Comédia... (O Divina foi um acréscimo posterior); VII. No meio do caminho: 1310 - 1319 (Trata-se do primeiro verso - "No meio do caminho em nossa vida eu me encontrei por uma selva escura"); VIII. Ravena: 1318 - 1321 - Terminada a Comédia.

Como podem observar, a vida e a obra do poeta estão entrelaçadas. Deixo ainda os dois parágrafos da orelha do livro, que chamam atenção para esse fato, como também para a sua vida de escritor.: "Somente R.W.B. Lewis, biógrafo de renome e autor do livro The city of Florence, seria capaz de escrever com tanto discernimento sobre Dante Alighieri, o célebre filho de Florença. A obra Dante examina a vida e o complexo desenvolvimento - emocional, artístico e filosófico - do eminente poeta-historiador, desde a perambulação pelas colinas  e esplêndidas igrejas da Toscana, passando pelos dias de jovem recruta engajado na defesa da democracia, pela época em que Dante exerceu liderança cívica, até chegar aos amargos anos em que viveu como exilado de Florença, cidade que, um século mais tarde, tentaria, a todo custo, resgatar para si a imagem do poeta. 

Lewis revela ao leitor o Dante menino, no primeiro encontro com a mítica Beatriz, o poeta lírico, obcecado pelos temas do amor e da morte, o grande mestre da narrativa dramática e da alegoria, bem como a busca monumental do poeta pela Verdade final, na Divina Comédia. Nessa obra-prima da autodescoberta e da redenção é que Lewis localiza a autobiografia de Dante - e a soma das turbulentas paixões e epifanias do poeta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.