segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Diário de uma viagem. Érice - Trápani - Palermo.

Depois da visita com guia local pelo Vale dos Templos em Agrigento, seguimos viagem até Érice. Viajávamos pela planície, quando de repente estávamos à frente de uma montanha de 750 metros de altura, com uma cidade em cima. Com uma bela cidade em cima. A montanha se chama Eryx, donde lhe advém o nome de Érice. É uma cidade de origem fenícia, posteriormente dominada por Cartago e disputada por gregos e romanos.  O historiador grego Tucídides conta que ela teria sido fundada pelos troianos, após a perda da guerra de Tróia. Já Virgilio, em sua Eneida, aponta que Anquises, o pai do herói troiano Eneas, teria morrido na cidade de Trápani, que se situa no sopé do monte.
Vista da porta Trápani, uma das portas de entrada da cidade de Érice.

A Eneida é uma obra de Virgílio, encomendada pelo imperador para fomentar o espírito patriótico em Roma. E o fez com maestria. Nela Eneas vai ao encontro de Anquises, nos ínferos, para lhe pedir conselhos sobre o bom funcionamento de uma cidade. Visa assim dar consistência sobrenatural a leis humanas. Por causa dessa viagem que Virgílio faz ao mundo do além, com o seu personagem Enéas é que Dante Alighieri toma a Virgílio como o seu guia na viagem pelo inferno, em sua Divina Comédia. Espetacular! Sempre falei para os meus alunos do curso de publicidade e propaganda que a obra de Virgílio era a primeira grande peça publicitária do mundo.
Por ali também teria passado Pirro, o rei grego do Épiro, que a teria conquistado e libertado do domínio cartaginês, ao menos por um ano. Teria sido essa uma das vitórias de Pirro?
Olha o maravilhoso colorido dessa lojinha de souvenir em Érice. Veja a Trináchia, no lado direito da foto.

As vistas lá de cima são maravilhosas e as paisagens sempre estão envolvidas em névoa. Não consegui nenhuma foto de paisagem que me agradasse. As belezas de Érice são quase todas medievais, com a forte presença da religião, por suas igrejas, castelos e mosteiros. Tem castelos, fenícios, mouros e normandos. As suas ruas são muito estreitas e as lojas são revestidas de um colorido maravilhoso. Louças, doces e tapetes constituem a festa dos turistas. Suas muralhas são conservadíssimas.

Vista de uma das muitas igrejas e um castelo da cidade de Érice.

A cidade possui hoje em torno de 25.000 habitantes. Ela não foi poupada pelos aliados, sendo intensamente bomabardeada na segunda guerra mundial. Também vimos os famosos vinhos de Marsala. A cidade de Marsala fica muito próxima. A Sicília produz o dobro de vinhos do que a famosa região da Toscana.
A descida do morro nos levou à cidade de Trápani, uma cidade histórica, sempre ligada à história de Cartago. É cidade portuária e é conhecida como a cidade do sal. Ela tem um desenvolvimento mais recente, especialmente em função das atividades turísticas. Os seus muitos templos integram o barroco siciliano.
Uma das praças da cidade de Palermo, a famosa praça dos Pelados.

A viagem prosseguiu até Palermo. A cidade, com o seu entorno, possui mais de um milhão de habitantes. É a principal cidade da Sicília e a quinta da Itália. Aí ainda tivemos um belo jantar incluso no pacote. sentimos também o peso do trânsito, é algo caótico, mas nada comparável com Curitiba. A visita a Palermo e a vizinha Monreale nos aguardaria para o dia seguinte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.