quinta-feira, 26 de junho de 2014

Circuito mineiro. 2. As igrejas de São João Del Rei.

Visitei as igrejas de São João Del Rei, no mínimo, algumas três, outras quatro vezes. Numa primeira incursão, de forma espontânea, depois, junto com o Alemão, o meu guia e, ainda, para rever detalhes e fazer outras observações. Antes de falar das igrejas, darei alguns dados gerais da cidade. A sua origem histórica está ligada aos bandeirantes, que ali chegaram, ainda no final do século XVII, estabelecendo um porto de passagem, o Porto Real da Passagem. Depois, paulistas de Taubaté ali se estabeleceram a partir de 1701, para explorar o ouro, ali existente em abundância. A chegada dos portugueses não tardou, provocando um primeiro grande conflito entre os paulistas e os portugueses, na famosa Guerra dos Emboabas, vencida pelos colonizadores portugueses. Ali também estão plantados os primeiros sonhos da emancipação, com Tiradentes e os seus inconfidentes. Vejam a presença da história oficial, da história do vencedor.

O marco da fundação é o ano de 1705, com a fundação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar. A elevação à vila se deu em 1713 e em 1838 foi elevada à condição de cidade.  Conta hoje, com 88. 405 habitantes. A cidade é essencialmente turística, sendo que igrejas, ladeiras, casarios históricos, museus e os Passos da Paixão são as grandes atrações. A cada feriado religioso a cidade recebe milhares de visitantes. A cidade também possui uma universidade federal, criada em 2002 e que está vivendo uma grande expansão. A sua sede administrativa se localiza no mais famoso casarão da cidade, o Solar da Baronesa de Ituverava. A sua riqueza se complementa com a agricultura e o comércio e a sua riqueza histórica da exploração mineral ainda se faz presente. O destaque não é mais o ouro, mas o estanho.
A bela igreja de São Francisco de Assis, certamente a mais famosa da cidade. Em frente tem enormes palmeiras. Em seu cemitério, nos fundos está enterrado Tancredo Neves.

As igrejas históricas, datadas do século XVIII, são a sua grande riqueza. Em várias delas está presente a arte do Aleijadinho. Quatro de suas igrejas estão muito próximas uma da outra. Mas certamente a mais famosa, a de São Francisco, fica do outro lado do córrego Lenheiros, que divide a cidade. Sua construção data de 1749. Foi erguida pela Ordem Terceira de São Francisco. A organização em ordens religiosas era forma encontrada para se obter os recursos necessários para a construção. A igreja de São Francisco possui um altar central, seis laterais e os púlpitos para a pregação. O teto da igreja tem a forma do casco de um navio. Também é famosa pela presença de um lustre de cristal Bacarat, do qual existe apenas mais um outro, no museu do Louvre. Em toda a igreja é forte a presença do Aleijadinho. Conta-se até de um cano que ele recebeu e a sua revolta com o fato estaria cravada no frontispício da igreja, como procurarei mostrar numa foto.
Duas gravações na parte frontal da igreja de São Francisco. 1774, o ano do término da igreja e um J, que simbolizaria Judas e um $, simbolizando dinheiro. Não teriam pago o trabalho do Aleijadinho.

Outra igreja famosa é a catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Foi construída em 1721, em substituição à capela do Morro da Forca, incendiada por ocasião da guerra dos Emboabas. A irmandade do santíssimo Sacramento foi a responsável por sua construção. O seu interior é barroco e a sua parte externa já obedece ao estilo neoclássico. Tem, além do altar mor, seis altares laterais. No altar mor está o Pai Eterno, a Pomba do Espírito Santo e uma imagem da padroeira. Tem duas pinturas essencialmente famosas, vindas de Portugal, em 1732, representando a Última Ceia e Jesus em casa de Simão Cirineu.
A catedral basílica de Nossa Senhora do Pilar, a padroeira de São João Del Rei.

No final da rua direita está outra igreja maravilhosa, a de Nossa Senhora do Carmo, a igreja toda de branco. A construção foi iniciada em 1732 e concluída apenas em 1787. A sua construção ficou a cargo da irmandade de Nossa senhora do Carmo. Uma de sua torres teve que ser reconstruída, após ser destruída por um raio. No seu entorno estão os casarões históricos mais refinados da cidade. Foi nessa igreja que eu assisti a missa. Também é famoso o portão de ferro da entrada do cemitério desta igreja, que foi trazido da Inglaterra.
A igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Uma das igrejas mais cheias de detalhes é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Ela foi construída quando São João Del Rei ainda era um arraial, em 1708. A atual começou em 1719, quando já havia sido constituída a irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Negros. Por ser uma igreja de Nossa Senhora ela tem dela três imagens com muita história: de Nossa Senhora do Rosário, de Lourdes e de Fátima. Como é uma irmandade de negros ela tem também duas estátuas de santos negros, a de São Benedito e de Santo Antônio de Catalagirona. É uma das igrejas mais ricas em pequenos detalhes.
A magnífica igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Dois santos negros. São Benedito e Santo Antônio de Catalagirona.

Depois que você sobe uma grande escadaria, lá no alto você encontra outra igreja fabulosa, a de Nossa Senhora das Mercês. Dela merece um destaque todo especial o campanário incorporado ao corpo da igreja e dando uma bela e diferente configuração. No altar mor existem dois santos, lateralmente colocados, São Pedro Nolasco e São Raimundo Nonato e a imagem central só poderia ser a de Nossa Senhora das Mercês, com seus braços abertos, distribuindo as suas mercês. Em suas escadarias celebra-se em suas escadarias, a descida da cruz, uma das grandes festas da cidade. Ela está situada num lugar bem alto, donde se tem uma bela vista panorâmica da cidade.
Depois de uma escadaria, no alto de uma colina, a igreja de Nossa Senhora das Mercês.

 Neste lado esquerdo do córrego Lenheiros ainda existem duas igrejas não tão famosas, melhor dizendo, duas capelas, a de Santo Antônio e a do Divino Espírito Santo.

No outro lado do córrego, além da igreja de São Francisco encontramos ainda outras duas, também não tão famosas. A de São Gonçalo Garcia e a capela da santa casa, esta em estilo gótico. Ainda existe, fora do perímetro central da cidade, a capela Senhor dos Montes e um Cristo Redentor, com mirante para a cidade. Como podem perceber, a cidade está totalmente voltada para a sua religiosidade. creio que o meu panorama sobre as igrejas esteja mais ou menos completo.

  


4 comentários:

  1. Olá. Gostaria de saber se a imagem referente aos santos pretos ão Benedito e Santo Antônio de Catalagirona se encontra na Igreja do Rosário de Tabaté

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se tem alguma informação referente aos santos pretos que foram louvados pela irmandade da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Taubaté. É de extrema relevância para uma pesquisa.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  3. Mariana, não tenho nada sobre esta igreja. Mas já anotei na agenda, numa possível visita a Aparecida, incluir no roteiro a cidade e esta igreja de Taubaté. Agradeço o seu comentário.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana. Dei uma rápida pesquisada no Google e vi muito material sobre esta igreja, que, por sinal, está com sérios problemas de conservação e falta de recursos para a restauração. Na diocese de Taubaté, creio eu, você poderá encontrar informações. Agradeço a sua contribuição e está anotado na agenda uma próxima visita. Recentemente estive na região das Missões jesuíticas, no Paraguai, na Argentina e no Rio Grande do Sul. Monumental.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.