sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Sobre a educação. Dísticos e reflexões e um alento.

Muito teria a dizer sobre a educação, depois de tão longo exercício na profissão. Mas não é o que pretendo fazer. neste post. O objetivo hoje é o de deixar, num espaço permanente e de fácil acesso, como o é o espaço desse blog, alguns dísticos, acrescidos de uma pequena reflexão. A reflexão, a faço a partir da elaboração de algumas falas que fiz, especialmente, ao longo deste ano, o ano do centenário do nascimento do maior educador brasileiro e de um dos maiores do mundo, o nosso querido Paulo Freire.

Educação inspira beleza. Imagem de rara beleza.

Vamos aos dísticos (Ou não seriam exatamente dísticos?); O primeiro, o vi por esses dias no facebook, e até o compartilhei e o retomo agora. Ele diz o seguinte:

NO PÓRTICO DE ENTRADA DE UMA UNIVERSIDADE NA ÁFRICA DO SUL FOI AFIXADA A SEGUINTE MENSAGEM PARA REFLEXÃO:

"PARA DESTRUIR QUALQUER NAÇÃO NÃO É NECESSÁRIO USAR BOMBAS ATÔMICAS OU MÍSSEIS DE LONGO ALCANCE. BASTA APENAS REDUZIR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E PERMITIR QUE OS ESTUDANTES 'CABULEM' NOS EXAMES.

PACIENTES MORREM NAS MÃOS DE MÉDICOS;

EDIFÍCIOS DESABAM NAS MÃOS DE TAIS ENGENHEIROS;

DINHEIRO PERDE-SE NAS MÃOS DE TAIS ECONOMISTAS E CONTABILISTAS;

A HUMANIDADE MORRE NAS MÃOS DE TAIS ERUDITOS RELIGIOSOS;

A JUSTIÇA SE PERDE NAS MÃOS DE TAIS JUÍZES.

O COLAPSO DA EDUCAÇÃO É O COLAPSO DA NAÇÃO".

Pobre nação brasileira.

O segundo, o recebi, há anos, pelas mãos de uma aluna muito querida. Ele equivale a um forte soco no estômago e nos confere a certeza de que nem toda a educação é boa  A autoria é desconhecida. Vamos aos seus dizeres:

"SOU SOBREVIVENTE DE UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO.

MEUS OLHOS VIRAM O QUE NENHUM HOMEM DEVERIA VER:

CÂMARAS DE GÁS CONSTRUÍDAS POR ENGENHEIROS FORMADOS.

CRIANÇAS ENVENENADAS POR MÉDICOS DIPLOMADOS.

RECÉM-NASCIDOS MORTOS POR ENFERMEIRAS TREINADAS.

MULHERES E BEBÊS FUZILADOS POR GRADUADOS EM COLÉGIOS E UNIVERSIDADES.

ASSIM TENHO MINHAS DÚVIDAS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO.

MEU PEDIDO É ESTE: AJUDEM SEUS ALUNOS A TORNAREM-SE HUMANOS.

SEUS ESFORÇOS NUNCA DEVERÃO PRODUZIR MONSTROS TREINADOS.

APRENDER A LER, ESCREVER, APRENDER ARITMÉTICA SÓ SÃO IMPORTANTES QUANDO SERVEM PARA FAZER NOSSOS JOVENS TORNAREM-SE "CIDADÃOS" MAIS HUMANOS".

Falando em cidadãos, deixo o link do texto, que considero uma verdadeira despedida, testamento ou legado do professor Milton Santos, sobre os Deficientes Cívicos, deficientes em sua condição de cidadãos.

http://www.blogdopedroeloi.com.br/2015/03/os-deficientes-civicos-milton-santos.html

Uma imagem. Saber e sabor. Tomilho.


A reflexão a tomo, somando um velho texto de um manual de filosofia, de autoria de Leonardo Justino Girardi e Odone José de Quadros, que aponta para as características essenciais do ser humano, a saber: A finitude. A imanência. A transcendência. A relacionalidade. A singularidade. A pluralidade. Sempre gostei de trabalhar essas características. São a expressão do humano. Gosto demais da nossa finitudade, que aponta para todos os nossos limites, mas, logo a seguir, a transcendência já me indica a possibilidade da superação. Deixo também o link.

http://www.blogdopedroeloi.com.br/2018/02/o-homem-ser-no-mundo-caracteristicas.html

A essas características somo um pensamento de Paulo Freire, da Pedagogia da autonomia, que diz o seguinte: "Ensinar exige alegria e esperança. A esperança faz parte da natureza humana. Seria uma contradição se, inacabado e consciente do inacabamento (finitude), primeiro, o ser humano não se inscrevesse ou não se achasse predisposto a participar de um movimento constante de busca (transcendência) e, segundo, se buscasse sem esperança". Um alento. Na busca atiçamos a curiosidade, a curiosidade natural, somada a um certo método e rigor. Um alento e um afago. E como faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.