segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O Primeiro Ranking da Cúpula da Cachaça.

No engenho/alambique que produz a cachaça Companheira ganhei a revista Cachaça em revista. uma revista especializada em temas relacionados com o produto. A revista é bem interessante. Ensina o caminho das pedras para os pequenos produtores, dá importantes dicas sobre a qualidade do produto, bem como estabelece as principais diferenças entre a cachaça e o rum. Mas a revista também fornece um ranking bem interessante e conta, em detalhes, como se chegou a ele. Acho que vale a pena ver como se chegou a estas premiadas cachaças.
O ranking das dez primeiras da Cúpula da cachaça, em fotografia da revista Cachaça em revista. Só não tenho em minha coleção particular a de número 4 e 6.

A revista é uma publicação da Cúpula da Cachaça. esta cúpula é formada por 12 especialistas, cachaciers, como são denominados. Eles se autodenominam de "os doze cúpulos. O concurso foi realizado em fevereiro de 2014, na cidade de Analândia, em São Paulo e que teria no caderno Paladar, o suplemento gastronômico de O Estado de São Paulo, o grande órgão divulgador. O ranking passaria por três etapas diferentes: a votação popular, a seleção feita por especialistas e, finalmente, a degustação às cegas.

A consulta popular atingiu expressivos 5.322 participantes, dos quais saíram as primeiras indicações. depois os especialistas chegaram a sessenta marcas e a partir daí começou a chamada degustação às cegas, feitas pelos cúpulos. Fichas com os principais descritores foram detalhadamente preparadas e divididas em quatro grandes seções (visual, olfativo, gustativo e final). A revista assim descreve a parte final deste concurso:
A Vale Verde e a Magnífica, a primeira e a segunda colocadas do ranking da Cúpula da cachaça. Da minha coleção particular.

"As 60 cachaças foram foram divididas em oito grupos por similaridade (brancas, bálsamo, carvalho e por aí afora) e, a cada bateria, cuja duração era de entre 40 a 60 minutos, eram degustadas de seis a 12 cachaça uma de cada vez, bien entendu. Não eram permitidos comentários entre os cúpulos durante a degustação. A concentração era absoluta e Cintia (Estadão) testemunhava todo o processo. No fim da tarde de sábado, terminou a quarta e última bateria do dia. A missão estava cumprida e as notas dos cúpulos começaram a ser computadas, tarefa que se estendeu até a noite. Apenas o coordenador da degustação soube do veredito. Os demais cúpulos saberíamos da mesma forma que todos os ansiosos produtores, apreciadores sedentos e corneteiros alertas. Por meio do Pladar/Estadão, na quinta feira seguinte".
 Terceira e quinta colocadas: Boazinha e Anísio Santiago. Da minha reserva particular.

A revista publica as dez vencedoras, mas publica também um ranking das cinquenta preferidas. Eis o ranking das dez vencedoras:

Primeiro lugar: Vale Verde - doze anos - Edição especial. Esta cachaça é produzida em Betim, na grande Belo Horizonte e figura praticamente em todos os rankings.

Segundo lugar: Magnífica Soleira. É produzida em Miguel Pereira no Rio de Janeiro.

Terceiro lugar: Boazinha. Para surpresa geral. É produzida em Salinas (MG), por um produtor folclórico, Antônio Rodrigues.

Quarto lugar: Reserva do gerente, que é produzida em Guarapari, no Espírito Santo.

Quinto Lugar: Anísio Santiago. Esta cachaça também figura em todos os rankings. É produzida em Salinas (MG) pelo famoso produtor da lendária Havana.

Sexto lugar: Leblon. Maison Leblon. Signature Merlet. É produzida em Patos de Minas (MG).

Sétimo lugar: Companheira. Extra Premium. Esta é produzida em Jandaia do Sul, no Paraná, no engenho que eu visitei.
Sétima e oitava colocadas. Companheira e Germana Heritage. Também da minha coleção particular.

Oitavo Lugar: Germana Heritage. É produzida em Nova União (MG) e também frequenta praticamente todos os rankings.

Nono lugar: Weber Haus. Extra Premium. A cachaça produzida em Ivoti, no Rio Grande do Sul.

Décimo Lugar: Canarinha. Esta também é produzida na lendária Salinas, em Minas gerais.
A nona e a décima colocadas. Weber Haus e Canarinha. também da minha coleção. Entre as de minha coleção, talvez seja diferente a embalagem ou o envelhecimento.

A revista ainda traz a publicação da lista das cinquenta vencedoras. Estão aí as dez vencedoras, apenas para matar a curiosidade. Entre as 50 vencedoras, além da paranaense Companheira (7) também a Porto Morretes - Ouro, de Morretes consta da lista, ocupando a 14ª posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.