sábado, 23 de fevereiro de 2013

Brasileiros Votam na Escolha do Oscar?

O Oscar é um dos maiores eventos culturais do mundo. Ele vem acompanhado de muito charme e glamour e, muita publicidade, obviamente. Tudo começa com as indicações. Estas são feitas para 24 quesitos diferentes. Indicações são dadas para:
24 estatuetas deverão ser conferidas, em meio a um clima de muita festa.

-melhor filme. - geralmente dez indicações. Este ano são nove;
-melhor direção. Normalmente são cinco indicações para o restante dos quesitos;
-melhor ator e atriz;
-melhor ator e atriz coadjuvante;
-melhor roteiro original e adaptado;
-melhor animação;
-melhor filme estrangeiro. Também pode ser indicado como melhor filme;
-melhor trilha sonora;
-melhor canção original;
-melhor fotografia;
-melhor figurino;
-melhor documentário;
-melhor curta documentário;
-melhor edição;
-melhor maquiagem;
-melhor direção de arte;
-melhor curta animação;
-melhor curta metragem;
-melhor edição de som;
-melhor mixagem de som;
-melhores efeitos visuais.

O prêmio é concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, de Los Angeles, ou simplesmente Academia, que foi fundada em 1927, pelos homens do cinema. Ela é uma organização daqueles que lidam com ele, dominantemente americana, mas também aberta aos demais países. Hoje ela tem membros em 36 diferentes países. A instituição do prêmio, do Oscar, remonta ao ano de 1929. Existem várias interpretações sobre a origem do nome - Oscar.

Todas as pessoas indicadas a receber um Oscar passam a ser os eleitores para as suas escolhas futuras, dentro de suas áreas. Também podem ser escolhidas pessoas, a critério da Academia, que prestaram relevantes serviços ao mundo do cinema. Hoje o Colégio Eleitoral é composto por 5.800 eleitores. Neste ano de 2013, pela primeira vez estes eleitores puderam votar pela Internet. Imaginem o sistema de segurança que acompanha este processo de escolha. A lista dos eleitores não é disponibilizada.

As premiações ao Oscar 2013 já estão decididas. O processo eleitoral iniciou-se no dia 8 de fevereiro e encerrou-se na terça feira passada, 20 de fevereiro. Um forte esquema publicitário acompanha todo o processo. A Warner, responsável por Argo e a Disney, distribuidora de Lincoln, já teriam gasto dez milhões de dólares para promoverem os seus filmes. As nove indicações de melhor filme deste ano já faturaram mais de dois bilhões de dólares. É comum, entre os próprios membros da academia, a convicção de que nem sempre os melhores são os premiados. Neste ano a competição está mais acirrada nas escolhas de melhor filme (em meu círculo Django Livre é disparadamente o favorito), de melhor diretor e de melhor ator e atriz coadjuvante. Pelos temas abordados Argo e Lincoln despontam como reais favoritos.Coisas de americanos.
No meu entorno toda a preferência é dada para Django Livre, de Tarantino.

Mas, afinal de contas os brasileiros votam? Há brasileiros eleitores, sim! Vejam o critério. Quem já recebeu indicções é eleitor em potencial. Estão nesta condição, segundo consegui apurar, Walter Salles e Fernanda Montenegro, por Central do Brasil; Bruno Barreto, pelo Quatrilho e Fernando Meirelles por Cidade de Deus. Este filme também lançou Bráulio Mantovani (roteirista) e Daniel Rezende (editor), como eleitores. Bruno Barreto seria um duplo eleitor, pois também ganhou a indicação de melhor filme estrangeiro, com O que é Isso Companheiro, adaptado do livro de Fernando Gabeira.
O premiadíssimo filme brasileiro Cidade de Deus. Por ele três brasileiros teriam direito a voto para o Oscar.

Ocorre um porém. Para ser eleitor tem que estar em dia com a OAB, desculpem, com a Academia. A sua mensalidade gira em torno de duzentos e cinquenta dólares anuais, razão pela qual a maioria dos eleitores deixa de votar. Consta que entre os brasileiros o único a votar regularmente é o editor de Cidade de Deus, Daniel Rezende.

Quanto ao mais é só aguardar. Ontem teve estréia nacional de mais um dos filmes com indicações e com ineditismos. Trata-se de A Indomável Sonhadora, com quatro indicações: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado e melhor atriz, Os ineditismos vão por conta da menininha, com seis (ou oito) anos de idade durante as filmagens, Quvenzané Wallis. É a mais nova pessoa, em termos de idade, com indicação a melhor atriz. O mesmo ocorre com o seu diretor, Ben Zeitlin, 30, também um novato. Aliás, no extremo oposto, concorre a atriz mais velha, Emmanuelle Riva, de Amour, com 85 anos. Proximamente estaremos comentando o filme. Por enquanto, vamos ficando nas expectativas e..., na torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.