quinta-feira, 3 de julho de 2014

Circuito Mineiro. 5. Tiradentes.

Conheci a cidade de Tiradentes com o meu guia, o Alemão. Passamos pelas calçadas solteironas, em virtude das pedras que nunca se casam, pela rua Direita, sempre  a mais notável, pela igreja de São João Evangelista, pela estátua em homenagem ao alferes Tiradentes, na igreja de Santo Antônio, a mais famosa e rica, e a bela igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Câmara Municipal... Sobrou tempo para um almoço mineiro e uma visita ao chafariz São José. O que faltou fazer, foi o que eu fiz em São João Del Rei, isto é, percorrer todos estes trechos e outros mais, sozinho, vendo e revendo tudo, de preferência com um roteiro em mãos.
A igreja Matriz de Santo Antônio. Única, pelo seu ouro, por sua pintura, por seu órgão...

A origem da cidade também nos remete ao período aurífero das Minas Gerais. Ela nos remete ao ano de 1702, quando um bom número de pessoas fundam o Arraial Ponta do Morro, onde erguem a capela de Santo Antônio da Ponta do Morro. A belíssima igreja fica realmente num morro, com direito a uma magnífica vista panorâmica, da qual a moldura da natureza, a Serra de São José, merece um destaque todo especial. A grande quantidade de ouro encontrado na superfície da terra foi a grande loucura da atração de muita gente.

A vila de São José Del Rei foi fundada em 1718. É desta época que data a construção de suas igrejas, ruas e casarões que dão à cidade a sua configuração arquitetônica atual. Esta preservação é a sua maior fonte de riqueza, sendo por isso mesmo, zelosamente preservada.  É a cidade histórica de maior charme. Possui apenas 7.000 habitantes. Junto com a sua história foram acrescidos atrativos culturais, como o festival de cinema, que se realiza em janeiro, o festival de cultura e de gastronomia.
O nome da cidade é uma homenagem a Tiradentes. Na foto ele aparece vestido de Alferes. O nome foi dado à cidade, num dos primeiros atos do governo Republicano.

É um dos lugares mais ligados à Inconfidência Mineira, uma das cidades que mais reuniões de organização do movimento teve e, certamente, a casa do padre Toledo teria muitas revelações a serem feitas. A casa do padre Toledo é uma das casas em que mais se conspirou. Hoje abriga um museu, sob os cuidados da UFMG. A cidade recebeu o nome de Tiradentes, o principal personagem da Inconfidência, nascido nas proximidades da cidade, em 1746, na Fazenda Pombal, à margem direita do terrível rio das Mortes. Tiradentes era um grande proprietário rural. A cidade ganhou o nome do heroi nacional, num dos primeiros atos da recém proclamada República, em 6 de dezembro de 1889. A cidade, bem como todo o seu entorno paisagístico, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no ano de 1938.
Uma vista da cidade, do alto, do pátio da igreja de Santo Antônio. Ao fundo a sua moldura, a Serra de São José.

A sua maior atração é sem dúvida nenhuma a igreja matriz de Santo Antônio. A sua construção foi iniciada em 1710. Quase um século depois, o Aleijadinho lhe desenhou o frontispício atual. Ela é um dos mais belos templos barrocos do Brasil e a segunda igreja em quantidade de ouro. São 482 quilos. Esta riqueza nos dá uma dimensão dos detalhes dos entalhes de santos e da preciosidade de suas pinturas, com tinta vegetal. As cores das tintas vegetais eram obtidas, o vermelho do Pau Brasil, o roxo do suco da uva, o marrom da folha da bananeira e o amarelo da gema do ovo. Esta técnica se perdeu e nas restaurações as tintas atuais não conseguem obter a beleza das cores originais. Esta igreja também recebe detalhes do estilo oriental, de Macau. Os portugueses viajavam..., e muito.
A igreja de Nossa Senhora do Rosário. Os santos são de cor negra, menos a Senhora do Rosário.
Outra bela igreja, tornada bela, certamente com o consentimento dos padres, com o ouro ajuntado pelos escravos, trazido entre o cabelo, debaixo das unhas, e outros lugares que a imaginação alcança. O ouro da decoração desta igreja foi, desta forma, surrupiado de seus senhores. Tudo para a maior glória de Deus. As imagens dos santos desta igreja são de cor negra, com exceção de Nossa Senhora do Rosário. Tirar fotografias nas igrejas de Tiradentes é algo proibido, mas o meu guia levantou as vestes de um santo para me mostrar a figura do santo do pau oco. Como a fotografia era bem local e como assim não teria consequências negativas, eu a tirei.
Olha aí o santo de pau oco. Era uma das formas de se contrabandear ouro.

Outro belo lugar é o chafariz de São José das Botas. Era o local do abastecimento da água da cidade. Ela provém de um aqueduto construído pelos escravos. Na parte principal do chafariz existem três fontes. Se você beber da fonte central você terá saúde e dinheiro, da fonte à direita, você voltará para a cidade e a da esquerda você arrumará casamento. Só não bebi a água da fonte à esquerda. Na parte de trás existia um espaço para as lavadeiras e outro destinado aos animais.
O chafariz de São José das Botas. Água para os homens, para os animais e para lavar a roupa.

As atrações da cidade, além de sua tradição e história, são as atividades culturais programadas, como o festival de cinema e de gastronomia, os cerimoniais religiosos da quaresma e da semana santa, quando se retorna por três séculos em nossa história. A cidade fica repleta de turistas em todos os finais de semana. Chegam de todas as formas, mas merece destaque a chegada pelo trem, a famosa Maria Fumaça, que traz os turistas da vizinha São João Del Rei, mas isto apenas nos finais de semana. Da estação do trem pode-se tomar uma charrete, que leva o visitante aos principais pontos turísticos da cidade.
A paisagem arquitetônica da cidade data da primeira metade do século XVIII.

Outro aspecto interessante da cidade são as lojas dedicadas ao artesanato. Entalhes de madeira e os trabalhos com o estanho são o destaque. Com o estanho se fazem conjuntos para café, chá, taças de água e vinho, castiçais e canecas de chopp. Também é preciso falar de um famoso relógio de sol, que fica em frente à igreja de Santo Antônio. Ele data de 1785 e dele são vendidas miniaturas como souvenirs. Destaque ainda para as pousadas que recebem os turistas com todos os tipos de bolso ou bolsa, como queiram. Mais duas informações. Existe uma igreja dedicada à Santíssima Trindade, da qual Tiradentes era grande devoto. Em função dessa devoção, a bandeira de Minas Gerais leva o seu triângulo. Outro é um site de fotos antigas, que me foi passado pelo guia, o Alemão: É só fazer a busca no Google de fotos antigas de São João Del Rei ou de Tiradentes, que você verá verdadeiras maravilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.