sexta-feira, 12 de julho de 2019

Roteiro de uma viagem. 1. Preparativos. Alemanha clássica. EuropaMundo.

Pronto para mais uma viagem. Desta vez, a primeira parte da viagem se destina à Alemanha, a terra dos meus longínquos antepassados. Consta que eles chegaram ao Rio Grande do Sul em 1828 e se estabeleceram na hoje cidade de São José do Hortêncio, a Picada dos Portugueses, ou a portugieserschneis de então. Entre as pessoas mais idosas este nome ainda se preserva. Eles eram oriundos do Hunsrück, região próxima da França. O motivo da vinda foram as guerras napoleônicas. Em 1835, já se defrontaram aqui, com a Revolução Farroupilha. Nunca tiveram vida fácil. A minha cidade natal é a de Harmonia. Em torno de cinco mil habitantes. Sobre esta história deixo um link http://www.blogdopedroeloi.com.br/2017/10/historia-de-sao-jose-do-hortencio.html


Tudo começou em Berlim.

Falo a língua alemã, no dialeto daquela região e daquele tempo, uma vez que, por aqui, ela ficou em estado de isolamento. Depois estudei o alemão clássico, mas a falta de oportunidades para exercê-la faz com eu tenha as naturais dificuldades. A língua portuguesa eu vim aprender, apenas na escola. Já estive na Alemanha em 1995 para a finalidade específica de estudos. Desta vez, apenas passeios. A viagem se divide em duas etapas. A primeira consta de um tour pela Alemanha Clássica, assim denominada pela empresa EuropaMundo, uma empresa espanhola, que recomendo muito. Dou o roteiro:

Primeiro dia: Chegada em BERLIM, via Frankfurt. Chegaremos ao hotel, já a noite, atentos aos recados da recepção para o tour do dia seguinte, na capital, a histórica cidade de Berlim, palco de grandes e tristes acontecimentos ao longo do século XX. 

Segundo dia: BERLIM. Da programação consta o seguinte: Faremos uma visita panorâmica pela incrível e pujante capital da Alemanha. Conheceremos o centro histórico, a ilha dos museus, o Reichstag, o Portão de Brandenburgo, suas artérias comerciais e seus parques. Conheceremos também o impressionante Memorial do Holocausto e o Museu-memorial do Muro de Berlim. Opcionalmente, sugere-se conhecer os arredores de Postdam com seus belos palácios. Pretendo fazer este tour histórico opcional.

Terceiro dia: BERLIM - DRESDEN - BAMBERG - NURENBERG. Lemos o seguinte: Saída rumo a DRESDEN, cidade que está situada junto ao rio Elba e onde se poderá admirar seu palácio. A viagem segue para a Baviera. Chegada em BAMBERG, belíssima cidade cheia de vida. Sugere-se passear pela "Pequena Veneza". Continuação em direção a cidade histórica de Nuremberg, a segunda cidade da Baviera, com longa história, onde se encontrava o Coliseu de Hitler.

Quarto dia: NUREMBERG - LANDSHUT - DACHAU - MUNIQUE. Eis a proposta: O dia de hoje nos prepara  grandes surpresas. Em Kelheim embarcaremos para realizar um rápido cruzeiro pelo vale do Danúbio, na zona das "gargantas do Danúbio". Chegada a KLOSTER WELTENBURG, um belíssimo mosteiro beneditino fundado no ano de 1040. Tempo para visita. Saída rumo a LANDSHUT, uma das cidades mais bonitas da Alemanha. Tempo para almoçar. À tarde, seguiremos para DACHAU, onde visitaremos o museu sobre o campo de concentração nazista. À tarde, chegaremos a MUNIQUE, visitaremos o impressionante  recinto da BMW WELT (mundo BMW), moderníssimas instalações de exposições multifuncionais do grupo BMW, a prestigiada  marca de automóveis alemã - depois disso conheceremos o parque onde está localizado o Olympiastadion de grande beleza arquitetônica e onde foram realizados os famosos jogos olímpicos de 1972. Posteriormente disporemos de tempo livre no centro histórico onde você poderá desfrutar das típicas cervejarias. (Será fácil de me encontrar em alguma delas).

Quinto dia: MUNIQUE - FÜSSEN - ROTEMBURGO - FRANKFURT : Entre altos cumes alpinos e belas paisagens, chegamos em FÜSSEN, onde se localiza o castelo de Neuschwainstein, subiremos de ônibus até a Ponte de Maria, onde desfrutaremos de de uma fantástica paisagem a partir de uma pequena ponte localizada entre barrancos, em que você poderá retornar caminhando ou de charrete (não incluído). Seguindo a "Rota romântica", a viagem segue para ROTEMBURGO, cidade cercada de muralhas. Entrada incluída ao belíssimo "Museu de Natal". Continuação até FRANKFURT, capital financeira da Alemanha. (Aí passarei um bom tempo cuidando das minhas múltiplas aplicações financeiras. Um mundo de preocupações).

Sexto dia: FRANKFURT - CRUCERO RHIN - COCHEN - COLÔNIA: Hoje é dia de conhecer o Vale do Reno e Mosela, dois rios históricos e com povoados cheios de encanto. Se fará um pequeno cruzeiro pelo rio Reno, entre os povoados de RUDESHEIM e ST. GOAR.  Sem dúvida, o lugar mais pitoresco do Reno. Posteriormente, tempo para almoçar em COCHEM, às margens do rio Mosela. Conheceremos também o incrível Burg Eltz, castelo medieval cercado de bosques entre montanhas.  Chegada em COLÔNIA prevista para o final da tarde, tempo para passear na ativa área da catedral antes de dar continuidade ao nosso hotel localizado em DUSSELDORF.

Sétimo dia: COLÔNIA - HAMELIN - HANNOVER: Um passeio por DUSSELDORF, cidade às margens do Reno, no centro da região mais industrial da Alemanha (Aí fica a sede da poderosa DGB, a Central Sindical Alemã). Continuaremos rumo a ZOLLVEREIN, um dos pontos mais importantes da "rota europeia da herança industrial", visitaremos seu complexo industrial da mina de carvão, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Seguiremos para o norte, pararemos em HAMELIN, no norte da Alemanha. Esta cidade se tornou popular devido ao conto folclórico "O Flautista de Hamelin". Após passar pelas "pegadas dos ratos", a viagem continua até HANNOVER. Tempo para conhecer o centro desta importante cidade.

Oitavo dia: HANNOVER - GOSLAR - BERLIM. Tempo livre em HANNOVER, antes de continuar a viagem até GOSLAR, um dos mais belos povoados da Alemanha, com sua arquitetura de madeira, suas muralhas e praças.  Tempo para passear e almoçar. Continuação até BERLIM. Chegada ao meio da tarde. Tempo livre. Fim dos nossos serviços.

Neste dia pernoitaremos em Berlim, para no dia seguinte iniciar um novo tour. Desta vez visitaremos capitais, começando por Berlim e seguindo para Praga, Budapeste, Bratislava e Viena. Dou o roteiro detalhado em outro post. De Viena voltaremos ao Brasil, via Frankfurt.

4 comentários:

  1. Boa viagem.
    De seu roteiro só conheço Cochen onde passei com amigos num trajeto longo de Paris a Bruxelas. Um doce de cidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Leda Maria. Almoçamos nesta encantadora cidadezinha, após a realização de um cruzeiro de duas horas pelo rio Reno. Almoço devidamente acompanhado por uma taça de vinho da uva Riesling. A viagem foi ótima. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Professor, que saudades!!! Vc foi meu professor no Colégio Estadual de Umuarama. Tenho muitas saudades daquela época, hoje moro em Belo Horizonte. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colégio Estadual de Umuarama. Foi neste Colégio que iniciei a minha vida profissional no ano de 1969, vindo de Porto Alegre. Realmente foi um bom tempo. Tempos de juventude e uma vida toda pela frente. Um grande abraço e felicidades aí em Belo Horizonte.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.