terça-feira, 18 de junho de 2013

A Conferência Municipal de Educação em Cruzeiro do Oeste.

Foi muito grande a minha satisfação de participar também da Conferência Municipal de Educação na cidade de Cruzeiro do Oeste. Na minha vinda ao Paraná, Cruzeiro do Oeste rivalizava com Umuarama. Em Cruzeiro estava a sede de quase todos os órgãos regionais do estado, mas Umuarama tomou a dianteira. Creio eu que a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, um das maiores companhias colonizadoras do mundo, exerceu papel decisivo em favor de Umuarama.
A mesa das autoridades na Conferência Municipal de Educação de Cruzeiro do Oeste. Observem o detalhe do vaso com flores, evidenciando a presença do CUIDADO na organização.

Nos idos de 1969, em Cruzeiro se falava de João Cigano como prefeito e se falava também, embora bem menos, de um tal de Zé Caroço, que não era ninguém mais, nem ninguém menos do que José Dirceu, refugiado nestas plagas, nestes tempos cinzentos de chumbo da ditadura militar.  Uma das maiores amizades que eu tive em Umuarama, e me considero um privilegiado por isso, foi o Dr. Ivo Soma, que era a pessoa com a qual José Dirceu se relacionava com o mundo. José Dirceu tinha uma loja de confecções. Olhem aí, dados para uma biografia e não difamações, como o recente livro sobre o eminente político.

Confesso que tive uma preocupação com o êxito da Conferência. Um sábado, dia de jogo da seleção brasileira e, uma chuva torrencial se anunciava e que de fato, veio. Esta preocupação se desfez desde o momento da chegada. O evento ocorreu no centro cultural do município, que já se encontrava lotado, quando da nossa chegada. Mas o que chamou muita atenção foi a organização do evento. Tudo foi detalhadamente planejado. Havia um diferencial em tudo. Em torno de 250 pessoas participaram da Conferência. A Conferência fora organizada pelo Cuidado. Deixo aqui a fábula mito do cuidado.http://www.blogdopedroeloi.com.br/2013/04/a-fabula-mito-do-cuidado.html para todos entenderem o significado que estou dando. A coordenação da Conferência estava a cargo da Secretária Municipal de Educação, professora Maria de Lourdes Moretto.

Flagrante da apresentação do grupo de dança da cidade de Cruzeiro do Oeste. Um belo momento de sensibilidade.

Constituída a mesa das autoridades, foram feitas as solenidades de praxe. Uma cerimônia religiosa, de prática ecumenista, foi celebrada. Seguiram-se falas das representações, da secretária municipal de educação e da vice  prefeita, Dayana Aparecida Mazzer. Desfeita a mesa, houve um lanche e os trabalhos foram reiniciados, com uma bela apresentação de dança, por sinal, linda e belamente sensual. Sensibilidade pura. Quero destacar o fato de que esta foi a primeira Conferência que a cidade realizou.

Depois foi apresentado, de forma bem didática, o significado da Conferência. Então me coube a palavra. Destaquei no início da fala, em forma de homenagem, a lembrança de duas pessoas que foram muito significativas para a educação da cidade. Os professores João da Luz e João Risseto, que lá do paraíso devem ter dado uma espiada no evento, quando ouviram uma referência a seus nomes, ou aquele barulhinho que faz quando alguém mexe no FB da gente. Dois baluartes da educação da cidade e, acima de tudo, pessoas maravilhosas.
Em companhia de dois vereadores, que fizeram questão do registro do momento.

Na fala, como nas outras cidades em que já falei, dei destaque para as palavras democracia, direitos e da educação como direito. Passamos de relance a história da evolução dos direitos, destacando o seu caráter sócio histórico cultural, e da educação escolar, até ela chegar a sua condição de escola pública, gratuita e universal. Destacamos ainda as contradições da educação numa sociedade capitalista, dividida em classes e o caráter dual que a escola tomou pelo fato de estar inserida numa sociedade dual, também ela receber esta mesma configuração. Numa sociedade dual não poderia haver uma escola única, igual para todos. Falamos do Estado brasileiro e de sua relação com os direitos, constatando que, historicamente, ele sempre foi mais um Estado Warfare do que Welfare, mais um estado de gerra, de mal-estar, do que de bem-estar.
O registro da minha participação na Conferência. Destaque para a permanência do prefeito e da vice prefeita, até o encerramento dos trabalhos.

Falamos dos projetos políticos e educacionais em disputa no Brasil e no mundo e da importância da nossa participação na construção, tanto do Plano Nacional de Educação (PNE), quanto do Sistema Nacional de Educação (SNE), de cuja elaboração está se falando, embora tardiamente, pela primeira vez no Brasil. E deixamos o alerta: se nós não o fizermos, outros o farão. Poderemos ter um PNE e um SNE que tenha a marca da nossa participação e que nos dáará a noção de pertencimento, se não quisermos ter um plano imposto, a nos dar a noção do estranhamento, do alienamento e o executarmos de forma prostrada e resignada. É..., os projetos educacionais sempre foram envolvidas em um campo de batalhas.

Seguiram-se os trabalhos em grupo e a plenária final. Os trabalhos da Conferência foram antecipados em seu horário e se encerraram por volta das 13:00 horas para fugir da competição com o jogo da seleção brasileira.

Quero registrar os mais profundos agradecimentos a todas as pessoas envolvidas na Conferência e que proporcionaram tão belo momento para fazermos algumas reflexões em torno da educação e do nosso trabalho, enquanto educadores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.