terça-feira, 1 de julho de 2014

Circuito Mineiro. 4. Memorial Tancredo Neves e o Museu Regional. São João Del Rei.

Reconheço em Tancredo Neves um homem de valor. Sempre foi personagem importante e teve participação ativa em momentos decisivos na política brasileira. Para mim, a sua presença no proibido enterro de Jango Goulart, em São Borja, no Rio Grande do Sul, em plena ditadura militar, foi o seu momento mais alto e que traduz a sua lealdade política. Também permaneceu fiel a Getúlio Vargas ao longo de sua trajetória política. Ocupou os mais altos cargos na vida pública brasileira. Lembro perfeitamente dos dias de sua lenta agonia, agonia esta, que ainda carece de explicação para o povo brasileiro.
Sentado com Tancredo Neves, em frente ao seu Memorial.

Tancredo é um homem da elite mineira. Em frente ao Solar dos Neves, nas proximidades da igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Nossa Senhora dos Homens Negros, a calçada da rua tem dois pisos. O primeiro, bem estreito, recebe pedras irregulares, uma espécie de cascalho, e o outro, uns trinta centímetros acima, recebe pedra sabão e uma faixa bem mais larga. É evidente que na faixa de baixo e bem estreita passavam os escravos e o povo pobre, enquanto que na mais larga e mais acima passavam os ditos "homens de bem", ou de bens. Coisas da formação do povo brasileiro.
O Solar dos Neves. Foi a residência de Tancredo Neves.

Mas hoje eu quero falar do Memorial dedicado à sua memória. Fica num prédio muito bem conservado, assim como também o seu interior, que reúne um belo acervo histórico. O Memorial está divido em vários setores, que obedecem a critérios cronológicos. As salas são assim denominadas: A origem, o caminho, gabinete, a habilidade política, a construção da democracia, a dor, lavra de ideias e um post scriptum.
Na entrada do Memorial Tancredo Neves. Em seu interior não são permitidas fotografias.

Na sala A Origem estão expostos documentos, fotos, notícias e memórias de sua origem, do seu contexto familiar e de sua infância, bem como o seu despertar para a política. Em O caminho temos as andanças de sua trajetória política, os principais cargos exercidos e os momentos mais importantes de sua atuação política. Uma aula de história do Brasil. No Gabinete estão os objetos que mantinha em seu escritório em São João Del Rei. É uma réplica fiel de seu escritório, que manteve por mais de trinta anos. Na sala da Habilidade Política ganha grande destaque a sua capacidade de mediação nas negociações e a sua determinação na hora da decisão. Em A construção da democracia é destacada a sua luta contra a ditadura militar, que culminou com a sua eleição para presidente da República, no processo da eleição, ainda pelo chamado Colégio Eleitoral. 

Na sala A dor, a emoção fala forte. Nela estão retratados os longos 39 dias de sua agonia. Com a sua morte, morreram também muitas das esperanças aglutinadas em torno de seu nome. Em A Lavra de ideias, uma sala destinada à reflexão, ao silêncio e ao respeito está exposto o seu universo conceitual. Na sala  post scriptum estão expostas algumas de suas frases mais mais marcantes. Visitar o memorial Tancredo Neves é algo que eu recomendo muito a todos os que se interessam pela história brasileira e que lutam por democracia e cidadania.
O histórico casarão que abriga o Museu Regional de São João Del Rei.

Outra atração turística de alto nível e de compreensão da formação histórica da cidade e da região é o Museu Regional São João Del Rei. A história deste museu começa por uma briga entre a moderna especulação imobiliária e a preservação histórica. O casarão que o abriga data de 1859 e era propriedade de um comendador que por ele quis mostrar a sua opulência. Os dois pavimentos superiores serviam de moradia, enquanto que a parte térrea era ocupada por um comércio de secos e molhados. A reconstrução do prédio leva a marca do arquiteto Lúcio Costa.

O museu comporta duas exposições. Uma, de longa duração, onde no térreo é mostrada a "formação da identidade nacional e a evolução das artes, das ideias e da produção artística e arquitetônica brasileiras, por meio de dois painéis murais". Já o primeiro pavimento abriga as "coleções de arte sacra (imaginária, ex-votos, oratórios e pintura) com destaque para obras de Aleijadinho e Mestre Piranga, e de mobiliário mineiro, que continua no segundo pavimento, exposta ao lado de equipamentos de trabalho, de uso doméstico e de transporte". Na sala de exposições de curta duração, "encontram-se mostras cujos temas são de interesse das comunidades local e regional".
Um oratório. Peça do Museu Regional de São João Del Rei.

Em tudo encontramos a marca da religiosidade e de seus rituais, da sua liturgia. No museu mesmo são encontrados muitos instrumentos musicais e na cidade é famosa a Lira Sanjoanense, sempre presente nas solenidades religiosas, que ocorrem especialmente na semana santa. É a mais antiga orquestra do gênero, nas Américas, sendo superada apenas por uma alemã. Foi fundada em 1776 e as suas atividades nunca foram interrompidas. Ainda dois indicadores do município. O seu IDH é de 0758 e o PIB per capita gira em torno de R$ 13.500.
Alguns dados de São João Del Rei, constantes em seu Museu Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.