domingo, 6 de janeiro de 2013

Viagem a Paraty - RJ. 2. Passeio de Escuna.

As grandes atrações turísticas naturais de Paraty são: o passeio de escuna pela baía de Paraty; o passeio de jeep, que compreende cachoeiras e cachaçarias; o trekking por praias desertas; o city tour pelo centro histórico e a ida às praias de Trindade, um distrito de Paraty, com população dominantemente caiçara, nativa.

Resolvemos fazer o passeio de escuna. A atração pelo mar e pela água é um apelo muito forte. Os passeios de escuna duram em média seis horas. Saem do porto entre as 10:30 e 11:00 horas e voltam entre 16:30 e 15:00 horas. Fazem quatro paradas. Como ocupam a hora do almoço, estão equipados com cozinha e vendem almoços em pratos feitos. É meio desajeitado, mas a comida é boa, acima de tudo, porque o teu estado de espírito está bem. O passeio custa R$30,00 e a refeição em torno de R$ 25,00.
Ilhas e praias da baía de Paraty. São 65 ilhas e mais de 300 praias.

A primeira vista que se tem é obviamente a da cidade, da qual a gente vai se afastando. Mas esta vista é mais bonita, quando da volta. A primeira vista do passeio é a ilha da Bexiga. Tem este nome em função dos tempos da varíola, que enchia o corpo de pequenas bexigas. Para esta ilha eram enviados os seus portadores, para evitar a contaminação. Hoje a ilha é propriedade do navegador e aventureiro Amir Klink.
Vista da ilha da Bexiga, para onde onde eram remetidos os portadores de varíola, para evitar contaminação.

A primeira parada é feita num aquário natural, com direito a banho e bicadas de pequenos peixinhos. A tripulação do barco normalmente alimenta os peixes para que apareçam em maior quantidade. O cenário se complementa com inúmeros barcos e iates.
Os peixinhos em seu aquário natural.

A segunda parada é feita na praia da Lula, uma praia litorânea que é atingida apenas de barco. É uma praia particular e sobre ela vou propor, num próximo post, algumas reflexões, para tempos de ócio. A praia é muito bonita e nela está uma bela casa antiga. Ela tem um guardião nada gentil. Tentei puxar conversa, mas não deu liga. Depois um dos tripulantes da escuna nos falou que ele é dado a bravatas e gosta de puxar o facão, sem qualquer motivo maior. Incorporou realmente a função de guardião."É um jagunço", nos dizia o tripulante.
Vista da bela praia da Lula e da casa de veraneio de uma das famílias tradicionais de Paraty.

A terceira parada foi na Lagoa Azul, que não é a Gruta Azul da ilha de Capri, mesmo porque as águas são um tanto esverdeadas. Sereias também não as vi, não devem ter uma moradia nessas plagas. Ou seria o imaginário que estava um tanto fraco. Nesse local paradisíaco foi servido o almoço.
Vista das águas do Lago Azul.

A última parada foi na praia Vermelha, Vermelha em função da cor de suas areias. É apontada como uma das praias preferidas de todos.
Olhem a maravilha que é esta praia, a praia Vermelha.

Depois desse passeio maravilhoso o  nosso tempo estava se esgotando e era hora de voltar. Na volta você ainda é agraciado com a vista da bela cidade, que vai ganhando volume na medida em que você se aproxima dela. A vista é encantadora. Como já eram 17:00 horas, só deu mais tempo para a visita a uma das cachaçarias e fazer um belo e excelente jantar. Mas sobre cachaça falaremos amanhã.
Olha aí a beleza desta histórica cidade, ao se aproximar do seu porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.