domingo, 18 de agosto de 2019

Europa 2019. 7. GOSLAR - BERLIM - POSTDAM.

25 de julho. Quinta feira.  Lembrando que 25 de julho é a data da imigração alemã no Brasil. Neste dia, no ano de 1824 chegavam em São Leopoldo, os primeiros imigrantes alemães vindos da região de Hunsrik, em virtude das consequências das guerras napoleônicas e de um acordo celebrado com o Império brasileiro. Esta história é muito pouco conhecida aqui na Alemanha. Mas voltando ao roteiro, praticamente repetimos o tour do dia anterior na cidade. Isso ocorreu porque turistas vindos de outras regiões se integraram ao nosso grupo.

Igreja destruída de Hannover. Monumento Memória e a águia, o símbolo de Goslar.

O primeiro destino do dia seria a encantadora cidade de Goslar, de 40.000 habitantes, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade. Cidade de muita história, que vem desde o Sacro Império Romano Germânico, e passa pela Liga Hanseática, uma Liga Comercial ligada ao mar Báltico. É a cidade da mineração de prata e em que muitos se dedicaram à atividade da caça. É cidade de muitos carvalhos e faias e, acima de tudo, de muitas lendas, de muita imaginação e, por isso mesmo, de muita literatura. Ali estiveram os irmãos Grimm recolhendo contos populares, que tanto inspiraram Walt Disney. Ali também esteve Goethe, recolhendo histórias da mitologia nórdica, para a composição do seu maravilhoso Fausto.
Aspectos de Goslar. Assistimos até a uma apresentação.

Era uma cidade sede, cidade de eleitor, do Sacro Império Romano Germânico. A construção de seu palácio, remonta ao ano de 1005. É, portanto, uma cidade fortemente medieval e católica, conhecida como a Roma do norte, em virtude de suas muitas igrejas católicas. E onde o catolicismo dominou, há histórias de intolerância e de bruxas. Conta-se que havia muitas bruxas na cidade, o que se deve a forte presença da mitologia nórdica, numa região de muita magia, florestas e encantos. As bruxas são o souvenir mais típico da cidade. Bruxas boazinhas, nos dizem os vendedores destas lembrancinhas. Outra história interessante é a de que a cidade retirou um título de cidadania que concedera a Adolf Hitler, durante a época do nazismo.  Como é bom não ser muito precipitado nestas coisas.
Consegui flagrar uma bruxa boazinha.

Saímos deste encanto de lugar para chegarmos a Berlim, ainda no final da tarde. Repetimos os mesmos lugares que visitamos no primeiro dia em Berlim, isto é, o Portão de Brandemburgo, o Monumento do Holocausto e os lugares de Memória do Muro de Berlim. Fim de tarde com descanso para, no dia seguinte, iniciar o nosso segundo roteiro, que incluiria várias capitais europeias. O dia seguinte estaria reservado para a visita para a cidade imperial da Prússia, em Postdam, em cujos palácios se reuniram Churchil, Truman e Stalin para debater o futuro da humanidade, pós Segunda Guerra Mundial.
Começamos o dia com um passeio de barco no Lago Wansee.

Iniciamos a visita a Postdam com um passeio de barco pelo Lago Wansee para chegarmos ao Cecilienhof, o palácio dos Hohenzollern, construído durante a primeira guerra mundial e no qual foi realizada a Conferência de Postdam que selou os destinos da Europa no pós Segunda Guerra Mundial. O Cecilienhof é hoje, parte museu e parte hotel. Ficou em poder dos soviéticos durante o período da Guerra Fria. Em janeiro de 1942, neste mesmo local, o comando nazista aprovou a chamada "solução final", pela qual começaram a executar os judeus em seus campos de concentração. A partir deste momento começou a política de extermínio nos campos de concentração. Como veem, muita história, terrível história.
O famoso Cecilienhof, um palco vivo da história.


Depois do Cecilienhof, fomos aos jardins do Palácio de Sanssouci, isto é, ao Palácio sem preocupações, construído entre os anos de 1745 e 1747, por Frederico o Grande, o rei soldado, de formação e de gosto francês. Este gosto está refletido na construção do palácio em estilo rococó, da fase pré romântica. Mais os jardins do que o palácio, o fazem ser comparado a Versalhes. Os jardins são realmente magníficos e que a partir de 1990 receberam os restos mortais do imperador, conforme era o seu desejo. Durante o período da Guerra Fria estes locais eram extremamente vigiados e transformados nos locais de espionagem e controle dos soviéticos. É um dos locais mais visitados da Alemanha, recebendo anualmente mais de dois milhões de turistas. Terminamos o dia no bairro holandês, que simbolicamente representa os muitos intercâmbios realizados após a Segunda Guerra. No dia seguinte o desdito seria a cidade de Praga.
Aspectos do palácio de Sanssouci em Postdam.

Mas, antes ainda, uma palavra sobre a Alemanha atual. Ela é composta de 16 Estados, sendo três deles cidades Estado. Vejamos: Baden - Wüttenberg (Stuttgart) - Baixa Saxônia (Hannover) - Baviera (Munique) - Berlim (cidade Estado) - Brandemburgo (Postdam) - Bremen (cidade Estado) - Hamburgo (cidade Estado) - Hesse (Wiesbaden) - Mecklemburgo - Pomerânia Ocidental (Schwerin) - Renânia do Norte/Westfália (Düsseldorf) - Renânia-Palatinado (Mogúncia/Mainz) - Sarre (Saarbrücken) - Saxônia (Dresden) - Schleswig-Holstein (Kiel) e a Turíngia (Erfurt). Ela se formou a partir da reunificação no ano de 1990.
Os 16 estados da República Federal da Alemanha.

É hoje a quarta economia do mundo, com 4,2 trilhões de dólares de PIB, ocupando a quarta posição mundial, atrás dos Estados Unidos, da China e do Japão, respectivamente. Sua população gira em torno de 83 milhões de habitantes. A economia está em grande desenvolvimento, goza de pleno emprego e de absoluta estabilidade política. Ângela Merkel está no poder desde o ano de 2005 e integra a coligação conservadora da CDU. O país, conforme pude constatar, é um único canteiro de obras. É muita riqueza e determinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.