quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Metrópolis. Fritz Lang.

Adoro frases sob a forma de epígrafes. As uso em ensaios e em falas. Elas devem ser fortes e se constituírem numa espécie de síntese do que é estudado, trabalhado ou apresentado. Nunca vi frases em epígrafe sendo usadas no cinema. Mas em Metropolis, ela é usada e, ao ver o filme, me deparei com a palavra Sinnspruch, epígrafe em alemão. Sinn tem o significado de sentido, de símbolo e Spruch, de sentença, de lema, slogan, ou ainda, aforismo. Juntando as duas palavras, teríamos então o significado de - uma palavra com sentido, como um símbolo, uma sentença. Mas vamos à Sinnspruch de Metropolis: "O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração".
Metropolis, da coleção Folha de S.Paulo - Cine europeu.

Metropolis, o filme de Fritz Lang, é de 1927, nos limites entre o cinema mudo e o falado. Ele ainda pertence ao cinema mudo. A exigência de criatividade é muito grande e Lang não o fez por menos. Produziu um clássico atemporal. Misturou expressionismo, ficção científica e, pasmem, romantismo. Metrópolis é marco do cinema, pelas coisas próprias ao cinema, bem como pelo seu conteúdo. O filme também é marcado pelo flagrar de contradições, de realidades opostas, das quais emana a dúvida e o conflito. Em meio a estas contradições existe espaço, inclusive, para o amor.
O triste retrato do sofrimento dos trabalhadores.


O filme também tem toda uma história, para se chegar a atual versão. Muito do que havia se perdido foi novamente incorporado, depois do encontrado em Buenos Aires. O filme se ocupa de três temas fundamentais: ciência, religião e trabalho. Diria que o tema central são as relações de trabalho, que deveriam ser mediadas pelo coração, mas não o são. A religião entra com o espírito do messianismo, à espera de um mediador, com os sete pecados capitais e a morte e a ciência ocupa o seu espaço com as experiências para se chegar ao homem máquina, à clonagem de Maria. A antevisão do robot.
Rotwang representa a ciência. O robot e a clonagem. Maria sendo clonada.


Metropolis é a cidade. Ela é comandada por Joh Fredersen, um industrial ou um deus quase onipotente. A cidade é mostrada em sua dualidade contraditória. O mundo das mãos, do fazer e o mundo da cabeça, do pensar. O mundo do fazer, o dos trabalhadores é o mundo das profundezas, dos sofrimentos do trabalho pesado e repetitivo, realizado em ambientes profundamente depressivos. Os homens são dominados pela máquina, o deus Moloch, um deus conhecido por sua cólera, que só é aplacada com sacrifícios humanos, especialmente de crianças.
Fritz Lang (1890-1976). A inventividade e a destrutividade do século XX.


Já o mundo do pensar, fica acima e é chamado o "clube dos filhos", que lhes é dado como herança, um jardim eterno de delícias e entretimentos a serem usufruídos, especialmente por Freder, o filho de Joh Fredersen. Neste mundo tem anfiteatros, bibliotecas, teatros e estádios. Os controles sobre o mundo do trabalho são rigorosos e acompanhados por painéis que permitem o acompanhamento de tudo. É o panóptico de Bentham. As cenas dos homens lidando com as máquinas lembram muito um outro filme com o mesmo tema, Tempos Modernos de Charles Chaplin. Mas se alguém se inspirou em alguém, foi Chaplin que se inspirou em Lang, pois o seu filme é de 1936.

O enredo começa com o namoro de Freder com Maria, em meio a seus entretimentos. Maria é operária e uma espécie de, diríamos hoje, sindicalista. Uma "agitadora" entre os operários. O namoro se transforma em paixão e, ao penetrar no mundo de Maria, vislumbra o sofrimento de seus "irmãos"do mundo do trabalho. Ele flagra as contradições. Intercede por eles junto pai, que se mostra inclemente e passa a tomar suas providências. Encomenda a Rotwang, o cientista inventor, um clone de Maria, para afastar o filho da verdadeira Maria, que ficaria presa na casa do cientista.
Cartaz de Metropolis. Foco na ciência.


Maria, diante das injustiças sofridas, sob a admiração dos trabalhadores, lidera uma rebelião. Joh Fredersen parte para a contraofensiva, através de Grot, o guardião da máquina coração. De heroína, Maria, em pouco tempo, se transforma em  em bruxa horrível e que será levada à fogueira pelos próprios trabalhadores. Mas a verdadeira Maria aparece na casa de Rotwang, o cientista, e que com a ajuda de Freder, é libertada. Ocorre então o gran finale, com a cena romântica da reconciliação de todos e com a frase da epígrafe: "O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração". 
O final romântico e conciliador. O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração.


Uma das cenas mais comentadas do filme é o show de Maria, a clonada, para entreter os operários. Esta cena inspira até hoje cantoras mais populares que reproduzem o seu show. Este é o Fritz Lang futurista. O roteiro do filme é uma parceria com a escritora e roteirista Thea von Harbou, que foi também esposa de Lang, que posteriormente aderiu ao nazismo. Digo isso, especialmente, em função da ideologia presente no filme. Mas tudo indica que o filme não visava ter esse caráter, de formação da consciência de classe. Vejamos o comentário de Paulo Emílio Sales Gomes, o grande crítico de cinema no Brasil e um marxista convicto, a respeito desta questão:
O show futurista da clonada Maria. O show continua sendo clonado ainda hoje.


"Deve-se a confusão, às vezes ridícula, da mensagem moral incluída em Metropolis à total falta de preparo intelectual de Lang para o empreendimento em que se arriscou. Há uma desproporção caricata entre seu rigoroso gênio plástico e a inconsequência do seu pensamento. Mas é possível que precisamente a debilidade ideológica do autor, facilitando a recepção de ideias e sentimentos que lhe eram exteriores, tenha dado à fita a faculdade de refletir a atmosfera ambígua de uma sociedade nos anos que precederam uma escolha grave para o seu destino". Lembrem, o filme data do ano de 1927, um dos anos que antecederam a ebulição do nazismo na Alemanha.




4 comentários:

  1. Eu gosto muito desse Filme! minha s ala vai ter um quadro desse filme!

    ResponderExcluir
  2. Rê Sintra Ahra, agradeço muito o seu gentil comentário. E tenho a certeza de que na sua sala haverá uma bela mensagem.

    ResponderExcluir
  3. Eu conlhecir esse filme procurando Metrópolis do diretor Rintaro
    aí mim deparei com esse outro Metrópolis,e resolvir assistir por curiosidade
    e acabei gostando muito,tem muitas criticas socias,é antigo mas gostei
    do enredo

    ResponderExcluir
  4. Este simplesmente é um dos clássicos do cinema. Agradeço o seu comentário.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.