quarta-feira, 8 de junho de 2016

Plenos Pecados: A Avareza - Terapia. Ariel Dorfman.

Há algum tempo estou com o projeto de falar sobre os pecados capitais, trabalhados pela coleção -  Plenos Pecados - da Editora Objetiva. Fiquei um tempo sem comprar livros para forçar o começo dessas leituras. Comecei com o livro de Ariel Dorfman que versa sobre a avareza. O seu livro tem como título simplesmente a palavra - Terapia.

Conhecia o autor pelo maravilhoso livrinho, escrito em parceria com Armando Mattelart, Para ler o Pato Donald - Comunicação de massa e colonialismo. Esta obra foi escrita no Chile, nos tempos do governo de Salvador Allende e o complemento do título define bem o caráter da obra. Em Terapia encontro a informação de que Dorfman foi morar nos Estados Unidos, com o golpe que colocou no poder o ditador Pinochet, dedicando-se ao teatro e ao romance.
O título insinua uma terapia contra a avareza.

Terapia tem uma estrutura bastante complexa. O tema - pecado da avareza não é tocado diretamente. Na terapia existe um jogo muito sutil separando realidade e ficção ou representação. É neste jogo que Graham Blake, o personagem central da obra vai se autoconhecendo, como nos revela um dos parágrafos finais, quando Blake pergunta sobre as razões do método de seu tratamento: "Por que o tratamento é organizado dessa maneira? Porque o senhor precisava disso. Porque o senhor precisava passar por tudo isso para se defrontar consigo".

Mas quem era Graham Blake e os outros personagens centrais. Ele era um rico industrial, dono da empresa Terra Limpa. Ele era casado mas divorciou-se da Dra. Jéssica Owen, uma bio engenheira. Os produtos da Terra Limpa estavam ligados à saúde, a saúde física e mental de uma clientela em fabulosa expansão. A fábrica fora uma herança de família e se situava na Filadélfia e possuía várias filiais. Blake comandava o império.

O divórcio não atrapalhava os bons negócios. Blake, sempre sorridente, era um grande estrategista de marketing e vendas e Jéssica produzia fórmulas cada vez mais milagrosas. Este ramo de negócio era extremamente competitivo, dentro de um mercado globalizado. Blake tinha uma amante que aparentemente satisfazia o seu mundo de fantasias e desejos. Tinha dois filhos e era tido como um bom pai. Como homem de negócios tinha que tomar decisões, mas nada do que fez, nos revela o narrador "abalou sua alegria, sua crença no sonho americano, na bondade do homem e na sanidade de Deus e na benevolência  do universo".

Mas os problemas apareceram: insônia, dores, está à beira de colapsos nervosos, sente delírios e descolagens da realidade. Aí entra em cena a terapia que lhe foi aconselhada. Ela é feita na Clínica de Terapia Vital S.A., onde é atendido pelo Dr. Tolgate. Aí é que começam as cenas das simulações. Blake pode tudo. Tudo o que pede será imediatamente atendido. Neste enredar de situações é que se passa a maior parte do livro. No fundo as encenações, as simulações são a sua própria vida real. As decisões que ele toma vão provocando dores e sofrimentos sobre os outros.

No enredo ainda está presente um outro personagem importante, o senhor Granger, o homem da globalização dos mercados. Atendendo os imperativos da eficiência do mercado, condena as decisões sentimentais e combina com Jéssica o fechamento da fábrica herdada pelo pai, onde os empregados são demitidos e a fábrica está prestes a ser transferida para o México ou para a Tailândia.

Aí o sr. Blake, sai da clínica e retoma a frente dos negócios. Vai à fábrica de Filadélfia, onde os empregados estavam organizando uma greve e lhes comunica as suas decisões sentimentais de não fechar a fábrica e manter os empregos. É que nas simulações da clínica ele percebia fortemente as dores que ele causava com os seus mandos. Num comentário sobre o livro, achei extremamente pertinente esta frase: "o livro revela o duelo insano do homem - com os seus pecados mais íntimos".

Vejamos ainda a parte final do livro: "Quando ele desaparece ao entrar na Torre Leste que pertence à empresa Terra Limpa S.A. E, como Jonas, se você me permite ser bíblico pelo menos uma vez, ser engolido pela baleia. O que ele fez a seguir você já sabe". Um tanto enigmático, não?

Como o livro não aborda diretamente a avareza deixo uma definição dela. A busquei no Aurélio: "Excessivo e sórdido apego ao dinheiro, esganação; falta de generosidade, mesquinhez". Como vi comentários afirmando que o autor não chegou ao tema, deixo a minha singela opinião. O sistema obriga à avareza. Blake seguia o sistema. E o sistema engole a quem não se adapta. Seria isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.