terça-feira, 11 de outubro de 2016

Golpe 16. Um golpe não é, um golpe vai sendo...

Termino de ler o quarto livro sobre o golpe perpetrado contra a democracia brasileira e consumado no dia 31 de agosto de 2016. O livro tem por título, exatamente este fato - Golpe 16. O livro é organizado por Renato Rovai, blogueiro e editor da revista Fórum. A edição conta com prefácio do ex presidente Lula e com uma maravilhosa e ilustrativa entrevista com a presidente golpeada, Dilma Roussef. Ao todo, 23 autores comparecem com os seus preciosos textos.
Um livro que registra o golpe 16 para a posteridade.


No prefácio Lula nos esclarece: "É um registro de fatos que provavelmente ficariam escondidos se a narrativa fosse feita apenas por aqueles que trabalham para empresas que apoiam a  desestabilização democrática. Desejo que este livro se torne um manual, um guia de leitura para que o que está acontecendo hoje nunca mais se repita. E desejo que muitas outras iniciativas como essa prosperem para que a gente possa restabelecer e aperfeiçoar a democracia no Brasil". Perfeito.

Os autores são jornalistas, professores universitários e blogueiros, em sua maioria. Os artigos estão ordenados por temas, que, creio valem a pena ser apresentados: Um golpe não é, um golpe vai sendo...; De 2013 a 2016, quem dominou a disputa nas redes do Brasil?; A blogosfera na resistência ao golpe midiático; Comitê pró democracia: uma trincheira dentro do Parlamento; O ódio como discurso político propagado nas redes e nas ruas a serviço do golpe; A caça às bruxas: o fator machismo; O golpe contra o avanço no combate ao racismo; O dia em que o golpe vazou; O golpe da classe média e do senso comum; O avanço do conservadorismo não é um fenômeno apenas brasileiro; O jornal do golpe; Ocupa tudo! Extinção, ressurreição e insurreição da cultura; Os muitos preconceitos do golpe; Globo, a central de manipulação do golpe; O golpe e a criminalização dos movimentos sociais; As conspirações golpistas: o fator geopolítico; O PIG e o Cunha; O jornalismo de guerra contra a democracia; O começo de tudo; Como o golpe atacou a liberdade de expressão; Ecos do passado: a voz de Carlos Lacerda no golpe de 2016; O golpe em rede e a mobilização do senso comum e a "República de Curitiba".

Entre os autores, alguns são mais conhecidos, outros menos. A característica comum que os une é o fato de serem especialistas nas áreas por eles trabalhadas nos diversos textos. Na mesma sequência dos temas acima apresento os autores: Renato Rovai; Adriana Delorenzo; Altamiro Borges; Bia Barbosa; Conceição Oliveira; Cynara Menezes; Dennis de Oliveira; Eduardo Guimarães; Fernando Brito; Gilberto Moringoni; Glauco Faria; Ivana Bentes; Lola Aronovich; Luiz Carlos Azenha; Marco Weissheimer; Miguel do Rosário; Paulo Henrique Amorim; Paulo Nogueira; Paulo Salvador; Renata Mielli; Rodrigo Vianna; Sérgio Amadeu Silveira e Tarso Cabral Violim.

Pessoalmente me impressionaram mais os temas que não fazem parte da mídia diária como as baixarias que foram proferidas contra a presidente Dilma no capítulo da caça à bruxa e o do golpe contra o avanço no combate ao racismo e ainda o que apresenta a criminalização dos movimentos sociais por parte do governo golpista. Mas o grande valor do livro está no fato de ser ele uma espécie de crônica diária da articulação e do desenlace do golpe. Assim se constitui realmente num grande documento para a posteridade e fonte de pesquisas futuras para este triste capítulo da história da nação brasileira, que tanto insistem para que não seja. Existe uma verdadeira competição para ver quem entre os golpistas mais se destaca em ser subalterno.

Mas o livro reserva para as suas páginas finais, da 201 a 223, a sua maior preciosidade. Uma entrevista com a presidente golpeada, Dilma Rousseff para  Maíra Streit e Renato Rovai, concedida no Palácio da Alvorada, no dia 2 de agosto de 2016, bem no calor dos acontecimentos. Um verdadeiro documento para a posteridade com dados de bastidores da trama do golpe, vistos por quem o sofreu e que o sentiu muito proximamente. O livro também não deixa de mostrar erros do governo golpeado e que permitiram a articulação do golpe. Em suma, mais um belo livro com uma pluralidade de vozes sobre este momento tenebroso para a democracia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.