Como estamos nos avizinhando de mais um fatídico primeiro de abril e - para dizer em alto e bom som - que "AINDA ESTAMOS AQUI", quero deixar, num único post, a resenha de cada um dos cinco volumes sobre este triste período de nossa história, o da ditadura civil militar instaurada em 1964. Eles são fruto de muito trabalho de pesquisa e, com toda a certeza, se constituem numa das maiores fontes para conhecer este período de nossa história. Os cinco volumes tem os seguintes títulos: 1. A ditadura envergonhada: as ilusões armadas. 2. A ditadura escancarada: as ilusões armadas. 3. A ditadura derrotada. o sacerdote e o feiticeiro. (Geisel - o sacerdote - Golbery - o feiticeiro. 4. A ditadura encurralada: o sacerdote e o feiticeiro. 5. A ditadura acabada.
Esta ditadura durou longos e infinitos 21 anos (1964-1985) e, como terminou mal, com uma anistia que perdoou crimes cometidos pelo Estado, fato que provocou repiques ditatoriais, com elogio a torturadores e tentativas de golpe, como vimos ao longo de todo o governo Bolsonaro, é que quero deixar esta pequena contribuição no sentido de que mais gente, especialmente os da geração que não viveu o período, tomem o devido conhecimento dele, para que ele não se repita, nem como tragédia, nem como farsa. SEM ANISTIA PARA OS GOLPISTAS.
O post também tem a finalidade de remeter para a leitura da obra do Elio Gaspari, numa espécie de provocação, no bom sentido do termo - pro-vocare, do chamar para... As ditaduras torturam e matam - em nome da manutenção do estado das coisas - manutenção de privilégios e exclusão social. Boa leitura e saudações democráticas e civilizatórias.
Volume 1.
Volume 2.
A ditadura escancarada. Elio Gaspari.
Volume 3.
A ditadura acabada. Elio Gaspari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.