quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Temer corrupto ou inocente. Os votos dos deputados do Paraná.

Ontem, 2 de agosto de 2017 foi mais um dia triste na história política deste país. Ontem houve a absolvição, pela Câmara dos Deputados, do primeiro presidente brasileiro indiciado por corrupção, pela Procuradoria Geral da República. Todos os trambiques imagináveis e inimagináveis foram usados em favor da absolvição, inclusive negociações dentro do Plenário. Temer recebeu 263 votos em favor do relatório que o absolvia e mais 21 ausentes e duas abstenções. Já os contrários, que votaram não ao relatório da CCJ, somaram 227 votos. As cenas foram de um raro ridículo político.
Sobre a estetização do ridículo político. Quem foi o vencedor na sessão de ontem?


Assim Temer se fortaleceu, permanecendo no poder, ao menos por enquanto, enquanto não chegarem novas denúncias, e ganhou ânimo para continuar o seu programa de reformas, em especial, para a reforma da previdência. Esta não é tarefa fácil, pois se trata de uma reforma constitucional, para a qual são necessários 308 votos na Câmara e 49 no Senado (De 513 e 81). Temer quis mostrar força na votação e provar que teria força para efetivar estas reformas. Estes serão os próximos enfrentamentos, dentro da mais explícita luta de classes já vista no Brasil. Mas o objetivo deste post, é deixar registrado, num espaço permanente, como votou a bancada paranaense no dia de ontem, para consultar, especialmente às vésperas de eleições, se os deputados votaram a favor ou contra a corrupção, da qual Temer foi acusado.

Os votos favoráveis a Temer, para que a corrupção não seja investigada não trouxeram surpresas. São contumazes votos contra os interesses da classe trabalhadora. Dou a lista e as siglas partidárias.

Votaram favoráveis ao relatório do deputado do PSDB mineiro, Paulo Abi-Ackel (por isso sim), para que Temer não fosse investigado, para que a corrupção fosse varrida para debaixo do tapete, os seguintes deputados:

Alex Canziani - PTB.
Alfredo Kaefer - PSL.
Dilceu Sperafico - PP.
Edmar Arruda - PSD.
Evandro Roma - PSD.
Giacobo - PR.
Hermes Parcianello - PMDB.
João Arruda - PMDB. Este é sobrinho do senador Requião.
Luiz Carlos Hauly - PSDB.
Luiz Nishimori - PR.
Nelson Meurer - PP.
Nelson Padovani - PSDB.
Osmar Bertoldi - DEM.
Sérgio Souza - PMDB.
Takayama - PSC.
Toninho Wandscheer - PROS.
Total: 16.

Votaram contra o relatório do deputado do PSDB mineiro, Abi-Ackel, que absolvia Temer, (por isso não) e em favor da investigação e julgamento do primeiro presidente brasileiro acusado de corrupção. Isso não significa que todos eles sejam confiáveis, sob a ótica dos interesses dos trabalhadores.

Aliel Machado - REDE.
Assis do Couto - PDT.
Christiane Yared - PR.
Delegado Francischi - SD.
Diego Garcia - PHS.
Enio Verri - PT.
Leandre - PV.
Leopoldo Meyer - PSB.
Rubens Bueno - PPS.
Sandro Alex - PSD.
Zeca Dirceu - PT.
Total: 11.

É preciso ainda ver os ausentes, que são votos que devem ser computados em favor de Temer. Estes deputados se acovardaram diante da repercussão de seu voto diante da Opinião Pública, confiando na ignorância do povo em saber sobre o fato. São eles:

Luciano Duci - PSB.
Osmar Serraglio - PMDB.
Reinold Stephanes - PSD.

Guardem bem esta listinha e façam muito uso dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.