segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Diário de uma Viagem. Lugo, Cebreiro, León e Oviedo.

Hoje é o primeiro dia que passaremos todo ele na Espanha. Desde a saída de Santiago, o que mais se vê, em tudo que é lugar, são peregrinos. Cruzamos com eles a toda hora. Estamos percorrendo o mais antigo e tradicional dos caminhos de Santiago de Compostela. A primeira parada foi em Lugo, na Galícia, uma cidade em torno de 100.000 habitantes. A cidade tem origem num acampamento militar romano e as suas muralhas, que datam deste tempo, estão praticamente intactas e integram o Patrimônio Cultural da Humanidade. Ele tem mais de dois quilômetros de extensão e dez de altura. Outra característica importante foi a colonização celta, sendo fácil encontrar casas típicas na cidade e, mais ainda na região.
Vista da muralha romana, das mais bem conservadas, na cidade de Lugo.

Além da muralha, a sua catedral também chama a atenção. Ela se compõe de uma nave central e inúmeras capelas ao seu redor, o que é comum a todas as grandes igrejas da península. Ao longo do tempo ela foi ganhando a sua configuração românica e barroca. A sua universidade, de bom conceito, é especialmente ligada às ciências agrárias. É região de criação de gado e de cavalos. A paisagem é muito bonita, situada às margens do rio Minho. Muitas de suas terras são declaradas como reservas da biosfera.
A catedral da cidade de Lugo.

Um fenômeno interessante é a neblina que cobre a região. O sol tem um permanente aspecto de lua. Isto envolve o lugar em muitos mistérios. São famosas as mulheres de Lugo e de toda a Galícia. Historicamente se destacaram pelo conhecimento e domínio das ervas medicinais, sendo, em função disso, muito solicitadas para curas. Isso não passou despercebido pela inquisição e muitas delas morreram queimadas. Isso historicamente vincula a cidade aos movimentos feministas. Cheguei a ver literatura a respeito. Vou fazer mais buscas e pesquisas a respeito. É evidente que a linda paisagem com a sua neblina dá à cidade toda a condição de uma cidade mágica. As bruxas, em espanhol são chamadas de meigas ou magas, palavra derivada do latim, magicus. Os estudos feministas são muito estudados em toda a Galícia.

A famosa frase Yo no creo en meigas - habelas hay, ou eu não creio em bruxas - mas elas existem tem a sua origem na Galícia. Pondo a palavra meigas, no google e acrescentando Galícia, você já tem possibilidades de satisfazer a tua curiosidade. A partir da cidade do Porto trocamos de guia, que passou a ser a Montserrat, ou simplesmente Montse, que nos acompanhou por quase toda a Espanha. Foi ela que nos falou das meigas e também da condição da mulher na Espanha de hoje, destacando que no trabalho, elas ganham em torno de 30% a menos que os homens, para o exercício das mesmas funções.
Típicas casas celtas, em O Cebreiro.

A próxima parada foi num belo povoado a 1.300 metros de altitude, um povoado de origem celta. O Cebreiro. Lá se conservam belas casas celtas originais. A sua história está vinculada ao Caminho de Santiago, sendo uma de suas paradas de assistência aos peregrinos. O que lhe deu fama foi um milagre ali ocorrido. Como no inverno o caminho fica impraticável, em função da neve, num dia de temporal, um padre ia rezando a missa, quando de repente aparece um menino, morador de um povoado próximo, que enfrentara todos os perigos do temporal e da neve para assistir a esta missa, que o padre rezava com muita displicência. Conta que bem na hora da consagração resmungava: A que vendrá éste con semejante tempestad se solo se trata de ver un pedazo de pan y un poco de vino. No mesmo instante houve a transformação real. O milagre foi divulgado por toda a Europa pela multidão de peregrinos.
 
O padre meio incrédulo e o menino devoto do milagre de O Cebreiro, na Capela de Santa Maria - a Real.

Tanto o padre, como o menino estão enterrados na capela ali existente. Até os reis católicos estiveram no local, em 1486. Consta ainda uma lenda, que o local também abriga o Santo Graal, o cálice da Santa Ceia, no qual Simão Cirineu tinha recolhido as últimas gotas do sangue de Cristo. A capela tem o nome de templo de Santa Maria - a Real.

A guia ficou visivelmente emocionada quando chegamos a León, a sua cidade natal. Ela, e a maioria da população de sua idade, emigraram para Madrid e outros centros industriais maiores, em busca de oportunidades de trabalho e de vida. León tem origem romana e também faz parte dos Caminhos de Santiago. Sua população se situa em torno dos 140.000 habitantes. A cidade abriga uma das mais importantes catedrais góticas de toda a Europa, a catedral de Santa Maria de León. Também abriga a casa Botines, um dos primeiros trabalhos de Gaudí e, hoje sede de um banco.
Eis a magnífica catedral da cidade de León.

Ali almoçamos. Algo típico: grão de bico, batata, repolho e carne, num maravilhoso cozido, acompanhado de vinho da região.A guia fez interessantes observações sobre a agricultura da região, da Espanha e de toda a Europa. As dificuldades burocráticas são enormes. Como a Europa atua em comum, a agricultura é totalmente planificada e só se conseguem cultivos mediante licenças, que são muito difíceis de se obter. Acho que a culpa toda é do Marx, ao qualificar o capitalismo como um sistema anárquico de produção.
A magnífica catedral da cidade de Oviedo.

O dia só terminaria com a chegada a Oviedo, cidade com mais de duzentos mil habitantes e capital do principado de Astúrias. É a única região da Espanha que não foi dominada pelos árabes e por isso mesmo, foi aí que começou a reconquista. A cidade é sede da fundação Príncipe de Astúrias, que distribui prêmios de mérito, superados apenas pelos Nobel. O atual rei, Juan de Bourbon é do principado. Também se situa nos Caminhos de Santiago. É cidade de forte caráter universitário e de marcante presença cultural. É famosa a sua catedral gótica, do século XIV. A cidade é também muito aprazível e ostenta o título de cidade campeã da limpeza, entre as cidades espanholas.







2 comentários:

  1. Pedro Eloi, Demais sua crônica de viagem! Chamei de diário, mas os relatos são belas crônicas, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Ileizi, pelo seu comentário elogioso. Assim dá vontade de continuar e fazer melhor.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Depois de moderado ele será liberado.