quarta-feira, 29 de junho de 2022

Introdução ao Brasil. Um banquete no trópico. Um projeto.

Tenho em minha modesta biblioteca algumas verdadeiras preciosidades. Entre elas destaco os dois volumes de Introdução ao Brasil - Um banquete no trópico, livro organizado por Lourenço Dantas Mota. A proposta do livro é apresentar ao leitor brasileiro algumas das obras fundamentais de interpretação do Brasil ou de obras que deixaram marcas profundas em nosso processo de formação. A forma encontrada é bastante usual. Foram feitos convites a especialistas para versarem sobre o autor e a obra proposta.  Um trabalho formidável.

Introdução ao Brasil. Um banquete no trópico. Adquiri os dois volumes em 2009.

No primeiro volume temos 19 livros examinados. Eis uma listagem, autor e obra: 1. Padre Antônio Vieira - Sermões; 2. André João Antonil - Cultura e opulência do Brasil; 3. José Bonifácio - Projetos para o Brasil; 4. Visconde de Mauá - Autobiografia; 5. Joaquim Nabuco - Um estadista do Império; 6. Eduardo Prado - A ilusão americana; 7. Euclides da Cunha - Os sertões; 8. Capistrano de Abreu - Capítulos de história colonial; 9. Paulo Prado - Retrato do Brasil; 10. Gilberto Freire - Casa-grande & senzala; 11. Sérgio Buarque de Holanda - Raízes do Brasil; 12. Caio Prado Júnior - Formação do Brasil contemporâneo; 13. Vítor Nunes Leal - Coronelismo, enxada e voto; 14. Oliveira Viana - Instituições políticas brasileiras; 15. Celso Furtado - Formação econômica do Brasil; 16. Raymundo Faoro - Os donos do poder; 17. Antonio Candido - Formação da literatura brasileira; 18. José Honório Rodrigues - Conciliação e reforma no Brasil; 19. Florestan Fernandes - A revolução burguesa no Brasil.

No segundo volume temos mais 16 livros examinados. Alguns autores são repetidos. Eis a listagem: 1. Sérgio Buarque de Holanda - Visão do paraíso; 2. Serafim Leite - História da Companhia de Jesus no Brasil; 3. Francisco Adolfo de Varnhagen - História geral do Brasil; 4. Afonso d'Escagnolle Taunay - História geral das bandeiras paulistas; 5. Alcântara Machado - Vida e morte do bandeirante; 6. Oliveira Lima - D. João VI no Brasil; 7. Joaquim Nabuco - O abolicionismo; 8. Sílvio Romero - História da literatura brasileira; 9. Joaquim Nabuco - Minha formação; 10. Manuel Bonfim - A América Latina: Males de origem; 11. Alberto Torres - A organização nacional; 12. Oliveira Viana - Populações meridionais do Brasil; 13. Gilberto Freire - Sobrados e mocambos; 14. Gilberto Freire - Ordem e progresso; 15. Florestan Fernandes - A integração do negro na sociedade de classes; 16. Darci Ribeiro - Os índios e a civilização.

Deixo o primeiro parágrafo da apresentação do livro, feita pelo organizador, mostrando as intenções da realização de seu trabalho: "Já se disse com humor e verdade que ensinar é fazer cócegas na inteligência. Ensinar mais no sentido de atiçar a curiosidade, provocar a imaginação e estimular voos mais altos do que simplesmente  transmitir conhecimento. Foi essa a tarefa entregue aos professores e intelectuais aqui reunidos. O tema é o Brasil - sua formação, seu povo, sua sociedade, sua cultura, sua economia, suas instituições. E o alvo são todos aqueles que se interessam por ele e procuram entendê-lo, por obrigação, curiosidade ou gosto - um arco amplo que vai dos estudantes aos que se pode chamar de leigos ilustrados. Sem falar nos professores que, se não têm o que aprender aqui, podem, quem sabe, descobrir neste livro alguma utilidade como instrumento de trabalho junto de seus alunos". 

Quanto a minha proposta, quero oferecer uma pequena resenha provocativa dos textos despertando para a leitura e, quem sabe, a obra em referência e análise. Faço isso por ocasião da efeméride do nosso bicentenário da independência, acreditando ser ela uma oportunidade a mais para estudarmos este nosso tão complexo e rico Brasil, em todos os aspectos de sua formação. Sei que isso exige dedicação e disciplina, mas creio que ainda as tenho em grau suficiente para a concretização da proposta. E, obviamente, ajudar a divulgar o memorável trabalho representado por este livro, que tanto me ajudou quando eu ainda estava em sala de aula. A primeira edição data de 1999.

Os dois livros ainda estão disponíveis na Estante Virtual. Fiz uma rápida consulta e encontrei o Volume I a R$ 100,00 e o II. a 249,00. Bem que eles mereceriam uma nova edição.

2 comentários:

  1. Devem ser livros fundamentais para a compreensão do nosso país. Que pesquisa importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, meu amigo. São 35 livros fundamentais para a interpretação do Brasil e num nível bem elevado. São resenhas de pessoas que dedicaram toda uma vida ao estudo. Agradeço a sua manifestação.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.