terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Jogo da Imitação.

Duas cinebiografias concorrem ao Oscar de melhor filme em sua edição de 2015. Teoria de Tudo mostra a vida do físico inglês Stephen Hawking e O Jogo da Imitação retrata a turbulenta vida do matemático, também inglês, Alan Turing, considerado o pai dos computadores e do desenvolvimento dos processos para chegar à inteligência artificial. São dois filmes muito bons e ambos concorrem a vários Oscars, entre eles, o de melhor filme.
Um filme memorável. Um gênio. Decifrou os códigos dos alemães tidos como indecifráveis.

O enredo de O Jogo da Imitação é relativamente simples. Retrata a vida do matemático inglês Alan Turing, mostrando o seu empenho em desvendar os códigos usados pelos alemães, ao longo da segunda guerra. Complicadas são as relações que envolviam o cientista, as próprias, com ele mesmo e com as de seu seleto grupo de gênios, do Bletchley Park, o ultra secreto grupo de enxadristas e matemáticos, reunido com a finalidade de ganhar a guerra com a arma da inteligência.

O sucesso dos alemães nesta guerra, em grande parte era atribuída a uma máquina, chamada Enigma, que criava códigos, tidos como absolutamente indecifráveis e que serviam como instrumentos de comunicação entre os comandos e as frentes de guerra. Para decifrar esses códigos, com essa missão impossível, é que foi criado o grupo do Bletchley Park.
Alan Turing e o grupo de Bletchley Park. A humanidade deve muito a esses meninos.

Se as relações humanas já costumam ser complicadas, imagina então, as que se dão entre vários gênios, reunidos em torno de um mesmo objetivo e compartilhando o mesmo espaço. Alan Turing tinha dificuldade especial em se relacionar. Era homossexual em tempos em que isso era considerado como um ato contra o pudor e, como tal, um crime. Quem melhor o compreendia era a sua amiga Joan Clarke, que também tinha os seus problemas. Como não era casada, os seus pais exigiram a sua volta para casa. O problema foi resolvido pelo casamento entre Alan e Joan, um casamento de fachada. Eles se davam muito bem na realização de seus trabalhos.
Alan Turing decifra o indecifrável. É considerado o pai dos computadores. O caminho estava aberto.

O drama cresce quando Alan Turing decifra os códigos alemães. Os companheiros de grupo querem o uso da invenção, aplicada imediatamente. Decifraram o momento em que haveria um bombardeio em que o irmão de um dos membros do grupo seria atingido, mas Alan não permitiu que os comandos ingleses fossem avisados. O decifrar dos códigos da Enigma tinha como finalidade ganhar a guerra e não uma mera batalha. Se usassem imediatamente, os alemães saberiam que seus códigos haviam sido decifrados. Isso foi feito mais ao final da guerra, nas batalhas consideradas decisivas. Ao final do filme, uma legenda informa, que a guerra fora abreviada em dois anos e que muitas vidas foram poupadas com o esforço do matemático.

Por mais de cinquenta anos estes dados não foram revelados e é isso que efetivamente dá importância ao filme e consagram o gênio. Alan Turner não teve vida fácil. Em 1952, em função de sua homossexualidade, foi levado aos tribunais, pelo crime de atentado ao pudor, em que eram enquadrados todos os homossexuais. Foi dada a ele a condição de escolha entre a prisão ou a castração química. Ele optou pela segunda. Dois anos depois foi encontrado morto em sua casa, vítima de suicídio. Teria comido uma maçã envenenada. A maçã da Apple seria uma homenagem? Afinal a sua grande façanha abriu os caminhos para o moderno computador dos nossos tempos.
Por causa de suas relações homoafetivas pode escolher entre a prisão ou a castração química.


Um dos maiores méritos do filme biografia é a abordagem da questão das relações homoafetivas. O tema merece um debate ainda nos dias de hoje. O mundo preferiu perder um de seus maiores gênios, um de seus maiores benfeitores por causa da pequena moral, comandada pelas religiões. A sociedade hipócrita quer vigiar relações entre as pessoas, que ocorrem entre quatro paredes, em nome da moral e dos bons costumes. Questões da pequena moral. Enquanto fiscalizavam estas relações, a guerra campeava solta.

O filme foi adaptado a partir do livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges. Mereceu oito indicações ao Oscar:
Melhor filme;
Melhor diretor: Morten Tyldum;
Melhor ator: Benedict Cumberbatch, como Alan Turing;
Melhor atriz coadjuvante: Keira Knightley, com Joan Clarke;
Melhor roteiro adaptado: Graham More;
Melhor desenho de produção;
Melhor trilha sonora;
Melhor montagem.




2 comentários:

  1. A coisa interessante sobre este filme, O Jogo da Imitação é que, em princípio, parece-II Guerra Mundial. Tem soldados, tanques, ecos de bombas, a sombra de Hitler. Avanços, percebemos que abrange mais do que um evento histórico. abrangido pela presente de nossas vidas. Alan Turing foi um herói injustamente esquecido. Turing não existiria sem Bill Gates ou Steve Jobs não teria existido. Mesmo algumas lendas atribuído à Apple Turing Wolf.

    ResponderExcluir
  2. Sofia, muito obrigado pelo seu belo e competente comentário. Alan Turing é simplesmente o pai dos computadores.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.