quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A Fundação da Sociedade Palestra Itália. Contada por Franco Cenni em Italianos no Brasil. 1914.

Em outro post, comentando o livro de Franco Cenni, Italianos no Brasil, "Andiamo in 'Merica", comentei que o livro é um monumento para quem tem curiosidade. Um mundo inteiro é atingido pela abrangência deste livro. Como estamos no ano de 2014, ano da comemoração do centenário da Sociedade Esportiva Palmeiras, dou aqui a descrição de como o historiador viu a fundação da Sociedade Palestra Itália. A inserção se encontra no capítulo VIII Passaporto Rosso, em que o autor fala do surgimento das diferentes instituições italianas no Brasil, começando pelas instituições de benemerência até chegar às instituições esportivas. Na abertura lemos o seguinte:
Um livro para satisfazer mil curiosidades. Os Italianos no Brasil, de Franco Cenni.

"No terreno das sociedades esportivas, as iniciativas italianas não foram muito numerosas, mas em compensação das mais importantes, pois algumas grandes agremiações, em particular paulistas, têm sua origem em sociedades fundadas por italianos que logo haviam aberto suas portas a quantos se interessassem pelo mesmo esporte". Pág. 300.  A seguir, conta do surgimento das sociedades ligadas ao remo. Vejam:

"A prática do remo em São Paulo foi introduzida pelo Clube Esperia, Hoje (o livro foi originalmente publicado em 1960) Associação Desportiva Floresta". Depois conta sobre a primeira partida de futebol realizada em São Paulo em 14 de abril de 1895, por iniciativa do inglês Charles Miller, que um ano antes desembarca no Brasil com duas bolas, dois uniformes, uma bomba e um enfiador, além de grande entusiasmo pelo esporte bretão. Ao chegar ao campo de jogo, o primeiro trabalho dos participantes da partida foi enxotar os animais que ali estavam pastando. Em seguida se alinharam os quadros do The Team do Gás, integrado por empregados daquela companhia e The S.P. Railway Team constituído de funcionários dessa empresa. Venceu por 4x2 o quadro do S.P.R., e pouco depois o futebol era oficialmente incorporado às atividades do clube inglês São Paulo Athletic. Mais tarde, outro quadro se formava entre os alunos do Mackenzie College, e aquele esporte começou a atrair as atenções populares. As várzeas povoaram-se de jogadores e começou-se a realizar encontros internacionais com times ingleses, uruguaios, argentinos e até sul-africanos". Pág. 301-2. A partir desta introdução sobre o futebol, dando as origens deste esporte no Brasil, o autor centra a sua narrativa na criação da Sociedade Palestra Itália. Vejamos:

O símbolo da então Sociedade Palestra Itália.

"Foi em 1914 que apareceram os primeiros jogadores provenientes da Itália, a esquadra do Torino F. B. C., que no campo do Parque Antártica, então pertencente ao S. C. Germânia, ganhou uma seleção formado (sic) por jogadores da Liga Paulista de Foot-Ball. Pode-se afirmar com segurança que essas e outras vitórias conquistadas pelos jogadores grenás do Torino despertaram o entusiasmo da numerosa coletividade italiana por um esporte que muitos italianos já praticavam com sucesso em clubes locais. A ideia de fundar uma sociedade de nome italiano e com jogadores italianos, ao lado das outras sociedades de caráter patriótico, assistencial ou cultural, tomou vulto. Num primeiro tempo pensou-se em criar uma seção de futebol no Clube Esperia, que contava, além de uma ótima sede, com terrenos apropriados, mas, não sendo possível chegar a um acordo, certo dia (pela história: 13 de agosto de 1914), Vicente Ragognetti enviava ao Fanfulla, (o jornal dos italianos no Brasil) uma carta em que pedia hospitalidade para expor o desejo de conhecidos jogadores de futebol italianos de fundar um clube de peninsulares ao lado dos já existentes, sociedades alemãs, inglesas, portuguesas e nacionais. Cinco dias depois, o mesmo jornal publicava um comunicado da formação de uma sociedade, que se chamaria Palestra Itália e que, além de um time de futebol formado exclusivamente por italianos, contaria também com uma seção de filodramática e recreativa. Na noite de 1º de setembro, no salão Alhambra da praça Marechal Deodoro, 37 pessoas, em sua maioria estudantes e comerciários, se reuniam sob a presidência de Ezequiel Simoni para concretizar o grande sonho. A primeira diretoria foi assim constituída: presidente: Ezequiel Simoni; vice-presidente: Luigi E. Marzo; secretário: Luigi Cervo; vice-secretário: Antônio Aulicino; revisores de contas: Guido Gianetti, Orestes Giangrandi e Armando Rebucci. A estreia dos palestrinos foi contra o S.C. Savoia, de Sorocaba, e constituiu a primeira de uma série de grandes vitórias. O craque alviverde que sacudiu as redes com o primeiro pênalti foi certo Bianco, que se tornou imortal pelo clube". Pelo visto, o sangue italiano do autor, já o fez tomar partido. A narrativa continua:
Palmeiras: símbolo de hoje e de ontem.

"Muito embora contasse com uma sede condigna na rua Líbero Badaró, a sociedade precisava de um campo de jogo. Não havia muito dinheiro em caixa, pois a joia não passava de cinco mil réis e a mensalidade era de três. Assim mesmo, certo dia Vasco Stella Farinello apresentou-se aos senhores Zerenner e Bulow, fundadores e diretores da Companhia Antárctica Paulista, proprietária do enorme Parque Antarctica da Vila Pompeia, para os primeiros entendimentos a respeito da possível aquisição daquele terreno... 'Quinhentos contos de réis', foi a resposta.  Era bastante dinheiro, mas o entusiasmo não era certamente menor: Muitos palestrinos, cuja família já era bem numerosa, entraram com grande parte do dinheiro para garantir o pagamento da primeira prestação de 250 contos, fato que foi comemorado com uma das maiores chopadas de todos os tempos". Pronto. Eis a história do palestra Itália contada por um historiador, que certamente também era um palestrino. Cenni ainda conta da mudança do nome para Sociedade Esportiva Palmeiras:

"Por força das circunstâncias da Segunda Guerra Mundial, o nome da sociedade foi mudado para Palmeiras, mas por ocasião de sua visita ao Brasil o presidente Gronchi descobriu a targa que dava a seu majestoso estádio o nome tradicional do grêmio: Palestra Itália. Os 37 que o fundaram são hoje algumas dezenas de milhares em cujas veias corre, em grande parte, sangue italiano". Págs. 302-3. Longa vida ao glorioso Palmeiras.


4 comentários:

  1. Oi, professor. Estou querendo comprar este livro pro meu pai. Sabe me dizer se ele está disponível em alguma livraria ou só sob encomenda? Abraços, André.

    ResponderExcluir
  2. Oi André. O livro é realmente muito bom. A compra só é possível pela Estante Virtual, que é uma associação de sebos. Eu comprei o meu por aí e recebi um produto em excelente condição, praticamente novo. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos Palestrinos e Palmeirenses, Meu nome é Roberto Giannetti, e Gostaria de saber se a sociedade Palmeiras guarda os registros pessoais da sua primeira diretoria.
    eu estou querendo saber a filiação de Guido Giannettie mais de outros sócios fundadores e saber também qual o grau de parentesco entre eles: Giorgio e Giulio Giannetti.
    Qualquer dado é bem vindo. Meu e-mail é rgiannetti1942@yahoo.com.br
    aguardo noticias

    ResponderExcluir
  4. Na página 302 do livro consta a primeira diretoria: presidente Ezequiel Simoni; vice-presidente: Luigi E. Marzo; secretário: Luigi Cervo; vice-secretário: Antônio Aulicino; revisores de contas:Guido Gianetti, Orestes Giangrande e Armando Rebucci. Talvez ajude a sua pesquisa. Eu recomendaria ir no clube, na parte administrativa e de lá ver os arquivos. Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.