sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

AS RELAÇÕES PERIGOSAS. Choderlos de Laclos.

Nota de rodapé da página 309: "Foi com esta correspondência, com a que a Sra. de Tourvel entregou ao morrer, e com as cartas confiadas à Sra. de Rosamonde pela Sra. de Volanges, que se formou a presente coletânea, cujos originais continuam em mãos dos herdeiros da Sra. de Rosamonde". Apresento esta nota para dar a centralidade desta tão diferenciada forma de contar as histórias de um romance. A Sra. de Rosamonde é tia do Visconde de Valmont e "amigo" do cavaleiro Danceny, namorado de Céline de Volanges, filha da Sra. de Volanges, que junto com a marquesa de Merteuil, são os principais personagens do romance - As relações perigosas, de autoria do francês Choderlos de Laclos.

As relações perigosas. Choderlos de Laclos. Abril. 1971.

O romance compõem-se exclusivamente de cartas, com algumas notas explicativas de rodapé, caso único, ao menos do meu conhecimento, de um romance escrito dessa forma. São ao todo CLXXV (cento e setenta e cinco cartas) cartas. O romance apareceu pela primeira vez no ano de 1782. Choderlos de Laclos nasceu no ano de 1741 e morreu em 1803. O romance é uma minuciosa crônica da época. O principal fato da época é fácil de detectar: o acontecimento de 1789, ou seja, o da revolução burguesa, ocorrido na França nesse ano. O romance, então, como uma descrição de seu tempo, nos remete aos momentos anteriores da Revolução Francesa, possivelmente, a revolução de maiores consequências de toda a história da humanidade. É a descrição de todo o tipo de patifarias de uma casta social que insistia em retardar os privilégios de uma época. Uma fruta apodrecida que insistia em não cair de sua árvore. Uma crônica de costumes, de costumes depravados, de moral putrefata.

As cento e setenta e cinco cartas ocupam 319 páginas, com letrinhas de quase necessidade de lupa para a efetuação da leitura. Está dividido em duas, ou três partes (conforme a edição), mas isso não faz grande diferença. O romance simplesmente segue uma sequência na ordem do acontecimento dos fatos. Os fatos fluem e a leitura prende a tua atenção. As cartas são curtas. Apenas as dos personagens mais perversos, como as do Visconde de Valmont e da Marquesa de Merteuil são um pouco mais longas. Uma página seria insuficiente para conter tanta maldade. Até a aparentemente boazinha menina, Cécile de Volanges (15 anos) é de um aprendizado rápido e fácil das maldades... E, como se aproveitam dela... Considerei que o livro seria de facílima adaptação para uma novela de televisão dos nossos tempos.

Nas análises que faço dos livros da coleção Os imortais da literatura universal, costume me servir das pequenas biografias e contextualização de obra que acompanha a coleção. Isso faz ainda mais sentido no caso de Laclos, um escritor não tão conhecido, em nossos tempos. Vejamos o que está dito sobre As relações perigosas. Antes ainda, deve ser dito, que Laclos era militar de carreira. Agora sim, vejamos: "Ser militar e escrever versos não lhe bastava mais. Queria fazer algo maior, como redigir um livro 'que fizesse escândalo e fosse comentado mesmo depois de sua morte'. Isso o levou a uma licença de seis meses para realizar esta sua façanha, com a qual ele tinha dois objetivos: "Desejava escrever contra os aristocratas, vis parasitas sentados no poder, e conquistar a glória através das letras". Em 1782 o livro estava pronto e o sucesso foi imediato. Conta-se que até a rainha Maria Antonieta, mulher de Luís XVI tinha um exemplar. Mas o que dizia o livro?:

"Diz um cronista da época que a marquesa de Coigny, após ler a obra, ordenou a seus criados: 'Aquele senhor magro e amarelo, de roupa preta, que vem aqui frequentemente... não estou mais para ele... Se ficar sozinho em sua presença, terei medo'. 

Escrito sob a forma de cartas trocadas entre as personagens, As relações perigosas mostra a decadência moral da sociedade aristocrática do século XVIII. A intenção do autor aparece claramente expressa no frontispício do romance, onde se lê: 'As relações perigosas, ou Cartas Recolhidas em uma Sociedade e Publicadas para a Instrução de Algumas Outras. Em seguida há a citação de Rousseau, tirada do prefácio da Nouvelle  Héloise: 'Vi os costumes de meu tempo, e publiquei as cartas'.

A história gira em torno do Visconde de Valmont e da Marquesa de Merteuil, indivíduos totalmente amorais e dedicados à 'arte da libertinagem', jogo ao qual se aplicavam com afinco os jovens ociosos da alta sociedade. A princípio interessado em conquistar a Sra. de Tourvel, mulher casada e virtuosa, Valmont acaba aceitando a contraproposta da sra. de Merteuil, empenhando-se na conquista da inocente Cécile de Volanges, noiva de Danceny. Assim teria a oportunidade de vingar-se do homem que, há muito tempo, o derrotara na conquista da própria Sra de Merteuil. Com uma frieza incrível e uma técnica perfeita, minuciosamente descrita, Valmont realiza com brilhantismo, a conquista de ambas: Cécile e a Sra de Tourvel".

É fácil de imaginar que o Cavaleiro Danceny, em nada gostou dessa história. Mas isso fica para o leitor descobrir. O autor, ao final, também adverte ao leitor de que ele não terminou de contar toda a história, deixando-a inconclusa. Adverte também que trocou todos os nomes. Assim toda a nobreza podia se sentir descrita. O livro necessariamente contém muita ironia, sátira, ódio, vinganças, trapaças e todas as maldades possíveis. Mas eu quero dar destaque a uma passagem sobre o ódio, devido a sua omnipresença nos dias de hoje, especialmente, na atual conjuntura brasileira. Ela é descrita pela presidenta de Tourvel: 

"Deixa-me cruel! Que novo furor te anima? Receias que um sentimento doce penetre em minha alma? Redobras meus tormentos; obrigas-me a te odiar. Oh, como o ódio é doloroso! Como corrói o coração que o destila! por que me perseguis ainda? Que podeis querer dizer-me ainda? Não me pusestes na na impossibilidade tanto de vos escutar como de vos responder? Não espereis mais nada de mim. Adeus senhor". É. O ódio interdita qualquer possibilidade de interlocução e de entendimento.



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