sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Coxinha. Uma definição mais do que sensacional.

Sempre que recebo uma solicitação de amizade eu faço um passeio pela linha do tempo do solicitante, para mais ou menos identificar a sua linha de pensamento. Muitas vezes, a amizade nem se concretiza. Isso eu faço independentemente de conhecer ou não a pessoa.  Afinal de contas as pessoas modificam a sua maneira de pensar. Estes dias recebi uma de um ex aluno, daqueles que não se esquece facilmente ou tão cedo, Adalberto Schlumberger Vitchmichen. Olhando as suas publicações, encontrei esta preciosidade.

Nos comentários que se seguiram a este texto, havia uma pergunta sobre a sua origem. A resposta foi mais ou menos a seguinte: está entre aspas, pois a definição não é minha.  Como eu achei esta definição sensacional e como conheço pessoas, às quais cabe perfeitamente esta definição e ainda mais, por ser o blog um espaço mais definitivo do que o facebook, tomei a liberdade de, não fazer nem uma cópia, mas um simples copiar e colar, sem mexer no texto, corrigir alguma coisa ou fazer qualquer tipo de observação. Deixo o texto como o encontrei e confessando publicamente que a autoria não é minha e lamentando não dar o crédito a quem o merece.

O publico também, pelo fato de estarmos em época de política, ou melhor, de eleições, época em que o texto se reveste de um significado maior. Posteriormente o Adalberto fez uma observação muito generosa com relação a minha pessoa, sobre o final da história, ... de que tem cura. Adalberto, agradeço a observação mas digo que isto ocorre muito raramente. Sempre afirmo que nunca tive êxito, como educador, em dois tipos de situação, com aqueles que acham que sabem tudo e com aqueles que definitivamente recusam o conhecimento e a abertura para ele. Mas sem delongas vamos ao texto:

"Me perguntaram o que é um Coxinha. Fui no dicionário e lá estava:
Coxinha : Pessoa nascida no Brasil,altamente influenciável, anti-PT, anti-tudo,odeia tudo que se faz no seu país,apartidário,odeia Cuba ou qualquer outro país latino-americano, ama os EUA (principalmente Miami), leitor de Veja(?),acredita na Globo(?),odeia a Rússia (ou qualquer outro país que conteste os EUA),odeia muçulmanos, acredita em um golpe comunista iminente. Acha que todas as ditaduras assassinas do mundo foram comunistas, desconhece a existência de ditaduras capitalistas (inclusive é simpático à ditadura brasileira, de 1964 a 1985). Defende o Estado mínimo na hora de cobrar impostos e Estado máximo na hora que precisa de seus serviços, é fã de Jair Messias Bolsonaro, odeia Lula, acredita em super-heróis (Joaquim Barbosa de capa) e não em partidos, simpatiza com o PSDB(?) e no DEM(?). Agora vai votar na Marina Silva porque a revista Veja está fazendo propaganda para ela. Não tem ideologia , não confia em nenhum político(principalmente no Lula) , não gosta de direitos iguais,gosta do Status Quo, acredita somente no dinheiro e na meritocracia(?), odeia o comunismo,socialismo ou qualquer coisa parecida, desconhece que os países com maior IDH no mundo tem a carga tributária próxima a 50% do PIB (Suécia, Suíça, Dinamarca), o que é muito superior à brasileira (36% do PIB). Apesar disso, sempre fala que "o Brasil tem a maior carga tributária do mundo". Também desconhece o fato de que os países com menor IDH no mundo tem a cargas tributárias baixas, por volta de 10% do PIB (Somália, Uganda, Índia). Acredita cegamente que o capitalismo é o sistema mais justo do mundo, ignora a Crise de 2008 (em que o Estado socorreu o "livre mercado" com dinheiro público e evitou uma tragédia), idolatra as grandes empresas que aparece na Exame, seus ídolos são George Soros e Warren Buffet, odeia o Bolsa Família,as Cotas em universidades,o Minha Casa,Minha Vida,o Pronatec,o Enem,o Mais Médicos ou qualquer outra coisa petista.
Se você se identificou com algumas características do Coxinha,não se preocupe......tem cura!"
Não seria a leitura de um livro do Olavo ou da revista Veja?

4 comentários:

  1. não me enquadro na receita sonho com um PAÍS MAIS JUSTO sem demagojias e principalmente JUSTO.

    ResponderExcluir
  2. Também discordo da cura! Para coxinhice não tem cura....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pequena esperança. Até o ódio pode se transformar em amor. Mas o contrário parece ser mais frequente.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.