quinta-feira, 25 de abril de 2013

Bom Dia! Bom Dia. Em torno do seu significado.

Uma das piores coisas que pode acontecer na vida de uma pessoa é permitir que a rotina tome conta, que os atos do cotidiano se normalizem e passem a ser puramente mecânicos e repetitivos. Quanto mais revestidos de significado forem esses atos, pior será o seu impacto, quando eles se transformarem em atos meramente mecânicos e repetitivos. Algo meio instintivo, próprio da esfera dos animais. Uma das piores coisas que eu ouvi na minha vida foi ouvir de um professor, que ele dava aulas, esperando o mês passar para receber o seu salário. Dos atos repetitivos e mecânicos está ausente o sentido, o significado e a paixão.  Isso retira da vida os seus temperos.

Um dos atos mais rotineiros em nossas vidas é cumprimentar as pessoas, dando-lhes um bom dia. Dizem até que em Curitiba este hábito não é tão generalizado. Já percebi isto fazendo caminhadas em Guaratuba, ao longo da qual você recebe muitos bons dias. Também tive um colega de trabalho, na Universidade Positivo, que sempre dava o bom dia acrescido de um muito. O seu cumprimento sempre era - muito bom dia. Que bom!. Mas como damos e como recebemos  o simples ato de dar ou de receber um bom dia?

Um dos livros que eu tenho e que eu trato com muito cuidado, cuidado uma das palavras mais maravilhosas que temos, é o livro de Leonardo Boff, Saber cuidar - Ética do Humano - Compaixão pela terra. Na capa, duas mãos sustentam o globo terrestre. Muitas vezes, em sala de aula, solicitei que os alunos criassem outras imagens para a palavra cuidado. Geralmente a imagem preferida era a de uma mãe com uma criança no colo. Como a vida seria mais significativa se levássemos em maior consideração esta simples palavra chamada cuidado.
O maravilhoso livro de Leonardo Boff. Saber cuidar - Ética do Humano - Compaixão pela terra, da Vozes.

Com base neste livro farei dois posts, procurando ter muito cuidado ao fazê-los. Neles colocarei muito empenho, não os procurarei fazer de qualquer jeito, apenas para constar. Um, o de hoje, será sobre o significado de um simples bom dia. Qual é a mensagem que transmitimos à outra pessoa quando lhe damos este cumprimento. Um próximo post será sobre a própria palavra cuidado, ou sobre a fábula mito do cuidado.
Quanta luz há no caminho deste fabuloso homem, a quem foi imposto um silêncio obsequioso, para que não falasse da luz que emana de Zeus e de Júpiter.

Para manter a originalidade e a beleza do texto, o deixarei na íntegra. Vejamos então o significado de que se reveste o ato de desejar a alguém um bom dia:

"Júpiter é a divindade central da religião romana. É o deus criador do céu e da terra,dos deuses e dos seres humanos. Talvez a filologia da palavra Júpiter nos desvende a experiência que seu nome oculta. Por detrás da palavra Júpiter se esconde a partícula jou provinda do sânscrito dew que significa luz, brilho e claridade. Piter, presente em Júpiter é a fórmula antiga de pater, pai. Júpiter significa então o pai e o senhor da luz. Da raiz sânscrita dyew subjacente à língua grega, latina, germânica, céltica e lituana, proveio Deus e dia. Deus neste contexto remete a uma experiência de luz. A luz com seu brilho e calor constitui uma das experiências frontais da psique. Ela corporifica o sentido e a alegria de viver, de discernir na multidão o rosto da pessoa amada, de ver o esplendor da natureza e das estrelas, de identificar um caminho e de livrar-se da angústia da escuridão e da errância. Desejar um "bom-dia" a alguém significa, originariamente, desejar-lhe um bom deus e muita luz em seu caminho. Quem guarda hoje em dia ainda essa memória sagrada, presente numa expressão tão corriqueira como "bom-dia"?

E Leonardo continua falando sobre Júpiter: "Júpiter se manifestava na vivência religiosa dos romanos pelo resplendor do dia e também pelos raios, relâmpagos e trovões nas tempestades (Júpiter tonante). Foi neste contexto que Júpiter se sincretizou com Zeus, o deus maior do panteão grego, pois possuía a mesma significação. O nome Zeus deriva também do sânscrito dyew pitar ou também dyaus pitar significando o pai do céu luminoso e do dia ensolarado".
Apenas um reflexo da luz.

Bem, depois disso, o que nos resta a fazer? Desejar a todas e a todos "um bom deus e muita luz em seu caminho", ou simplesmente, um bom dia ou um muito bom dia!

8 comentários:

  1. Quem sabe seja por isso que os espanhóis se desejam Buenos días, no plural. Para ressaltar a força de Júpiter e iluminar em dobro o dia. Seria esse um dos motivos para a alegria desmedida e o ritmo "caliente" que vem dos hermanos? Rsss. Brincadeiras à parte, é muito interessante debruçarmo-nos na etmologia das palavras, buscarmos suas origens para melhor entendermos nosso presente. Obrigada pela aula, professor.

    ResponderExcluir
  2. O que é isso, Cláudia. Quem sou eu para dar lições. Em julho pretendo dar muitos buenos días, pela Espanha inteira. Meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Excelente! Sábias palavras, agora não vou dizer Bom Dia da boca pra fora.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo seu generoso comentário. E um sempre muito bom dia.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Amei, o blog possui vasto conhecimento. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, Mônica por seu comentário elogioso. E... um muito bom dia,

    ResponderExcluir
  7. As vezes falamos algo mecanicamente sem saber o teor das palavras. Belo texto e de uma profundidade enorme.

    ResponderExcluir
  8. Marco Saraceni, agradeço o seu generoso comentário. O mecânico é meio instintivo, enquanto que o refletir é essencialmente humano.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.