segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Os Miseráveis. Um musical baseado na obra de Victor Hugo.


O filme Os Miseráveis é um musical. É a adaptação de um musical da Broadway, há anos em cartaz e já visto por mais de sessenta milhões de pessoas, mundo afora. É o terceiro espetáculo mais visto do mundo, perdendo apenas para O Fantasma da Ópera e para Cats. A fonte primária de tudo isso é o gigantesco livro de Victor Hugo, com o título homônimo. O livro tem uma edição primorosa da Cosacnaif, de 2011 e com apresentação de Renato Janine Ribeiro.
A bela edição brasileira do livro Os Miseráveis, pela Cosacnaif. 1.269 páginas.

O livro é dividido em cinco partes. A primeira é dedicada a Fantine, mas o personagem responsável por todo o enredo, que irá modificar totalmente a vida de Jean Valjean, ganha grande destaque: o bispo, Dom Bienvenu, a bondade em pessoa. A segunda parte é dedicada a Cosette, a filha de Fantine, que será confiada a um casal de estalajadeiros, os Thénardier, que chantageiam permanentemente a pobre Fantine. A terceira parte, Marius, focaliza o personagem que irá ganhando centralidade no romance, como pretendente da terna e inocente Cosette, agora já sob a proteção de Madeleine (Jean Valjean). A quarta parte, O idílio da rua Plumet e a epopéia da rua Saint-Denis, é dedicada à revolução popular de 1832, em Paris e que pretendia a derrubada da monarquia. Nesta parte estão as famosas barricadas, comandadas pelo jovem Enroljas. Nesta parte aparece um dos personagens mais queridos e envolventes da obra, o pequeno Gavroche. A quinta e última parte é dedicada a Jean Valjean, o personagem da obra. O obsessivo inspetor Javert perpassa toda a obra na perseguição a Jean Valjean. O livro da Cosacnaif, tem 1.269 páginas e o filme musical tem a duração de duas horas e trinta e oito minutos.

É uma ousadia enorme trabalhar com esta obra, ainda mais, transformá-la em musical e de musical em filme.O resultado final é bom. Não consigo imaginar o que seria ver o filme, sem ter lido o livro. Será que as sequências seriam bem compreendidas ou restaria apenas a parte musical? Eu tenho comigo uma certeza; No livro, os personagens bons são infinitamente melhores do que no filme e os maus, por sua vez, são também infinitamente piores. O casal Thénardier é apresentado no musical como cômicos, mas que na verdade, junto com o inspetor Javert são os personagens do mal. São muito maus. Também não é comum o diabo, leia-se, o mal, ser representado cantando. O mal sempre é sorrateiro e traiçoeiro e nunca afeito ao canto. O canto é expressão de bondade e de alegria. Coisas de musicais e de ópera.

Cartaz do filme musical Os Miseráveis.

Ponto forte do filme é o seu elenco. Hug Jackman interpreta Jean Valjean e Anne Hathaway é a Fantine. Dois candidatos a Oscar. O diretor Tom Hooper já é consagrado. É o mesmo de O Discurso do Rei. Os personagens infantis de Cosette e Gavroche são maravilhosos. Não tem como não se apaixonar pelo pequeno Gavroche, que numa cena em que o ânimo dos revolucionários fica arrefecido, ele é reaceso com o ânimo do pequeno menino. Me lembro de Darcy Ribeiro, quando fala nas suas Confissões, que viveu anos encarnado em Gavroche.

O filme, que já ganhou o Globo de Ouro, como a melhor comédia musical, também me pareceu bem mais religioso do que é o livro. O livro destaca muito a bondade de Dom Bienvenu, mas não vi toda a religiosidade que aparece no filme.

A obra de Victor Hugo, que originalmente apareceu em 1862, já foi adaptada ao cinema em várias versões, sendo aquela, em que Jean Valjean é interpretado por Gérard Depardieu, uma das mais famosas.A leitura deste livro, foi a leitura que entre todas, mais me apaixonou. Não tem quem não chore inúmeras vezes na leitura deste livro. O livro tem esta grandeza, que o filme não tem. As lágrimas vertidas com a sua leitura, seriam as lágrimas mais humanas que o mundo já verteu. Não existe unanimidade da crítica com relação ao musical. Existem, inclusive críticas bem ácidas.

A academia, no entanto, o recebeu muito bem e ele concorre com oito indicações para o Oscar. São as seguintes:
Melhor filme.
Melhor ator: Hug Jackman, como Jean Valjean.
Melhor atriz: Anne Hathaway, como Fantine.
Melhor figurino.
Melhor maquiagem.
Melhor direção de arte.
Melhor mixagem de som.
Melhor canção original.

2 comentários:

  1. Você conhece alguém que tenha essa edição (em bom estado) e queira vender? Sou louuuuuuuca por ela mas não encontro em nenhum sebo :'(
    Se puder me responder, este é meu email: anekeusebio@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Se alguém puder atender, por favor. Talvez uma pesquisa no sebo virtual.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.