sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Bolsa de estudos. Mestrado. Chevening (UK). Maria Luiza Khoury. Como conseguir.

Enquanto lia o livro de Christian Laval, A escola não é uma empresa - o neoliberalismo em ataque ao ensino público, eu via a postagem da Maria Luiza Khouri, acompanhada com um vídeo, onde ela explica detalhadamente como fazer para se habilitar a bolsas de estudos no Reino Unido. O livro de Laval é uma pesada crítica ao caráter cada vez mais concorrencial e competitivo que invade a educação em sua guinada de adaptação às exigência do mercado. Essa adaptação reduz o ser humano à unidimensionalidade, marcada pelo econômico. Historicamente a educação, em seu caráter republicano, usando a expressão do mesmo Laval, é marcada pelo seguinte tríptico: formar o trabalhador, instruir o cidadão e educar o homem.
Maria Luiza Khouri explicando como chegar ao mestrado em Londres, com bolsa do Reino Unido.

O post e o vídeo da Mari vem na direção oposta ao caráter concorrencial e competitivo do processo educacional e aponta para o compartilhamento de experiências e para a abertura de possibilidades para todos aqueles que desejam andarilhar pelos caminhos por ela já percorridos. Imediatamente a parabenizei, dizendo-lhe que o seu port representava um ato de generosidade e de bondade e me confessei orgulhoso por ter participado de seu processo de formação.

Maria Luiza Khouri foi minha aluna no curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Positivo e, obviamente, sempre se mostrou uma aluna diferenciada. Determinação, atitudes positivas, liderança e espírito de organicidade sempre foram marcas de sua participação nas atividades escolares. Depois também fui distinguido na orientação do TCC de seu grupo. Tivemos assim uma aproximação maior e tive a honra de fazer a sua carta de apresentação para a universidade inglesa.

A finalidade do post é dupla. A primeira é a que a própria Mari deseja, que é a de oferecer a sua experiência para aquelas pessoas que desejam seguir os seus caminhos para obterem a tão sonhada bolsa proporcionada pelo governo do Reino Unido e, o segundo, e de minha parte a razão principal, que é a de exaltar a atitude que a Mari tomou. Compartilhar a sua experiência e abrir essa possibilidade para outras pessoas. Essa atitude é um reflexo da Mari que eu conheci. Ela é resultado de uma formação que ela recebeu, de valores que ela foi assimilando em seu processo de formação e de socialização. Família, escola e grupos de amizades tem a sua participação nesse processo.

A decisão de publicar esse post, em meio a leitura do livro de Laval,  me veio também pela lembrança de um evento de formação do qual participava o professor João Wanderley Geraldi, o nosso grande mestre da linguística. Nos contava ele a história de sua fisioterapeuta, que havia se formado graças a política pública do PROUNI. Dizia ela: "Professor, o PROUNI precisa acabar, ele não pode continuar existindo". Diante dessa afirmação o professor retrucou: Mas como é que você quer que esse projeto acabe, se foi por ele que você conseguiu se formar"? Ela prontamente respondeu, para desapontamento do professor. "Pois é, ele precisa acabar pois a concorrência é muito grande". Traduzindo, essa menina, formada pelo PROUNI, queria que as oportunidades que ela teve na vida não fossem mais oferecidas a ninguém. Queria uma reserva de mercado com o fechamento de oportunidades para novos profissionais.

Deixo para vocês a contraposição dessas duas atitudes e, para  a Mari, uma mensagem final, que retiro de Paulo Freire, que  recentemente usei como epígrafe.

"Ensinar exige alegria e esperança. A esperança faz parte da natureza humana. Seria uma contradição se, inacabado e consciente do inacabamento, primeiro, o ser humano não se inscrevesse ou não se achasse predisposto a participar de um movimento constante de busca e, segundo, se buscasse sem esperança". Paulo Freire. Pedagogia da autonomia.

Para mim, essa frase contém em si toda uma definição e todo um conceito de educação. Seres inacabados, limitados e finitos, na busca de completude. Essa é a travessia, a trajetória de formação que você vem trilhando com tantos êxitos e que, tenho certeza, te traz alegrias e novas esperanças. E, como já expressei na nossa comunicação pelo face, "que os teus voos pelo mundo continuem e parabéns pela tua vida de buscas e de realizações. Na tua volta comemoraremos".
Lembrança de uma comemoração da turminha aqui em casa.

Deixo aqui a mensagem que a Mari mandou hoje pela manhã (17/10/2019), diretamente de Londres. 
Bom dia, Brasil!
Tenho recebido mensagens de pessoas interessadas em aplicar para o programa Chevening, que concede bolsa de estudos integral para mestrados no Reino Unido, e que está com as inscrições abertas até o dia 05 de Novembro.
Para tentar ajudar quem tá aplicando, preparei um vídeo (bem caseiro, tá?) contando sobre a minha experiência e dando algumas dicas - bem pessoais - sobre o processo seletivo.
Fiquem à vontade para mandar para quem tiver interesse. Sabemos que não são muitas as opções de bolsas de estudos integrais, e muito menos as relacionadas com audiovisual, então quanto mais gente puder aproveitar essa oportunidade, melhor 
Besos diretamente do frio e chuva! Logo logo tô aí 

Para acessar o vídeo basta clicar. E quanto a Mari, deixo dela a imagem registrada num dos comentários à sua postagem no face: Henrique Sal Grosso Ouro Com certeza! Essa menina é de ouro! Abraços e Parabéns!

https://www.facebook.com/marialuizakhouri/posts/2564225776966803?comment_id=2564279173628130&reply_comment_id=2564419810280733&notif_id=1571321311498299&notif_t=feed_comment_reply

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