terça-feira, 2 de agosto de 2016

Viagem a Cuba. 5. No Rincon de los Cretinos.

Um dos pontos altos de nossa visita a Cuba, Regina e Valdemar Reinert, Marco Aurélio Gaspar e eu, foi a visita ao Museu da Revolução. Ele se situa no bairro Centro Habana, na antiga sede do governo ditatorial. Dele o ditador Fulgêncio Batista empreendeu a sua fuga para a República Dominicana. Quem quiser conhecer efetivamente um pouco da história singular deste país, a visita a este museu é obrigatória.
Com Valdemar Reinert em frente ao Museo de la Revolución.

O museu tem à sua frente um tanque para lembrar a epopeia da Revolução e nos fundos o Memorial Granma, o iate com o qual os revolucionários empreenderam a viagem do México para Santiago de Cuba para, na Sierra Maestra, iniciarem a guerra de guerrilhas das quais resultaria vitoriosa a Revolução, no dia primeiro de janeiro de 1959. Os seus grandes herois foram os comandantes Camilo Cienfuegos, Ernesto Chê Guevara e Fidel Castro, devidamente homenageados por este museu.
Homenagem aos três grandes revolucionários: Fidel, Chê e Camilo Cienfuegos.

O museu se divide em duas partes. A primeira mostra a história de Cuba pré revolucionária e a Revolução em seus principais momentos e feitos, bem como os seus herois. A segunda é dedicada às agressões americanas ao país, a brava resistência do povo cubano e aos grandes feitos da Revolução, especialmente as conquistas na educação, começando com a erradicação do analfabetismo, e na saúde pública com as suas políticas da medicina voltada para a saúde, pela medicina preventiva. Uma visita simplesmente imperdível.

Um local que me impressionou muito foi o Rincon de los Cretinos. Humor, ironia, indignação e um pouco de ódio se misturam neste rincão. Já fiz referência a este canto mas achei que ele merecia um destaque especial, com um post em separado. Neste canto são homenageados quatro cretinos, que são os responsáveis pela Revolução ter sido feita, fortalecida, consolidada e ter tornado o socialismo irreversível.
Graças ao ditador Batista a Revolução foi feita.

O primeiro cretino homenageado é Fulgêncio Batista, o sanguinário ditador apeado do poder no glorioso primeiro de janeiro de 1959. Ele é homenageado com os seguintes dizeres em espanhol, inglês e francês. GRACIAS CRETINO POR AYUDARNOS A HACER LA REVOLUCIÓN.
Graças a Ronald Reagan a Revolução se fortaleceu

O segundo cretino homenageado é o presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, que governou entre 1981 e 1989. Foi um arqui conservador e anticomunista ferrenho. Não apenas intensificou os bloqueios políticos e econômicos contra Cuba, mas perseguiu também todos os países aliados e simpatizantes de Cuba. Ele mereceu a seguinte homenagem: GRACIAS CRETINO POR AYUDARNOS A FORTALECER LA REVOLUCIÓN.
Graças a Bush pai a Revolução se consolidou.

O terceiro cretino homenageado é o também presidente dos Estados Unidos, George Bush Sr., o Bush pai. Governou os Estados Unidos entre os anos 1990 e 2000. Manteve todas as hostilidades ao governo cubano já praticadas nos governos que o antecederam, num momento em que Cuba enfrentava grave crise econômica, decorrente da queda do muro de Berlim e da desintegração da União Soviética. Bush pai mereceu a seguinte homenagem: GRACIAS CRETINO POR AYUDARNOS A CONSOLIDAR LA REVOLUCIÓN.
 Graças a Bush Filho o socialismo se tornou irreversível.


O quarto e último cretino homenageado é o W. Bush, o Bush Filho. Governou os Estados Unidos entre os anos 2001 e 2009. Criou a Comissão de Assistência a uma Cuba Livre, pela qual impôs novas sanções a Cuba, restringindo a visita de cidadãos cubanos residentes nos Estados Unidos de visitarem os seus familiares e lhes enviar ajuda financeira. Também ficou famoso por aplicar leis extraterritoriais a quem infringisse a legislação restritiva de negociações com Cuba. Mereceu a seguinte homenagem: GRACIAS CRETINO POR AYUDARNOS A HACER IRREVOGABLE EL SOCIALISMO.  Na caricatura de Bush Filho, ele aparece como um grande leitor. Tem em mãos um livro virado de ponta de cabeça.

Fico aqui só na imaginação. E se criássemos no Brasil um rincon destinado a homenagear os nossos principais cretinos? Quem seriam os principais escolhidos e com que dizeres a sua memória seria perpetuada? Eu teria uma listinha bem grande para fazer mas creio que seria o caso para se fazer uma ampla consulta popular para efetuar estas escolhas e dizeres. Cuba poderia nos inspirar.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.