sexta-feira, 29 de julho de 2016

Viagem a Cuba. 2. Um tour por Havana.

O nosso primeiro dia completo em Havana começou por uma ida ao Hotel Meliã Cohiba. O primeiro passo foi fazer o câmbio na codeca do hotel. Conforme orientações tínhamos levado euros em vez de dólares. É vantajoso. Depois fomos à agência de turismo do governo dentro do hotel e fizemos a compra de ingressos para o show do Buena Vista Social Club, uma ida para Santa Clara, Cienfuegos e Trinidad e um city tour por Havana. Trinta Cuc (equivalente a trinta euros) pelo show, 18 pelo tour e centro e trinta pela ida ao interior, com pouso de uma noite e a inclusão das refeições.
Com Valdemar e Marco Aurélio na Praça da Revolução.

A saída para o tour foi imediata, a partir do próprio hotel, que se situa no bairro do Vedado. Iniciamos o tour pelo próprio Vedado com uma visita à Praça da Revolução, o local das grandes manifestações políticas. Ali está o memorial a José Martí, o idealizador da independência (1898) e os enormes rostos de Chê e de Camilo Cienfuegos em prédios da administração pública. Ali também se situa o Teatro Nacional e a Biblioteca Nacional José Martí. 

O tour continuou pela Habana Centro, passando pelo Museu da Revolução, pelo Capitólio e pelo teatro Alícia Alonso, seguindo para Habana Vieja, onde fizemos uma parada para visitar as quatro praças do bairro antigo, por onde a cidade começou. Ali se localizam as grandes atrações históricas da cidade e as que fazem parte de seu folclore, como a Bodeguita del Medio e o bar Floridita, que se tornaram famosos pela constante presença neles do grande escritor Ernest Hemingway. Também foi o nosso primeiro contato com os produtos tipicamente cubanos como o rum e os famosos charutos, que são incrivelmente caros.
Em Habana Vieja a histórica catedral de San Cristobal.

Depois fomos para fora da cidade para conhecer as fortalezas do Castilho del Morro e de San Carlos de La Cabaña fundamentais na proteção da cidade. Na fortaleza de San Carlos ocorre o famoso canhonaço todos os dias as 21 horas, junto com um cerimonial militar. As vistas da cidade são muito bonitas e permitem uma bela visão panorâmica da cidade, especialmente o bairro primeiro da Habana Vieja.
Na famosa Bodeguita del Medio, tomando um Mojito junto com o Valdemar. O mojito era uma das bebidas preferidas de Hemingway.

O tour foi encerrado com um almoço num local muito bonito. Muito verde e decoração com os motivos da revolução cubana. Fotos históricas de Chê, Fidel e Camilo Cienfuegos. Ouvimos de um dos funcionários do restaurante a misteriosa história de Cienfuegos, do misterioso desaparecimento de seu corpo após um acidente aéreo, logo após a revolução. Camilo junto com Chê foram os comandantes das duas colunas responsáveis pela vitória da revolução de 1959. O seu carisma e popularidade eram enormes. Vou pesquisar sobre ele. As suspeitas sobre a sua morte nunca atingem Fidel, um homem inabalável em seu prestígio e lealdade a causa da revolução. Fidel não foi o primeiro chefe do governo revolucionário e sim, Manuel Urrutia, um político sem partido (3 de janeiro a 18 de julho de 1959).
Um dos endereços preferidos de Hemingway em Havana, junto com o outro bar A Floridita.

Aliás, me permitam um parêntesis. Escrevo este post no dia 26 de julho, possivelmente a mais significativa data da história da Cuba revolucionária. A data remete ao ano de 1956, à tentativa da tomada do Quartel de Moncada, que marcou o início do movimento revolucionário que seria vitorioso em 1959. Fidel foi preso e fez a sua famosa defesa num documento muito conhecido A História me absolverá. Da prisão foge para o México, onde organiza a volta ao país no barco Granma. Voltarei ao tema.

O almoço servido foi de muito boa qualidade, de temperos com muito sabor, uma característica comum da cozinha cubana. O tour se encerrou, deixando os seus participantes em seus devidos hotéis. Assim pudemos conhecer muitos deles. Fim de tarde, já em casa, banho tomado e preparadíssimos para aquilo que seria inesquecível. Assistir o show do Buena Vista Social Clube.
Decoração do restaurante onde almoçamos. Os herois da revolução estão onipresentes.

Lembrei muito de casa, das inúmeras vezes que assisti o filme documentário produzido pelo Wim Wenders e das muitas vezes em que presenteei amigos com este filme. Fico com a frase inscrita no DVD para sintetizar o show: "Toda a sensualidade e o calor do ritmo mais envolvente do planeta". Foi uma noite memorável que voltarei a comentar. O show é apresentado num restaurante famoso de Habana Vieja, chamado  Legendários del Guajirito). O show tem apresentação diária às 21h30 e tem duração de duas horas.
Já no táxi para ir ao show do Buena Vista Social Club. Um charme só.


Creio que todos conseguem imaginar a noite de sono tranquilo sob o embalo deste maravilhoso show. Depois, em visita ao cemitério de Colón, reverenciei a memória de Ibrahim Ferrer Planas (1927 - 2005), que tem túmulo bem destacado. Pelo dia passado, Havana nos prometia muitas emoções mais. O dia seguinte seria dedicado integralmente ao bairro Habana Vieja.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.