quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Ranking da Cachaça.

Publicarei primeiramente o ranking feito pela Universidade da Cachaça. O critério que usei foi o do primeiro que eu encontrei. Depois vi que a universidade é simplesmente um misto de bar e restaurante e que deve ser frequentado por bons conhecedores de cachaça. Vamos ao seu ranking e também com a procedência da cachaça rankeada:

1. Vale Verde - Betim - Minas Gerais.
Eis aí a campeã. Ela custa em torno de R$ 50,00 e é fácil de ser encontrada. Em Curitiba tem no Mercado Municipal.
2. Anísio Santiago. Salinas - Minas Gerais. Ele é simplesmente o produtor da Havana.
3. Canarinha. Salinas - Minas Gerais.
4. Germana. Nova União - Minas Gerais.
5. Claudionor. Januária - Minas Gerais.
6. Boazinha. Salinas - Minas Gerais.
Eis a quinta e a sexta do ranking. Observe que a Claudionor ostenta em seu rótulo que é a 3ª. melhor cachaça do Brasil. É no ranking da Playboy.
7. Casa Bucco. Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul.
8. Armazém Vieira. Florianópolis - Santa Catarina.
9. Magnífica. Miguel Pereira - Minas Gerias. O site indica que o alambique se situa em Vassouras RJ, na divisa com Miguel Pereira MG. Creio ser mais correto creditá-la a Vassouras.
10. Piragibana. Salinas - Minas Gerais.
11. Maria Izabel. Paraty - Rio de Janeiro.
12. Indiazinha. Salinas - Minas Gerais.
13. Sapucaia Velha. Pindamonhangaba - São Paulo.
14. Corisco. Paraty - Rio de Janeiro.
As cachaças de Paraty, constantes do ranking: Maria Izabel e Corisco.

15. Mato Dentro. São Luís do Paraitinga. São Paulo.
16. Lua Cheia. Salinas - Minas Gerais.
17. Abaíra. Chapada Diamantina - Bahia.
18. Seleta. Salinas - Minas Gerais.
19. GRM. Araguari. Minas Gerais.
20. Volúpia. Alagoa Grande - Paraíba.

É de fácil observação que Salinas e Minas Gerais são os campeões absolutos da produção no Brasil. Mas vamos ao ranking da Playboy.

1. Anísio Santiago. Salinas - Minas Gerais.
2. Vale Verde. Betim - Minas Gerais.
3. Claudionor. Januária - Minas Gerais.
4. Germana. Nova União - Minas Gerais.
5. Canarinha. Salinas - Minas Gerais.
6. Serra Limpa. Duas Estradas - Paraíba.
7. Maria Izabel. Paraty - Rio de Janeiro.
8. Seleta. Salinas - Minas Gerais.
Olhe elas aí. As primeiras do ranking.

9. Sagatiba Preciosa. Ribeirão Preto - São Paulo.
10. Germana - Heritage. Nova União - Minas Gerais.
11. Mato Dentro - Prata. São Luís do Paraitinga. São Paulo.
12. Cachaça da Tulha - Ouro. Mococa - São Paulo.
13. Santo Grau. Coronel Xavier Chaves - Minas Gerais.
14. Boazinha. Salinas - Minas Gerais.
15. Lua Cheia. Salinas - Minas Gerais.
Olha elas aí. As intermediárias do ranking.

16. Casa Bucco - Ouro. Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul.
17. Nega Fulô. Nova Friburgo. Rio de Janeiro.
18. Armazém Vieira. Florianópolis - Santa Catarina
19. Weber Haus - Amburana. Ivoti - Rio Grande do Sul.
20. Rainha das Gerais. Curvelo - Minas Gerais.
Olha elas aí. As últimas do ranking. Mas sabem o que significa entrar neste ranking? São cachaças muito cobiçadas, tanto pelos bebedores, quanto pelos colecionadores.

De novo, a absoluta predominância das cachaças de Minas Gerais. A cidade de Salinas deve ser um alambique só. O mercado da cachaça é algo fabuloso. Um mercado que está entre 1,3 e 1,4 bilhões de litros ano. Falei dele no post sobre as cachaçarias de Paraty. Estas três fotografias eu as tirei em Paraty. Não tenho estas preciosidades todas. E agora... chega de cachaça.

Em tempo. Na minha cidade natal, Harmonia RS., se produz uma cachaça de boa qualidade. O local é tradicional. Quando criança, ali já se produzia cachaça. O processo foi depois interrompido e retomado.Ela é muito apreciada quando a sirvo aos meus amigos. Como nesta cidade ainda se fala mais alemão do que português, o seu nome também tem um sotaque alemão: Harmonie Schnaps.
Uma amostra da cachaça produzida em Harmonia. A Harmonie Schnaps.





4 comentários:

  1. FALTOU FALAR DA UNICA CAHAÇA DO RANKING BRANCA,A VERDADEIRA E MAIS ANTIGA DO PAIS,
    A SANTO GRAU SEX 18 OU A MELHOR A SEC 18 DIRETA DO ALAMBIQUE
    http://www.cachacaseculoxviii.com.br/index.html

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal.

    Bom vamos lá, já a algum tempo venho sendo leitor desse maravilhoso site e o considero como o melhor nesta área. Tenho 49 anos e a mais de 20 aprecio degustar uma ótima cachaças, não me considero uma excelência, mais acredito ser um profundo conhecedor.
    A alguns anos quando a revista PlayBoy lançou seu primeiro ranking de cachaças, como eu já conhecia todas as listadas e algumas outras e não pude concordar totalmente com o mesmo, achei que faltaram algumas e outras não deveriam figurar na no ranking, não que essas cachaças não fossem boas, mais sabia da existência de outras muito melhores.
    O tempo foi passando e outros ranking além dos da Playboy foram surgindo e continuei não concordando totalmente com os mesmos, a presença de algumas e a falta de outras me levaram a tentar entender o que estava ocorrendo, será que meu paladar era tão diferente!! Não creditando que tivesse um paladar tão diferenciado resolvi tirar minhas dúvidas, todas as vezes que estava com amigos que apreciam essa maravilha, fiz um teste cego, onde colocava uma das cachaça que eu entendia que não deveria estar no ranking e uma outra que acreditava que deveria estar e para surpresa desses meus amigos e não minha, quase sempre o resultado era favorável a cachaça que eu havia escolhido.
    Neste momento foi que minhas dúvidas aumentaram, pois a diferença não estava em meu paladar pelos resultados que encontrei, em algum outro motivo, resolvi então analisar os ranking e descobri que as cachaças listadas nos ranking eram basicamente sempre as mesmas, mudava uma ou outra cachaça e sempre os nomes que apareciam eram só de cachaças mais conhecidas e não das melhores, porém depois de muito pensar eu descobri o motivo. Achei tudo isso muito estranho resolvi então verificar e em minhas analises acredito ter descoberto o motivo. O problema não estava nos degustadores que fizeram o ranking, mas na falta de conhecimento de um universo maior de nossa cachacinha amada, comecei a verificar nas matérias as indicações de onde beber as mesmas e resolvi visitar os bares e outras casa que eu ainda não conhecia e em todos esses lugares percebi que os cardápios são praticamente iguais, nada de novo ou diferente, alguns com 70, 80 cachaças em seu cardápio, outros 130, 150 mais sempre algo muito parecido.
    Por isso resolvi escrever esse longo texto para tentar colaborar com um futuro ranking, que mesmo que seja igual aos que já foram feitos, que tenham basicamente a mesmas cachaças, será mais realista, pois serão degustadas um universo muito maior cachaças, para que isso ocorra os degustadores deveriam frequentar casas que tenham um cardápio mais diversificado saindo da mesmice, algo mais extenso e que tenha cachaças de varrias áreas do pais, deixo como sugestão o maior cardápio que conheço que é o do Gogó da Ema na região do Morumbi em São Paulo, com mais de 900 rótulos diferentes e entre eles estão todas as citadas em todos os rankings.

    Cachaças que faltaram:

    - CORREINHA
    - PINISSILINA
    - SALINAS
    - REPUBLICANA
    - ALDEIA
    - VELHO PESCADOR

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo seu comentário. Concordo plenamente que é absolutamente impossível fazer o ranking no universo de cachaças que temos. Além disso fatores de marketing também influenciam e, muitas delas nem conseguem participar destes rankings.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.