sábado, 8 de junho de 2013

Por que Santo Antônio é o santo casamenteiro?

Primeiramente um pouco de história deste santo, discípulo de São Francisco, com quem tem várias semelhanças, a principal, por fazer sermões aos peixes e também a dedicação de sua vida aos pobres, aos mais necessitados. Uma outra coisa, O santo Antônio de Lisboa e o santo Antônio de Pádua é absolutamente o mesmo santo.

Ele nasceu em Lisboa no ano de 1195 e fez os seus estudos em Coimbra. Impressionado com mártires franciscanos, ingressa nesta ordem religiosa. Depois fixou-se na Itália, na cidade de Pádua, que fica numa das mais belas regiões da Itália, não longe de Veneza e nem tão distante de Rímini e da Sereníssima república de San Marino, a mais antiga república do mundo. Deve ter sido um grande orador, destacando-se no combate à heresias de sua época. Recebeu a designação de "O martelo dos hereges".

Em Pádua existe uma enorme basílica a ele dedicada. Lá encontram-se os seus restos mortais. Ao lado do templo existe uma famosa estátua de Donatello, presente em quase todos os manuais de estudo de história, uma da primeiras estátuas  esculpidas em bronze, representando o herói militar Gattalamata, montado num cavalo. Diríamos então, que é uma estátua equestre. O santo morreu nas proximidades da cidade no dia 13 de junho de 1231, razão pela qual esta data é consagrada à sua memória.
A bela basílica de Santo Antônio, na cidade de Pádua. Nela se encontram os seus restos mortais.

Mas donde lhe vem a fama de ser o santo casamenteiro. Reproduzo aqui dois parágrafos que escrevi, quando falei da cidade, na qual estive no ano passado. Deixo inclusive, outra foto da basílica. Quem quiser acesso ao post, está aí o seu link.
http://www.blogdopedroeloi.com.br/2012/11/diario-de-uma-viagem-padua-san-marino-e.html

"A fama de casamenteiro não deriva de seus sermões a respeito de casamento, mas da fama de sua ajuda para moças pobres arranjarem dotes ou enxoval para a sua realização. Duas histórias estão relacionadas com essa sua fama: A primeira, uma moça pobre de Nápoles, que após muitas orações, recebe do santo um papel para ser entregue a um comerciante para trocá-lo por moedas de prata. Pensando no peso insignificante do papel resolveu atender o pedido. Para surpresa sua, o pagamento corresponderia a 400 escudos de prata. lembrou-se então que ele os havia prometido ao santo e, deu-os à moça, que assim pode se casar.
Vista de frente da Basílica de Santo Antônio.

A outra história está relacionada a uma moça belíssima que, no entanto, não arrumava pretendentes. Cansada de rezar para o santo, joga fora a sua imagem e atinge um belo jovem. Este vai lhe devolver a imagem e, imediatamente, diante de tanta beleza, se apaixona por ela. Na Basílica estão os restos mortais do santo. A sua construção é feita em diferentes momentos, entre 1232 e 1310 e uma reconstrução em 1522. É essa que lhe dá a fisionomia de hoje. O seu estilo retrata essas diferentes etapas. Ali está presente o românico, o gótico e o bizantino. Giotto e Danatello estão presentes em seu interior.
Na praça da Basílica também se encontra um dos monumentos mais famosos da cidade, presente em quase todos os livros didáticos sobre o Renascimento. A famosa estátua equestre de Donatello, esculpida em bronze".

Uma terceira história tem origem basca e deriva da fama do santo de aproximar os iguais. Conta a história que as moças saíam em procissão para a cidade de Durango e entravam num templo dedicado ao santo e a ele dirigiam as suas preces, com a finalidade de arrumar bons rapazes. Os rapazes também iam ao templo, porém, ficando do lado de fora, esperando a saída das moças, quando as convidavam para dançar. Aí então se aproximavam os iguais, os iguais em afinidades.

A imagem consagrada do santo o relaciona aos resultados do casamento.

A relação do santo com o casamento também deriva de sua imagem mais conhecida, com o menino Jesus nos braços. A criança em seus braços remete para a imagem, já dos resultados do namoro, do noivado e do casamento. Em Curitiba é famoso o bolo com estatuetas do santo. O bolo é comprado aos pedaços e quem comprar um pedaço premiado, isto é, quem encontrar a estatueta no pedaço de bolo, terá o seu pedido atendido. E... aqui onde moro, temos a igreja dedicada ao Santo, a igreja de santo Antônio, no bairro de Orleans. Certamente haverá grandes quermesses, como as haverá no Brasil inteiro, neste mundo afora.

Como os valores e a sua construção são construções históricas, culturais e sociais, e ganham conotações do mundo financeiro, a noite da véspera do dia treze, data dedicada ao santo, movimenta, e em muito, restaurantes e motéis, em noites certamente muito românticas e de juras de amor eterno, mesmo em tempos de tanta flexibilidade e de amor líquido.








2 comentários:

  1. Pedro Eloi Rech! Eu não conhecia a origem da designação de Santo Antônio " casamenteiro" Obrigado bela elucidação, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que bom. Os padres são grandes inventores de histórias. Tem gente que diz ser o vinho a causa ou a origem destas histórias. Em todo caso, são muito bem inventadas e contadas. Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.