quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Diários de uma Viagem - Grécia Itália e Espanha - Expectativas.

Depois da aposentadoria, mais uma decisão a ser tomada. Quando efetivamente parar de trabalhar. Sempre me senti bem numa sala de aula. Nunca esperava apenas o mês passar e receber o salário, como certa vez ouvi alguém falar. Mas o entusiasmo foi diminuindo, por uma série de fatores. Uma decisção foi tomada. Paro no final do primeiro semestre de 2012. Para não dar oportunidade a dúvidas, assumi um compromisso que envolveria boa parte dos meses de agosto e de setembro, o que tornaria a minha decisão irreversível.
Há tempos alimentava o sonho de uma viagem para a Europa e mais precisamente, para o meu caso, como professor de filosofia, de história e afins, uma viagem para os locais de origem da nossa civilização. Isso só poderia ocorrer se fosse para a Grécia e para a Itália. Uma pequena passagem pela Espanha veio de acréscimo. A viagem seria pela Ibéria e haveria uma escala em Madrid. Então, por que não fazer uma parada aí.
Não tenho espírito aventureiro para fazer uma viagem dessas por conta, sem translados agendados nos aeroporto, sem hotéis e sem um roteiro pré estabelecido. Não sei se isto realmente torna uma viagem mais cara. Mas, em todos os casos a comodiadade compensa. Há tempos vinha programando esta viagem com um amigo de longa data, que tinha maior interesse em conhecer a Itália, terra de seus antepassados, o professor Sérgio Marson.
As viagens que fiz pelo Brasil pela companhia CVC, a credenciaram para ser procurada também para este pacote internacional, mas não encontramos o roteiro que mais diretamente atenderia os nossos interesses. Afinal de contas, turismo é um negócio e os roteiros são feitos de acordo com os interesses das companhias de turismo. A própria CVC nos colocou em contato com a empresa espanhola Europamundo, que tem flexibilidade em seus roteiros. Você pode entrar e sair dos roteiros, durante os percursos. Em fevereiro compramos o pacote, o que também implicou na escolha da data da viagem. Agosto e setembro. Alta temporada e férias de verão. Muita gente. Sabíamos disso. Em compensação nada de frio e dias bem longos. Não imaginava temperaturas em torno ou acima dos 40 graus, ao menos no início da viagem. Isto em Roma e Atenas. Ao final, já em setembro, as temperaturas foram bem amenas.
O espírito que me acompanhou na viagem foi o de me ter dado um presente. Um presente como uma recompensa por 43 anos de trabalho como professor. Não foi a minha primeira experiência de Europa, pois em 1995 passei o mês de outubro nas escolas de formação sindical da Alemanha, num convênio com a DGB, a central sindical alemã e a Friedrich Ebert Stiftung. Foi um aprendizado maravilhoso.
Bem, o tempo foi passando e julho chegou. As atividades de trabalho foram efetivamente encerradas e ocorreram as despedidas dos colegas de trabalho. Assim o dia 13 de agosto, o dia do embarque também chegou. Ansiedades, apenas as normais. Algumas preocupações, com certeza. A maior delas, a greve da polícia federal, ou melhor, a realização de suas operações padrão. Depois eu conto.
Alguns remedinhos básicos, protetor solar (fundamental) e obviamente, alguns euros me acompanharam.
Na Grécia as seguintes cidades constariam de nosso roteiro, nomino-as pela ordem de passagem e depois - no diário - falarei de cada uma delas: Igumenitsa, Ioanina, Kalambaca, Delfos, Atenas, Corinto, Epidauro, Nauplia, Olímpia e Patras.
Na Itália, também por ordem de passagem foram as seguintes: Roma, Loreto, Ancona, Brindisi, Trani, Castel del Monte, Nápoles, Capri, Sorrento, Salerno, Padula, Paola (passagens  pela Vila San Giovanni e Messina - a travessia para a Sicília), Taormina, Siracusa, Noto, Agrigento, Monreale, Palermo e de novo Nápoles (volta ao continente por ferry), Pompéia, Cassino, Roma (só para entrar no novo roteiro, rumo ao norte), Florença, Pisa, Cinque Terre, Gênova, Porto Fino, Milão, Região dos Lagos (junto a Suíça), Bérgamo, Verona, Veneza, Pádua, San Marino (uma república independente dentro da Itália), Gubbio, Perugia, Assis e novamente Roma.
Na Espanha visitamos Madrid, a cidade de Toledo e fizemos uma visita ao EL Escorial. Finalmente, depois de 28 dias voltamos a São Paulo e Curitiba, com tudo isso em nossas costas. Me preparei para a viagem, ou melhor, fiz muitas viagens antes de viajar, pela internet, obviamente, procurando conhecer minimamente algo de todas estas cidades a serem visitadas. Creio que todos conseguem imaginar as expectativas que foram geradas. Dias de muito entusiasmo e júbilo, pois afinal de contas, uma viagem dessas, não se faz a todo momento. Fiquei alguns euros mais pobre (tem que pagar o cartão) mas fiquei infinitamente mais rico em cultura e em experiência, coisa que jamais o dinheiro faria por mim (Só para não esquecer os Manuscritos Econômico Filosóficos).
Durante a viagem fiz alguns apontamentos, sem os quais certamente não conseguiria reconstruir este diário, esta viagem que pretendo agora contar e compartilhar e fazê-la, através desse contar. novamente.