quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Planejamento Atividades 2014. APP-Sindicato - Irati.

Como participei das atividades  do Fórum Permanente de Controle e Fiscalização dos Recursos da Educação, em sua 13ª Sessão, em outubro de 2013, na cidade de Arapongas e lá esteve presente a professora Tatiana Maia, presidente do Núcleo Sindical da APP-Sindicato de Irati, agora recebi dela o honroso convite para participar das atividades de planejamento daquele núcleo da APP-Sindicato. Plenamente aceitei o convite para fazer uma análise de conjuntura da realidade brasileira, para a partir da visão desta realidade, fazer o planejamento das atividades.
Da participação nossa no Fórum realizado na cidade Arapongas.

Ficaríamos três dias numa pousada em Rio Azul e eu faria duas intervenções neste encontro. Primeiramente falaria aos diretores do núcleo e num segundo momento falaria às professoras e professores dos municípios da região de Irati, verdadeiras lideranças regionais, exercendo importante influência. Participei de mais uma atividade, quando foi analisado um documento de autoria de Paulo Vannuchi, intitulado Valores do militante e dirigente sindical. Os valores focados foram os da solidariedade, do compromisso, da democracia e da honestidade. Terminava com uma análise sobre a mística, sobre a sua necessidade, em meio a um mundo dominado pela racionalidade.
Participantes das atividades de planejamento do núcleo sindical de Irati, em Rio Azul.

Pautei a minha fala sob duas frases, postas como epígrafes. A primeira foi a de Paulo Freire, a de que "a leitura do mundo precede a leitura da palavra" e a segunda, eu a retirei do livro de Jean Claude Forquin, Escola e Cultura, de que "ninguém pode ensinar verdadeiramente se não ensina alguma coisa que seja verdadeira ou válida a seus próprios olhos". Em síntese, eu preciso me situar no mundo, conhecer os seus mecanismos de funcionamento e a partir daí, com convicções firmadas, definir a direção do meu trabalho e das minhas atividades nesta mesma sociedade. No caso específico, planejar a direção das atividades do sindicato, para o ano de 2014, diante de seus principais eventos.

Muito mais do que dados conjunturais, sempre procuro inserir em minhas falas elementos estruturais, pelo simples fato de que estes são permanentes. Assim eu comecei examinando o pensamento da elite brasileira sobre o país, anterior a 1930. Ela apontava para a impossibilidade de qualquer êxito para o Brasil, uma vez que este país trazia a marca de determinismos impossíveis de serem removidos, determinismos biológicos, de raça e de fatores climáticos. Tínhamos a presença de raças inferiores em meio a nossa população e estas raças, para a complementação de nossas desgraças, ainda haviam se misturado. Numa adaptação da frase de Dante, nós aqui diríamos: "Deixai toda a esperança, vós que aqui estais", em vez do original, que subtrai a esperança para aqueles que entrassem no inferno. Aqui você já estava irremediavelmente perdido pelo simples fato de aqui ter nascido. Terrível.
Outra vista dos participantes das atividades de planejamento, realizadas em Rio Azul, pelo núcleo sindical de Irati, da APP-Sindicato.

Passamos pelos anos 1930, pelos modelos de desenvolvimento econômico, auto sustentados e de dependência, pela ditadura militar e a concentração de renda pela via da repressão. Passamos pelos movimentos da anistia, pelas diretas já, pela Assembleia Nacional Constituinte,  e pelos movimentos surgidos a partir da organização da sociedade em suas bases, como o renascer dos sindicatos, dos movimentos sociais e de um partido socialista e de massas, qual seja, o Partido dos Trabalhadores. Como os anos 1990 foram marcados pelos governos FHC e a primeira década dos anos 2000 pelos governos do PT., nos detivemos na análise das diferentes concepções que nortearam estes governos: a concepção neoliberal, de prioridade ao mercado e de seus valores, de competição, de seleção e a consequente exclusão social e a concepção pós neoliberal, de privilegiar políticas de crescimento econômico, com distribuição de renda, de combate a miséria e de políticas afirmativas para a construção da igualdade.

Também mostramos os resultados econômicos e sociais gerados por estes modelos que se contrapõem. Fizemos uma análise da correlação de forças e refletimos sobre a nossa inserção neste quadro e diante das eleições deste ano de 2014.  Foi o trabalho de leitura do mundo que fizemos. Devo dar o testemunho de como efetivamente as pessoas sentiram a melhora e, a percepção desta melhora, embora ainda persistam algumas dúvidas em relação às políticas afirmativas e de construção da igualdade social. A concepção liberal  e racionalista de homens livres e iguais está profundamente arraigada.
Em Rio Azul tem a capela do Senhor Bom Jesus. A pintura desta capela é arte única e inigualável. Foi pintada por um excêntrico pintor, chamado Antônio Petrek.

Também gostei da disponibilidade das pessoas, da diretoria do núcleo, no sentido de assumirem tarefas, afinal, estávamos fazendo planejamento. Quanto às professoras municipais o foco maior foi dado para a necessidade de organização, frente as realidades das atuais políticas educacionais, no sentido de garantir piso salarial nacional e estruturas de carreira que melhorem as condições de trabalho dos educadores e de melhoras para o quadro educacional como um todo. Afinal, uma verdadeira revolução educacional se torna necessária e que esta gere impactos positivos sobre a qualidade deste processo.

Quero deixar aqui registrados os meus agradecimentos, especialmente à professora Tatiana, a presidenta do núcleo sindical e à professora Manoela, a professora da cidade anfitriã, a cidade de Rio Azul. Não cito os demais nomes, por medo de omitir algum e, assim cometer injustiças. Gostei muito do encontro e creio que a frase de abertura do meu blog, a frase de Einstein, se tornou realidade. "A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.