quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Educação bancária e educação problematizadora. Educação como prática da liberdade.

Este post, acima de tudo, tem uma finalidade prática. O uso como subsídio para um debate e promover a reflexão. Vou apresentar dois esquemas que sempre subsidiaram as minhas aulas sobre o mestre, Patrono da educação brasileira. Não irei tecer comentários sobre estes esquemas. 

O primeiro deles, o retiro de um livro que me acompanha desde 1981. Trata-se de Educação e dependência, de autoria de Manfredo Berger. Ele diferencia a educação bancária (depositar e sacar) da educação problematizadora (perguntas/problema), que faz parte do método freireano. Está localizado à página 300 do livro citado.
O belo livro de Manfredo Berger.



Educação bancária:                                                                 Educação problematizadora:

mistifica..................................................................................desmitologiza/desmistica
resiste ao diálogo................................................................... considera o diálogo indispensável
encara o educando como objeto..............................................promove o pensamento crítico
impede a criatividade e domestica a ......................................funda-se na criatividade e estimula .........
intencionalidade da consciência. ............................................a ação autêntica.

O segundo esquema é um traçado de palavras com significados opostos, retirados da pequena introdução que o próprio Paulo Freire faz ao primeiro capítulo do livro Educação como prática da liberdade. Este capítulo tem por título - A sociedade brasileira em transição:
O extraordinário livro de Paulo Freire.


Sujeito................................................................... objeto
Relações................................................................ contatos
Reflexivo............................................................... reflexo
Liberdade/transcender........................................... domesticação/dominação
Tempo tridimensional............................................ tempo unidimensional
Ser criativo............................................................. ser passivo
Herdar/incorporar/interferir -cultura/história......... ser espectador
Integração/enraizamento.........................................adaptação/ajustamento/domesticação
Liberdade/criação....................................................ajuste/acomodação
Aberto/plástico/flexível...........................................fechado/rígido
Em trânsito..............................................................imobilizado
Participativo/reconhecimento de tarefas.................mitos imobilizadores/tarefas impostas
Sujeito/plenificação/busca......................................Objeto/o eu que não lhe pertence/alienação
Funções intelectuais................................................instintivo/emocional
Emerso.....................................................................imerso
Em trânsito...............................................................intransitivo/mudança superficial
Participação ativa.....................................................joguete passivo.


Sociedade aberta/em trânsito...................................sociedade fechada
A captação do novo.................................................a prisão ao velho/ao arraigado
Industrialização/voltado para si...............................interesses externos/agrário exportador
Radical/convencimento............................................sectário/fanático/imposição
Descoberta de si/criticidade..................................... alienação/não pertencimento
Emersão/democratização......................................... imerso/dominado/fanatismos
Sofre acusações: desordem/subversão.....................assistencialismo
Do povo e com o povo.............................................sem o povo/para o povo. A massa
Transitividade - da consciência ingênua à crítica.....a intransitividade
A captação/o diálogo................................................vida vegetativa/o não captar
A integração.............................................................o mágico/emocional/acomodador.

E duas frases:

"Segundo minhas experiências, na escola como em casa fizeram de tudo para apagar nossa peculiaridade". Fellini.
Tributo a Dom Hélder Câmara. Catedral de Olinda.


"Se dou comida aos pobres, todos me chamam de santo. Mas quando pergunto por que são pobres, me chamam de comunista". Dom Hélder Câmara. Frase em epígrafe do livro A elite do atraso, de Jessé Souza.


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