terça-feira, 2 de setembro de 2014

Peixe à pantanal. - Receita do Giovani.

O meu post de hoje é fotográfico. Recentemente visitei o meu amigo Giovani, que mora em Dourados, no MS. Chegamos, eu e o meu filho Alexis, ao final de tarde de um sábado. Logo começou o encaminhamento do preparo do peixe com o qual ele nos recebeu. A sequência de seu preparo obedeceu a toda uma liturgia, quase sagrada. Como é bom rever amigos e, melhor ainda, quando se é assim tão bem recepcionado.
Este é o meu amigo Giovani. Aqui começa o preparo do peixe. As folhas de bananeira já tinham sido devidamente providenciadas.

As folhas são levadas ao fogo para serem levemente abanadas ou ligeiramente abafadas.

Da nervura da folha são retiradas tirinhas, que também precisam ser abafadas ao fogo. Elas servirão como uma espécie de barbante que não queima, para amarrar o embrulho com o peixe.

 O peixe deve ser temperado a gosto. Com ou sem recheio. No caso, ele não tinha recheio. O peixe escolhido foi um tambaqui. Ele é da mesma família do pacu. O passo agora foi o de embrulhar o peixe com todo o cuidado e fechá-lo com as nervuras da folha. A camisa não precisa ser necessariamente do Grêmio.

 Depois de embrulhado o peixe é levado ao fogo na churrasqueira, colocado em cima de uma grelha. A churrasqueira deve estar bem aquecida, com um bom braseiro e sem chamas. Assim deve ficar por uma hora, para cada um dos lados.

Depois do devido tempo ao fogo, o peixe é retirado da churrasqueira e a folha de bananeira deverá ser descartada. O couro do peixe estará grudado na folha e sairá junto. Assim ele está pronto para ser servido, de preferência com um arroz branco. Também pode ser acompanhado de pirão.

Ao final, deixamos o peixe assim e ainda sobrou para o dia seguinte.

Os comensais do banquete. Os anfitriões Jayne e Giovani e os convidados, o Alexis e eu. O meu amigo Giovani é um artista. Um artista no preparo de uma comida, no toque de uma gaita, de um violão ou de uma viola caipira, mas acima de tudo um artista do bem viver. No momento, o brinde de celebração de uma grande e longa amizade e da arte do bem viver. Da oração constava: "Fazei Senhor, com que estes encontros se repitam com mais frequência".







2 comentários:

  1. iSSO É QUE É VIVER, BOMS AMIGOS, BOA MÚSICA,COMIDA FARTA E PAZ DE ESPÍRITO, QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA SEMPRE COM VCS.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana. Cultivamos bastante esses valores. Agradeço o comentário.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.