segunda-feira, 21 de julho de 2014

Zélia Gattai. Códigos de Família.

Li quase todos os livros da Zélia Gattai. Vendo a relação dos livros em promoção pela Companhia das Letras, constava o Códigos de Família, que ainda não lera. Com isso retomei a leitura de Zélia. É uma tarefa extremamente agradável ler esta autora. E ler este livro, em grande parte faz você se sentir, quase íntimo, destas pessoas fabulosas que foram Jorge Amado, Zélia Gattai, Paloma e João Jorge Amado. Códigos de família é a história, ou a memória daquelas pequenas expressões, geralmente carregadas de muito humor, pelas quais a família passou. Normalmente se fundam no inusitado da situação.
Desvelando os pequenos segredos dos motes usados pela família Amado/Gattai.

Zélia já não precisava mais provar para ninguém, a grande memorialista que ela era. Paloma conta as circunstâncias em que este livro foi escrito. Em grande parte ele se deve à insistência de Paloma. Vejam o relato dela: "Papai andava, havia muito, calado e triste, sabíamos que seu organismo estava muito frágil, era preciso um equilíbrio perfeito para que continuasse em frente, o que exigia uma química extremamente bem dosada. Mamãe se ocupava de tudo, não saía de seu lado, queria estar em casa todo o tempo. Como fazer para não cair em depressão também? nesses dois anos, ela escreveu e publicou Città di Roma e Jonas e a sereia. O computador era seu oásis, escrever permitia que tirasse a cabeça de tanta tristeza. E agora, o que fazer? J'éttoufe, poderia dizer, como papai dizia em Paris, abrindo as janelas em pleno inverno. Estava abafada, era necessário abrir mais uma janela".

Paloma ainda conta como surgiu o livro, em sua concepção. Ela falou para a mãe, que dizia estar sem assunto, para escrever um novo livro: "Mãe, io te do una cosa a te, tu me dai una cosa a me"! Decifrando este código, não da família, mas entre a filha e mãe, significa que "fizemos a troca de uma lista por um livro". Paloma listara os principais códigos usados pela família Gattai/Amado e Zélia os transformaria em livro. E que belo livro. Que leitura agradável.
Jorge com João Jorge e Paloma.

Estes esclarecimentos são prestados por Paloma no prefácio do livro. Nele, Paloma ainda explicita alguns códigos que a mãe não se atrevia contar. João Jorge  se encarrega do posfácio, este envolto em muita ternura, especialmente ao revelar um último código, o de que o Dragão da Maldade havia vencido o Santo Guerreiro. Vejam João Jorge falando sobre este código: "Desde que meu pai ficou doente, a cada crise superada, era dito, primeiro por Paloma, depois por todos nós, que são Jorge havia vencido o dragão". E continua.

"Foram anos muito sofridos, esses da doença de meu pai. Ver meu pai sujeito a todo tipo de limitações, não podendo viajar, não podendo comer o que queria, saindo muito pouco, foi terrível. [...] Faz cinco dias que meu pai morreu. Foi tudo muito confuso, no princípio não entendi. Pensei que, numa última batalha, o dragão da maldade tinha vencido o santo guerreiro. São Jorge havia sido derrotado. Só hoje, finalmente, entendi o que aconteceu. Cheguei a solução da adivinha. Não havia dragão nenhum, foi mais uma pilhéria de Carybé. Pintou Pituco (cachorrinho) com as cores do dragão para vir buscar são Jorge para a gaitada com os amigos". E encerra. "Esse código, o de são Jorge e do Dragão, acabou...não é mais utilizado".
Zélia Gattai e Jorge Amado e os códigos de família.

Códigos de família segue o estilo leve e bem humorado da grande memorialista. Um fato pitoresco, ou algo meio inusitado leva ao esclarecimento do ocorrido. O universo dos personagens é o mesmo dos outros livros de Zélia e de Jorge, do seu Navegação de cabotagem. O universo de seus amigos, diga-se de passagem, foram tantos e tão importantes. Paris, o castelo de Dóbris, a casa do rio Vermelho e as viagens mundo afora e os eternos amigos, Carybé, Pablo Picasso, Pablo Neruda e tantos outros, em geral deram origem a esses códigos que estão a sua espera para serem saborosamente decifrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.