sexta-feira, 29 de junho de 2018

A Rota das Emoções. 5. Parnaíba. O Delta das Américas.

O próximo ponto da "Rota das Emoções" seria a cidade de Parnaíba, já no Piauí. A grande atração da cidade é a de ser o portal de entrada para o Delta do rio Parnaíba, o Delta das Américas, formado por cinco grandes braços do rio e setenta e três ilhas fluviais. Num folheto turístico, que li no hotel em Parnaíba, vi que existem no mundo apenas três grandes deltas, a saber: o do rio Nilo, no Egito; o do rio Mekong, no Vietnã e o do rio Parnaíba, o Delta das Américas, nos estados do Piauí e Maranhão. A maior parte fica no estado do Maranhão.
A caminho de Parnaíba.
Ainda a caminho de Parnaíba. Que folga.

O deslocamento de Barreirinhas até Parnaíba foi feito também em carro traçado 4X4, fechado, mas não havia necessidade para tal. Já estava incluído no pacote, mas você também pode contratá-lo no local. Esta rota não é tão conhecida, tanto assim, que eu fui o único passageiro nesta viagem. A distância é de aproximadamente duzentos quilômetros, percorridos em quatro horas. A paisagem é maravilhosa. Dunas dos Lençóis, coqueirais de babaçu e de carnaúba, pequenos riachos e centros pesqueiros e de recreação estão espalhados ao longo do caminho. Passamos por Paulino Neves, Oásis do rio Novo, Lagoinha e Tutóia.
A grande atração no Delta das Américas são os passeios de barco.
O cenário dos Lençóis continua presente.

Fiquei hospedado no Hotel Arrey Beach, pertencente a uma rede espanhola. Apesar de ser muito bom e novo, não faz o meu gênero, pela sua localização, entre as cidades de Parnaíba e Luís Correia. Gosto de ficar próximo a centros históricos. Por isso e por um acesso da "doença dos reis", a gota, conheci muito pouco da cidade, especialmente, do porto das barcas, onde se localiza a parte histórica da cidade. A cidade tem em torno de 200.000 habitantes e é a segunda mais populosa do estado. Os casarões do porto das barcas rivalizam com os de Oeiras, que já foi a capital do Estado.
Parnaíba, o rio de águas barrentas.

O litoral do estado do Piauí é muito pequeno, o menor entre os estados litorâneos brasileiros. É de apenas 60 quilômetros. Foi conquistado a duras penas, em confrontos de fronteiras com o estado do Ceará. Estes conflitos ainda persistem. Vou pesquisar sobre o tema. Apenas quatro municípios são litorâneos: Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. O estado não possui um porto marítimo. Me disse o guia/condutor que o Ceará não permite. O acesso ao mar foi conseguido pela troca do município de Crateús por Luís Correia. Parnaíba, no tupi guarani significa rio de águas barrentas.
A alternância no passeio do Delta. Agora entre pequenos igarapés.

Recolhido em meu hotel, comprei o passeio da maior atração turística local, que só poderia ser uma viagem de barco pelo Delta das Américas. Este passeio custa R$ 122,50 e é feito pela tarde. O embarque é feito às 13h30 no porto das barcas. O rio é enorme e muito caudaloso. A primeira parada foi feita no local em que o rio separa as terras do Piauí do Maranhão. A partir daí, enveredamos por terras maranhenses. Flora e fauna são maravilhosas. Parada para ver um casal de iguanas descansando em galho de árvore, caranguejos se movimentando livremente nos mangues, ostentando o seu vermelho que dá a tintura para os guarás, passagem por igarapés, raízes suspensas em virtude do fenômeno das marés.
A primeira vista da ilha dos Guarás. A partir das 17h00 eles começam a chegar.

O ponto de parada maior foi quando este braço do rio chega ao mar. A paisagem é a dos Pequenos Lençóis Maranhenses. Pequenas choupanas de pescadores dividem a paisagem com as dunas e as lagoas. Mas a maior atração estaria por vir. Ela começaria a partir das 17h00, quando um número infinito de guarás e garças pousam numa pequena ilha, depois de cumprida a tarefa diária da busca da alimentação. A ilha dos Guarás é bem pequena e é buscada estrategicamente pela inteligência destas aves. Por ser muito pequena, ali não existem cobras, lagartos ou macacos a lhes perturbarem o sono. A cor vermelha, em virtude da alimentação dos caranguejos, lhes dão a beleza ímpar.
Agora já um número bem maior dos guarás.
Quase todos já tinham chegado.


O guia/condutor que me trouxe de Barreirinha para Parnaíba me contou que todos os guarás são do PT. Nunca vi tão grande concentração de vermelhos. Digo isso porque este guia/condutor me contou que o prestígio do Lula entre os guias é muito grande. Ele possibilitou o financiamento para a compra dos carros com os quais realizam os passeios. Carros Hilux substituíram os antigos bugs. A chegada dos guarás, que vem de todas as partes, dura em torno de meia hora, quando todos já estão acomodados.
A última cena da ilha dos Guarás. Para ficar na lembrança.

Aí começa a viagem de volta. Ao final dela já impera a plena escuridão. Ao recolher os passageiro e ao devolvê-los aos seus hotéis e pousadas, conheci um pouco da cidade. As pessoas com as quais eu conversei estão animadas com o progresso da cidade. Já tem um shopping center e um voo semanal da Azul para o aeroporto da cidade, vindo de São Paulo, sempre lotado. A cidade se constituiu a partir da pecuária, das charqueadas e dos entrepostos para a comercialização da carne. Foi elevada à condição de cidade em 1844. Além do turismo, a cera de carnaúba, o óleo do babaçu, a agricultura e a pesca complementam as suas atividades econômicas. O charme do momento, no turismo, é a praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia.
A ilha dos Guarás e o começo do por do sol.


Estas também são as riquezas econômicas do estado do Piauí, além da moderna agricultura e das minas de nióbio. Como eu não me lembrava de políticos de projeção nacional, o condutor/guia me lembrou do nada recomendável "Mão Santa". Hoje o estado é governado por Wellington Dias, do Partido dos Trabalhadores. Teresina fica distante do Delta uns 350 quilômetros. É uma cidade relativamente nova (1852) e que em função disso conta com a vantagem do planejamento. Tem hoje uma população em torno de 850.000 habitantes e é servida por metrô. As cidades mais populosas do estado são, além de Teresina e Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. Em Parnaíba permaneci por duas noites. No dia seguinte a aventura continuaria com a viagem para Jericoacara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.