quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Intérpretes de Brasil. Clássicos, rebeldes e renegados. 3. Astrojildo Pereira.

Na continuidade da análise dos "intérpretes do Brasil", a partir do livro Intérpretes do Brasil - clássicos, rebeldes e renegados, livro organizado por Luiz Bernardo Pericás e Lincoln Secco, vamos hoje trabalhar o militante anarquista, depois comunista, Astrojildo Pereira, num ensaio/resenha de Antonio Carlos Mazzeo. O livro é uma publicação da Boitempo Editorial do ano de 2014. Ao todo são trabalhados 25 autores/ intérpretes, em ensaios apresentados por especialistas. O foco do livro são os autores que resultaram das transformações brasileiras dos anos 1920 (tenentismo, semana da arte moderna, PCB), quando se inicia no Brasil a denominada modernização conservadora. São apresentados a primeira e a segunda geração desses intérpretes.

Intérpretes de Brasil. Clássicos, rebeldes e renegados. Boitempo Editorial.

Astrojildo Pereira nasce na cidade de Rio Bonito (RJ), filho de comerciante bem sucedido. Já em Niterói inicia seus estudos mas os abandona bem cedo para ser autodidata. Também muito cedo empreende uma viagem à Europa, mantendo contato com a obra de pensadores anarquistas. Muito cedo também se apaixona pela obra de Machado de Assis.

Entre as suas primeiras preocupações estão as transformações brasileiras de sua época, como a República, as consequências da abolição da escravidão, a imigração, a industrialização e a urbanização e, de um modo todo especial, o surgimento de uma classe trabalhadora, tratada por patrões moldados e habituados com a escravidão. Também a análise política desse período merece a sua atenção. Um regime republicano autocrático, marcado por muita violência e nada de democracia. São os horríveis tempos da República Velha.

Também são os tempos do despertar de um intelectual comprometido com a causa dos trabalhadores e de busca de elementos teóricos para a sua emancipação. As primeiras perspectivas foram as do anarquismo. Nesse tempo manteve grande proximidade com os trabalhadores, participando de seus movimentos de organização. O irromper da Primeira Guerra o fez abraçar as causas pacifistas e internacionalistas, ainda dentro do movimento anarquista. Se revolta com a violência repressora contra os líderes da greve de 1917 e passa a se aproximar do marxismo-leninismo após a Revolução Russa de 1917. Rejeita os princípios da Segunda Internacional e tem dúvidas com relação à Terceira, à qual, mais tarde, irá aderir.

A medida que o tempo passa, após a Revolução Russa, as greves portuárias de Santos e do Rio de Janeiro, a sua aproximação com o comunismo se torna maior, e ele passa a trabalhar no movimento de fundação do Partido Comunista no ano de 1922. Busca a unificação de todos os trabalhadores, isto é, os da cidade e do campo, sendo um pioneiro na busca dessa aliança, de difícil efetivação. Será o primeiro Secretário Geral do Partido (PCB), após a sua fundação. Busca aliança com o movimento tenentista, especialmente com Prestes. Sofre pesadas críticas e é acusado de aliança com setores da pequena burguesia. É afastado do partido, sem jamais abandonar os seus princípios, passando a se dedicar à literatura. Volta aos estudos da obra de Machado de Assis. Deixo o parágrafo final da resenha para mostrar o seu legado:

"Astrojildo morre em novembro de 1965, aos 75 anos de idade. Sua importância na vida do PCB é reconhecida na década de 1980, exatamente em seu aspecto central, quer dizer, na sua concepção da necessidade da articulação da cultura  como fundamento da formação do militante comunista. Se valeu uma vida de muitas lutas pelo socialismo e pelo comunismo, essa lição continua acesa nas mentes e nos corações dos que pensam a "alma" de uma organização revolucionária é a capacidade de estruturar a política como meta de transformar cada militante do movimento operário em intelectual orgânico de sua classe".

A resenha anterior. Heitor Ferreira Lima. http://www.blogdopedroeloi.com.br/2022/12/interpretes-do-brasil-classicos_7.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.