terça-feira, 9 de outubro de 2012

Diários de uma Viagem - Rumo à Grécia. Loreto e Ancona.

Depois de alguns pequenos problemas na saída em Roma, teríamos pela frente 330 Km até chegarmos ao porto de Ancona e iniciar a travessia pelo Mar Adriático, o que por si só já gerava inúmeras expectativas. Como Roma fica na costa oeste (Mar Tirreno) e Ancona a leste (Mar Adriático), teríamos que atravessar a cadeia de Montanhas dos Apeninos, a chamada espinha dorsal da Itália, que perpassa toda a sua região central, desde o extremo norte até o sul. Ao norte estão os Alpes que, já separam a Itália dos outros países europeus. Assim a cadeia de montanhas italiana é a cadeia dos Apeninos.
A primeira cidade pela qual passamos foi a Áquila, capital da região dos Abruzzos, uma das regiões administrativas da Itália, da sua parte central. Não paramos. Embora a origem de Áquila seja antiga, a sua condição atual remonta ao século XIII. Ela se tornou famosa em 2009 pela tragédia que a envolveu. Um terremoto, que matou mais de cem pessoas e que desalojou cinquenta mil dos seus cerca de sessenta mil habitantes. Todo os seu centro histórico foi atingido. Para enorme azar da cidade, para além da tragédia, é que a sua reconstrução coincidiu com o período em que a Itália foi atingida pela sua atual crise econômica. Os planos de austeridade impedem a sua reconstrução.
A cidade a ser visitada neste dia foi a cidade de Loreto, importante centro turístico, do chamado turismo religioso. Lá está o santuário da "santa casa", que seria a casa onde nossa senhora, ou Maria teria morado com José e o menino Jesus, após a volta da fuga para o Egito. Ainda, a casa seria a mesma em Maria teria nascido e recebido a visita do anjo e que teria sido transportada para Loreto pelos anjos. Haja imaginação! Este fato, do transporte aéreo desta casa, fez com a igreja católica transformasse Nossa Senhora de Loreto na santa protetora e padroeira da aviação.

Monumento em homenagem a Nossa Senhora de Loreto, padroeira da aviação, junto a sua Basílica (ao fundo), na cidade de Loreto.

Esta "santa casa" é considerada como a maior relíquia da igreja católica fora dos lugares da chamada terra santa. A igreja Basílica é enorme e as suas pinturas envolvem especialmente quadros bíblicos relativos a Nossa Senhora. A "santa casa" está guardada no interior desta Basílica. Imaginem a quantidade de souvenirs religiosos nas proximidades desta igreja. É também interessante observar que a Itália não é um país laico, é um país católico, apesar de figuras como o Berlusconi. A cidade é medieval e os seus muros são muito bem conservados.

Vista da Basílica de Nossa Senhora de Loreto, na cidade do mesmo nome.

Vista da parte interior da Basílica de Nossa Senhora de Loreto, onde está guardada a "santa casa", a casa de Maria.

Após o almoço fomos até Ancona, uma cidade portuária, em que a grande atividade do seu porto é o turismo de barcos, com saídas para a Grécia e para os países do Adriático, do outro lado, onde está a Albânia e a antiga Iuguslávia, para não nominar todos os países que a formavam. O movimento é intenso. Dêem uma olhada no mapa e vejam o quanto se ganha na travessia marítima, em comparação com a travessia terrestre.
As 16:30 hs., hora italiana embarcamos num ferry, um enorme navio de cruzeiro, rumo a cidade grega de Igumenitsa. No ferry, o ambiente era efetivamente o de um cruzeiro. Suponho que havia festas de formatura e a turma entornava todas. Falaram que os estudantes eram da Eslovênia e eu sem investigar acreditei. Por que acreditei? Eu já tinha ouvido falar em "sereias eslavas" e como agora eu vi "sereias eslavas", acreditei que elas realmente existem. Eta imaginação! Acima falei de hora italiana, isto é em função do fuso horário. Para a Grécia se adianta o relógio em mais uma hora. Fomos instalados em confortáveis cabinas, mas nem todos se instalam nelas. É uma questão de preço. Falarei mais disso, quando estivermos voltando da Grécia. O percurso durou quinze horas.
Amanhã relatarei sobre as experiências, já estando em solo grego. Da minha parte ao menos, o interesse desta  viagem se concentrava mais na Grécia.