quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Conceitos de Infraestrutura e Superestrutura da sociedade. O Mundo de Sofia.

Este post tem finalidade prática. Por isso não vou interagir com o texto, que é retirado do livro O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. As partes do texto são retiradas do capítulo em que ele apresenta Marx. Marx... um espectro ronda a Europa. A edição que estou usando é a de 2014, 5ª reimpressão. Assim, os parágrafos utilizados estão situados entre as páginas 416 e 434. O objetivo é apresentar os conceitos de infraestrutura e superestrutura e diferenciar a dialética marxista da dialética hegeliana.
O belo livro de filosofia. O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder.

"Hegel resolveu chamar de "espírito do mundo" a força que alavanca a história. É isso que para Marx  era inverter as coisas. Ele queria demonstrar que as transformações materiais é que são determinantes. Também não seriam, portanto, os "pressupostos espirituais" que criariam as transformações materiais, mas o contrário. As transformações materiais é que permitem o surgimento de novos pressupostos espirituais. Marx dava especial importância às forças econômicas da sociedade e às transformações que possibilitam, dessa forma fazendo girar a roda da história. [...]

As tais relações materiais, econômicas e sociais de uma sociedade Marx chamou de bases dessa sociedade. A maneira como as pessoas se inserem nela, as instituições políticas que ela possui, as leis vigentes e também a religião, moral, arte, filosofia e ciência de uma sociedade são denominadas por Marx de superestrutura. Base e superestrutura, então. [...]
A famosa tese número 11 contra Feuerbach. Os filósofos apenas interpretaram o mundo diferentemente, importa é transformá-lo.

Podemos também identificar três níveis na base da sociedade. O mais "basilar" é o que chamamos de "condições de produção". Ele vai determinar as relações ou recursos naturais existentes na sociedade. Aqui eu me refiro às relações que têm a ver com o clima e com as matérias-primas disponíveis. Só isso já estabelece as paredes que dividem a sociedade, e essas paredes estabelecem fronteiras bem claras para o tipo de produção que essa sociedade pode ter. E com isso estarão estabelecidas também fronteiras igualmente claras para cada tipo de sociedade e de cultura que vai prosperar ali.[...]

O degrau seguinte consiste nas "forças produtivas" que existem na sociedade. Aqui Marx está se referindo aos tipos de ferramentas, equipamentos e máquinas disponíveis. Antigamente a pesca era feita manualmente em pequenos barcos a remo, mas hoje em dia se pesca com redes de arrasto em traineiras gigantescas. E aqui você acaba de passar para o próximo degrau da base social, ou seja, quem possui os meios de produção. A organização do trabalho, como ele é dividido, as relações com os proprietários, Marx chamou de relações de produção da sociedade. [...]
A convocação revolucionária de Marx.


Até aqui podemos concluir que é o modo de produção de uma sociedade que determina o tipo de relações políticas e ideológicas que existirão nessa sociedade. Não é por acaso que hoje pensamos um pouco diferente, e temos uma moral ligeiramente diferente, das pessoas que viviam numa antiga sociedade feudal. - Então Marx não acreditava num direito natural válido válido em qualquer época? Não, a pergunta sobre o que é moralmente certo é, segundo Marx, um produto da base da sociedade.[...]

Marx enfatiza ainda que, em geral, a classe dominante da sociedade é quem determina o que é certo ou errado. Pois toda a história é a história da luta de classes. O que significa que à primeira vista a história se refere a quem detém os meios de produção. - Mas os pensamentos e ideias dos homens não podem transformar a história? - Sim e não. Marx estava convencido de que as relações na superestrutura da sociedade poderiam influenciar a sua base, mas ele negava que a superestrutura tivesse uma história independente. O que movimentara a história, desde a escravidão da Antiguidade até a sociedade industrial do seu tempo, fora primeiramente determinado pelas mudanças na base da sociedade".

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