quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Serpente - A medicina e outros símbolos.

Como a simbologia é coisa interessante!  Como os símbolos podem mudar e adquirir significados opostos em diferentes culturas! Creio que a serpente é um desses casos. É o animal mais sagrado que se possa imaginar na cultura grega, na cultura inca, bem como na filosofia de Nietzsche, por reperesentar o sentido da terra, na transmutação de valores em sua filosofia. Por outro lado é o animal mais abjeto que se possa imaginar na cultura cristã. Rastejar como a cobra rasteja, é uma das coisas mais abomináveis que pode acontecer ao ser humano.
Quando falamos de Delfos falamos de Pítias, a serpente. De Pítias vem a palavra pitonisa, aquela que prevê o futuro. Por que ela prevê o futuro? Porque ausculta a terra. Junta com águas sulfurosas e vapores vindos da terra e o sussurar de alguns ventos e, ... está criado o mito. Esculápio ou Asclépio é o pai da medicina grega. Ela é essencialmente natural, é terra, é chão. E, quem melhor conhece a terra é a serpente. Daí para a simbologia é um passo só. A serpente, por ser a que melhor se relaciona com a terra, passa a ser símbolo da farmácia e da medicina. Em outras palavras: a cura depende do auscultar a terra, a natureza.
Já no cristianismo, não é preciso nenhum esforço para lembrar a sua satanização. É ela a culpada de todos os males. É ela o Epimeteu que abriu a caixa de Pandora, espalhando todos os males pelo mundo.
O que me leva a escrever esse texto, no entanto, é um diálogo de mercadores que envolve a serpente. Esse diálogo está no livro Os últimos dias de Pompéia  de Edward Bulwer Lytton. Deixo os comentários para a imaginação do leitor. Vejamos:

"Os pompeianos não se preocupavam em observar as pessoas, ocupados apenas em satisfazer seus próprios desejos e ambições. Entretanto, nos olhos e na boca daquele homem havia uma expressão tão amarga e desdenhosa, contemplando os que subiam os degraus do templo, que um mercador perguntou ao joalheiro que o acompanhava:
- Quem é esse indivíduo com aparência de filósofo?
- Chama-se Olinto - replicou o joalheiro. - Faz-se passar por Nazareno.
- Quer dizer, cristão, não é.
- Exatamente.
- Seita temível! - murmurou o mercador, estremecendo levemente. - Ouvi dizer que quando se reunem à noite, dão início às cerimônias sacrificando um ser humano. Que me diz? Soube também que praticam a igualdade de bens... Miseráveis! Igualdade de bens! Que seria de nós, mercadores e joalheiros, se todos praticassem a igualdade de bens?
- Tem razão, querido amigo - afirmou o joalheiro. - Seria terrível. Além disso eles nunca usam jóias. Eles detestam a serpente e, como não deve ignorar, em Pompéia todos os nossos adornos mais caros tem essa forma".
A presença da serpente, o animal mais sagrado da mitologia greco-romana, numa pintura em Pompéia.

Como um olhar para o mundo está contaminado pela cultura e por interesses próprios!

2 comentários:

  1. a SERPENTE ACABOU SENDO SENDO A CULPADA DE TODOS OS MALES OQUE É BOM FICOU PARA DEUS E OQUE NÃO PRESTA PARA A POBRE DA SERPENTE MAS NÂO DISEM QUE ELE FOI QUEM CRIOU TUDO ? PORQUE CRIOU A SERPENTE ?

    ResponderExcluir
  2. Ideologia sem inimigo não funciona. Catecismos católicos falam mais do demônio do que de Deus. Obrigado pelo comentário, seu Arnaldo.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.