Vamos dedicar o post de hoje ao humor, à ironia. Junto também vamos fazer uma interrogação. Por que alguns fatos ganham tanta notoriedade e, outros não, mesmo que haja similaridade? Coloquemos em paralelo o mensalão do PSDB mineiro e o mensalão do PT. Será que a corrupção de alguns é tolerada e a de outros não? Lamentavelmente a corrupção é cenário do cotidiano da política brasileira, o que é absolutamente injustificável. Vejo nas reações populares muito mais efeitos positivos do que nas medidas judiciais. Sem a reação popular teríamos a lei da ficha limpa?

Quando assisti o notável filme sobre o herói da unidade americana, Lincoln, escrevi o seguinte, no dia 28.01.2013.
 
Olhe aí as polêmicas que o filme está produzindo. Seria Lincoln o precursor do mensalão?

"Me lembrei de Maquiavel, da realpolitik e, ao mesmo tempo, da superação desta realpolitik, pelo efetivo exercício do poder que Lincoln usou, praticamente sem nenhum escrúpulo, para impor o seu objetivo maior e que o consagrou como o grande presidente da unidade americana: a aprovação, contra quase tudo e todos, da emeda número 13.


Também me lembrei do mensalão. Lincoln deu fortes motivos para sofrer um processo de empeachment, em suas ações em favor da aprovação da emenda. Isso daria uma belíssima discussão política, não daria? Certamente que elementos não faltariam. Existe uma espécie de eu não sabia presidencial, ocorrido no dia da sua aprovação".

Certamente eu estava muito tímido quando escrevi isso. Vejam o que escreveu o The Piauí Herald, o blog que se autointitula como o mais elegante do Brasil, também já no dia 28 de janeiro. A sua ironia é ácida e atinge diretamente as principais lideranças do PSDB. É muito divertido.


"WASHINGTON DC - Após ver o novo filme de Steven Spielberg, deputados do PSDB decodificaram ligações históricas entre Abraham Lincoln e o PT. "Lincoln é o pioneiro do mensalão", denunciou Álvaro Dias. "O filme mostra, com rara coragem, como ancestrais de José Dirceu convenceram o ex-presidente americano a distribuir propinas em busca de apoio político", concluiu.

Animados com a descoberta, a executiva nacional do PSDB contratou uma consultoria para buscar mensagens subliminares no último vídeo de Dilma em cadeia nacional. "Vamos proibir Dilma de usar vermelho, que é a cor associada ao PT, ao comunismo e ao capeta! Além disso, queremos desmascarar aquela farsa do cabelo armado com laquê para sugerir uma estabilidade econômica que não existe", defendeu Sérgio Guerra, alisando a careca".

Voltando ao sério. Joguei no google o seguinte: Dilma e o casaco vermelho. Abri cinco páginas e não fui além para verificar. Lá está a notícia e os comentários sobre esta tentativa de o PSDB entrar na justiça contra a presidente Dilma, pelo uso do casaco vermelho no dia do anúncio, em cadeia nacional de TV, da redução das tarifas de energia elétrica. Em defesa de Dilma veio o seu cabeleireiro, dizendo que a cor não era vermelha, e sim, cor de rosa. O melhor mesmo é ficar no humor.

Fontes sigilosíssimas ligadas aos tucanos garantem que, visto de trás para frente, o vídeo de Dilma é uma campanha descarada pela reeleição.